Cerimônia marca lançamento do Centro João Paulo II de Estudos da Cultura Polonesa
A ação é uma parceria da PUCRS com a Universidade Católica de Lublin
O Centro foi inaugurado na última sexta-feira, dia 15 de março. / Foto: Giordano Toldo
Na última sexta-feira (15) a PUCRS inaugurou o Centro João Paulo II de Estudos da Cultura Polonesa, uma iniciativa em parceria com a Universidade Católica João Paulo II de Lublin (KUL), da Polônia. O novo Centro tem por objetivo promover a cultura e a história da Polônia, preservar a herança cultural polonesa presente no Brasil e fornecer apoio cultural, pedagógico e científico à população polonesa do Brasil.
A cerimônia, que iniciou no auditório da Escola de Humanidades, contou com a presença do reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, da Embaixadora da República da Polônia no Brasil Bogna Janke, da cônsul-geral da República da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska, do reitor da KUL Reverendo Miroslaw Kalinowski, do reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, Pe. Zdzislaw Malczewski, do diretor do Centro Polônia Janusz Bien e do decano da Escola de Humanidades, professor Draiton Gonzaga de Souza. O Centro é coordenado pela professora e pesquisadora da Escola de Humanidades Cláudia Brescancini.
Aproximação entre Brasil e Polônia
O reitor da KUL, Reverendo Miroslaw Kalinowski, esteve na PUCRS pela primeira vez e destacou a importância da nova parceria entre instituições. Para ele, o Centro será uma oportunidade para transmitir o que é mais precioso da cultura polonesa, como a língua e pesquisas importantes que estão disponíveis em nossos arquivos.
“Queremos informar o mundo sobre essas riquezas e que mais pessoas possam ter acesso. João Paulo II era professor na KUL e costumava dizer que a cultura e a espiritualidade unem as pessoas. Acrescentaria, ainda, a ciência, aproveitando todo o potencial das universidades unidas nesta importante parceria”, destacou.
Bogna Janke, embaixadora da Polônia no Brasil, também celebrou a parceria entre KUL e PUCRS. A diplomata citou a vinda de João Paulo II – que foi aluno e professor da KUL – à Porto Alegre e como ele foi figura fundamental para que muitos brasileiros se interessassem pela cultura polonesa. “Estou muito feliz que hoje estamos continuidade a esse legado do Santo Padre”, adicionou.
Para o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, o Centro poderá aproximar pesquisadores e educadores brasileiros e poloneses, bem como outros agentes de fomento.
“A criação do Centro concretiza mais um passo importante na busca pela elevação da qualidade educacional não apenas ao interno da nossa Universidade, mas como possibilidade de sermos um vetor para o desenvolvimento cultural e científico para a sociedade como um todo, convergindo esforços no fortalecimento da educação internacional mundial”, comenta.
Idioma e cultura polonesa em foco
Além da parceria entre as universidades, o Centro tem como objetivo preservar a cultura polonesa. / Foto: Giordano Toldo
Para o professor Arkadiusz Staziak, membro do Conselho de Administração do Centro, o lançamento da iniciativa é um passo importante na promoção da cultura polonesa. As atividades do novo Centro envolverão cursos de idiomas, workshops e outras atividades educacionais que popularizam o acesso ao idioma e à cultura polonesa, além de planos futuros para estímulo de intercâmbio acadêmico entre PUCRS e KUL.
Para o professor e pesquisador Draiton Gonzaga, o Centro contribuirá para a aproximação do Brasil e da Polônia e das culturas dos dois países. “O nome do Centro, por si só, homenageia uma das personalidades mais importantes da história recente da Igreja Católica. Já o encontro com outras culturas e outros pontos de vista levam a ampliação dos horizontes”, comenta.
O diretor do Centro Polônia da KUL Janusz Bien também participou da cerimônia de lançamento e celebrou a nova parceria. Janusz comemora a abertura do Centro em uma cidade que João Paulo II já esteve.
“Essa celebração inaugura as atividades da KUL no Brasil e na América Latina”, afirmou. Mais de 1.500 pessoas já participaram de atividades do centro da instituição polonesa, com cursos em diversas áreas do conhecimento”.
Missa e concerto na Igreja Cristo Mestre
A cerimônia de inauguração foi seguida por uma missa na Igreja Universitária Cristo Mestre. Em seguida, o concerto A Música da Juventude de Karol Wojtyla, foi apresentado pela pianista Agnieszka Schulz e o barítono Andrzej Gladysz, com a apresentação de peças para piano e canções dos mais celebrados compositores poloneses do século XIX e do início do século XX, como Moniuszko, Szymanowski, Paderewski, incluindo Chopin.
Leia também: Artigo reúne 173 cientistas e alerta sobre a importância da conservação de estações de pesquisa de campo