- Alunos (49)
- Professores (5)
Finalmente eu me encontro em um lugar que eu considero a minha segunda casa. Quem me conhece sabe o amor que eu tenho pelo Chile e a importância dele pra minha vida! Essa experiência esta sendo totalmente diferente das outras que eu tive oportunidade de vivenciar aqui, me sinto mais independente e mais responsável.
Apesar de estar em quarentena total há quase 2 meses seguidos, a pandemia não conseguiu me abalar, e eu consigo ter as minhas aulas e me comunicar com colegas e professores das diferentes formas. Além disso, estou participando das atividades escoteiras de um grupo de Santiago e entrei num projeto de fazer máscaras para doar às pessoas necessitadas e centros de saúde.
Acredito que uma experiência como essa não se é vivida sempre, e tão pouco por qualquer pessoa. Sinto que por mais que tenha dificuldades com todo esse processo, com incerteza de “até quando isso vai durar?”, eu vou ter muitas histórias para trazer ao Brasil e muitas coisas para agregar à PUCRS. A Universidad Mayor está sendo totalmente compreensiva com todos os estudantes e professores, e estão se dedicando ao máximo para que os alunos não percam suas atividades!
Nossos horários são flexíveis, as avaliações são conversadas entre professores e centro de alunos para ver como fica melhor para que nós possamos de fato aprender o conteúdo, e não só pensar em qual nota vamos tirar na prova. Muitos trabalhos são realizados em grupos para que possamos desenvolver melhor o trabalho em equipe, e para que não fique tão sobrecarregado os horários de cada estudante (e professores), tendo em vista que alguns trabalham em hospitais e estão na linha de frente na luta contra o coronavírus.
Espero que futuramente vocês tenham a oportunidade de estudar nessa universidade maravilhosa em Santiago do Chile, mas se Deus quiser não com uma pandemia global!
Brenda Goecke Silveira Fraga é estudante de Biomedicina da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e está em mobilidade acadêmica na Universidad Mayor, no Chile, pelo Programa Santander Ibero-Americanas.