Mobilidade acadêmica lança novos editais para estudos no exterior em 2021
Novos editais oferecem mais de 200 vagas em 57 universidades de 14 países
Na expectativa de que em 2021 a situação da pandemia mundial estará controlada, o Escritório de Cooperação Internacional lança, a partir desta segunda-feira, os novos editais de mobilidade acadêmica presencial para início dos estudos em 2021/1. São mais de 200 vagas para 14 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Estados Unidos, Espanha, França, México, Portugal, Suécia e Uruguai.
O Edital 1 recebe inscrições até o dia 21 de agosto de 2020 e o Edital 2 segue até o dia 19 de setembro de 2020. Os dois editais contemplam vagas de graduação para o Programa de Acordos Bilaterais, que isenta o estudante PUCRS de taxas acadêmicas na universidade de destino. O aluno poderá consultar a relação de vagas de cada edital para conhecer as universidades contempladas em cada um.
Como participar no processo seletivo
Para se inscrever, o candidato deverá encaminhar para o e-mail [email protected]: formulário de inscrição, plano de estudos, termo de ciência e responsabilidade, atestado de disciplinas cursadas, histórico escolar, cópia do passaporte e comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Os candidatos também deverão apresentar comprovante de proficiência em língua estrangeira e aqueles que não possuírem, poderão candidatar-se a instituições de destino que aceitem a prova da PUCRS, que será realizada após o período de inscrições.
Conheça os requisitos para participar
- Estar matriculado em curso de graduação da PUCRS e permanecer matriculado no mínimo em 12 créditos, no mesmo curso na PUCRS, durante todo o período de mobilidade.
- Ter cursado, no mínimo, 15% e, no máximo, 80% de seu curso no momento da inscrição;
- Não ter previsão de formatura para o semestre da mobilidade (2021/1);
- Ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 e no máximo até três reprovações no curso atual;
- Ter idade mínima de 18 anos completos até o último dia de inscrições previsto no cronograma do edital;
- Ser brasileiro(a) ou ter nacionalidade brasileira;
- Ter suficiência/proficiência linguística no idioma do país de destino, conforme exigido pela instituição de destino (verificar na lista de vagas).
Diante das incertezas e circunstâncias geradas pela pandemia quanto às atividades e calendários acadêmicos das universidades parceiras no exterior, os editais poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Para mais informações sobre o processo seletivo ou sobre o Programa de Mobilidade Acadêmica, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3320-3660.