Alumni da Escola Politécnica integra equipe destaque em evento internacional
Equipe da Apple Developer Academy, sediada no Tecnopuc, foi a primeira brasileira na história a chegar na final do Reply Creative Challenge
Equipe da Apple Developer Academy na apresentação final do Reply Creative Challenge / Foto: Arquivo pessoal
Integrantes da Apple Developer Academy, localizada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), se tornaram a primeira equipe brasileira a chegar à final do Reply Creative Challenge. A maratona de criatividade reuniu 70 países e mais de mil equipes que propuseram soluções em cinco categorias. “Ficamos em primeiro lugar na categoria Service Design, em que foram apresentados 89 projetos, e avançamos para a etapa final do evento com as equipes vencedoras das outras quatro categorias. Fomos o primeiro grupo brasileiro a estar na etapa final desse evento. No total, 1093 times participaram da maratona, com a submissão de 522 projetos”, explica Rovane Moura, alumni do curso de Ciência da Computação da Escola Politécnica e integrante do Apple Developer Academy.
Rovane conta que o objetivo da equipe era propor uma solução que auxiliasse os clientes de uma empresa alemã de varejo de itens domésticos e de construção. “O desafio era promover uma mudança de mindset sobre a dificuldade de projetos do-it-yourself (faça você mesmo), assim como possibilitar monetização de alguma forma”, comenta.
A solução desenvolvida pela equipe sediada no Tecnopuc, chamada Metiisto (artesão em Esperanto), foi uma plataforma/rede social/app onde os usuários poderiam explorar e descobrir diferentes projetos, comprar materiais e equipamentos organizados por projeto, obter suporte profissional e da comunidade, e compartilhar experiências/ imagens/comentários com outros usuários.
Além de Rovane, fazem parte da equipe da Apple Developer Academy Milena Pauli, Laura Pilz e Giovanna Tonello. Na etapa final, o grupo apresentou um pitch ao vivo, encerrando a participação no Reply Creative Challenge em terceiro lugar geral.
Aprendizado e experimentação
O alumni da Escola Politécnica destaca que a integração entre a Universidade, o Tecnopuc e a Apple Developer Academy forma um ambiente de aprendizado e crescimento. “Temos imenso apoio para desenvolver projetos e explorar diferentes possibilidades de carreira. É uma grande experiência de aprendizado mútuo, pela troca de conhecimento e pela experimentação”, aponta Rovane.
Sobre a Apple Developer Academy
A Apple Developer Academy oferece capacitação para o desenvolvimento de aplicativos para os dispositivos da Apple. O programa é gratuito e aberto para acadêmicos de qualquer curso.
A iniciativa propõe uma série de desafios aplicados a questões do mundo real, de modo a estimular a capacidade criativa, conhecimento técnico e habilidades específicas na solução de problemas. O currículo engloba disciplinas de desenvolvimento de software, design, experiência do usuário e empreendedorismo. Todo esse conteúdo é preparado por profissionais altamente qualificados, sintonizados nas mais recentes novidades do crescente mercado de aplicativos.
Para acompanhar notícias sobre a ação e projetos similares, basta acessar a página no Facebook.
Leia também: Estudantes da Universidade participam de conferência mundial da Apple