Blockchains e IoT em foco durante doutorado sanduíche na Newcastle University
Roben Castagna Lunardi permanece até março de 2020 no Reino Unido pelo PrInt
Foto: Arquivo pessoal
O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Roben Castagna Lunardi está em período sanduíche na Newcastle University, no Reino Unido, pelo Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt). O estudante conduz pesquisa na área da segurança de sistemas, com utilização de blockchains em Internet das Coisas (IoT), vinculado o projeto de cooperação Tecnologia e Sociedade num mundo globalizado e em crise, coordenado pelo professor Ingo Wolfgang Sarlet.
Membro do grupo Confiabilidade e Segurança (CONSEG) na PUCRS, Lunardi agora integra o grupo de pesquisa Secure and Resilient Systems da Newcastle University, aproximando-se de pesquisas complementares à sua. Durante o período na universidade britânica, Lunardi quer propor um mecanismo de consenso com maior desempenho e menor latência para blockchains no contexto de IoT. “Além disso, pretendemos avaliar a nossa proposta usando o simulador de blockchains desenvolvido aqui na Newcastle University”, complementa.
Para o doutorando, os ganhos com a participação em um grupo de excelência são imensuráveis. “Desde a forma diferente como a pesquisa é realizada, passando pelas reuniões com participação de pesquisadores e estudantes de diferentes culturas e nacionalidades, até como se organiza a estrutura, financiamento e funcionamento de ensino e pesquisa em um país referência em educação, ciência e tecnologia”, completa.