17/05/2021 - 16h47

Pesquisadores da PUCRS conquistam financiamentos da ITI Foundation, da Suíça

Organização é considerada uma das principais fundações de apoio à pesquisa odontológica no mundo

Foto: Unsplash

Os professores da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Eduardo Rolim Teixeira e Rosemary Shinkai foram contemplados com dois financiamentos internacionais pela International Team for Implantology Foundation (ITI Foundation), com sede em Basel, Suíça, na área de implantologia. A dupla conquista é o reconhecimento internacional do trabalho conjunto dos grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Odontologia e reforça a excelência dos projetos conduzidos na Universidade. 

Conheça os projetos contemplados

Projeto: “Autogenous mesenchymal stem cell culture-derived signalling molecules as enhancers of bone formation in bone grafting” 

A pesquisa visa estender a investigação de estudos in vitro iniciados em 2016 nos laboratórios da PUCRS que objetiva avaliar os possíveis benefícios da utilização de um composto acelular resultante da cultura de células-tronco estromais provenientes da gordura (células adiposas) de pacientes em procedimentos de enxertos ósseos aplicados em Ortopedia e Odontologia, que podem ter sua resposta biológica melhorada quando associados à este composto acelular autógeno (vindo do próprio paciente). 

“Em cirurgias ósseas reparadoras e/ou reconstrutivas pós-traumas ou ressecções por tumores, este auxílio ou potencialização pode trazer benefícios que resultem em melhoria nas respostas cirúrgicas reparadoras em termos de qualidade e quantidade de tecido ósseo neoformado, e por consequência melhor qualidade de vida aos pacientes”, comenta o pesquisador responsável Eduardo Rolim. 

Projeto: “Clinical performance of 6-mm short implants supporting single crowns in the posterior region: A 10-year prospective study” 

Esta proposta se refere a um projeto de pesquisa clínica com acompanhamento de 10 anos de próteses unitárias sobre implantes curtos (6 mm) em região posterior de maxila e mandíbula. A corte foi iniciada em 2010 através de projeto de pesquisa financiado por CAPES, CNPq e ITI Foundation. Os resultados clínicos com 4 anos de acompanhamento mostraram a influência de fatores biomecânicos no sucesso do tratamento em curto prazo e risco aumentado com o tempo. 

Agora haverá continuidade do projeto original para avaliação clínica prospectiva de 10 anos de acompanhamento. O objetivo geral é avaliar variáveis funcionais, biológicas e técnicas, e de qualidade de vida e satisfação como indicadores de desempenho clínico a longo prazo de próteses unitárias sobre implantes curtos em região posterior. 

“Será importante para estabelecer um protocolo baseado em evidências para avaliação de riscos, planejamento e manutenção de tratamento a longo prazo, em pacientes adultos e idosos. Outro objetivo é consolidar a rede de pesquisa e estabelecer um projeto clínico multicêntrico com os parceiros atuais e futuros, no Brasil e no exterior”, comenta a pesquisadora Rosemary, responsável pelo estudo.

Ambos os projetos têm parceria com a UFRGS e estão relacionados ao Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt), com colaboração estabelecida com a Universidade Católica Portuguesa (Portugal) e a Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica). As pesquisas fazem parte do projeto de cooperação Aspectos biopsicossociais associados à saúde do indivíduo na vida adulta, vinculado ao tema prioritário Saúde no Desenvolvimento Humano.

Sobre a ITI Foundation

A ITI Foundation é uma das principais fundações de apoio à pesquisa odontológica no mundo e tem um programa regular de financiamento de projetos na área de Implantologia. A conquista da PUCRS em 2021 ratifica a competitividade e credibilidade internacional de seus pesquisadores e grupos de pesquisa. Anteriormente, os dois pesquisadores já haviam captado outros dois financiamentos da fundação.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias