Professor da Universidade de Bonn colabora com projeto sobre migrações
Christian Rode esteve na PUCRS no mês de outubro pelo PUCRS-PrInt
Foto: Mariana Haupenthal
O professor da Universidade de Bonn, na Alemanha, Christian Rode veio à PUCRS no âmbito do Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt) no mês de outubro. O pesquisador, especializado em história da filosofia, filosofia na Idade Média e filosofia moderna, integrou diversas atividades durante seu período na Universidade, ministrando aulas e participando de reuniões com alunos e professores.
Christian Rode desenvolve pesquisas sobre “ontologia social” na filosofia medieval, que diz respeito a uma análise metafísica e linguística de entidades não individuais e de categorias relacionais e coletivas. A partir disso, foi convidado pelo professor da Escola de Humanidades Roberto Pich para integrar o projeto de cooperação Migrações: Perspectivas Histórico-conceituais e Análise de Fenômenos Contemporâneos, coordenado pelo professor Antonio De Ruggiero e vinculado ao tema prioritário Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade.
Participação em eventos
Durante a passagem pela PUCRS, Rode participou do III Colóquio de Filosofia da Religião PUCRS e Universidade de Bonn, realizado no dia 16 de outubro, abordando a atitude em relação ao outro na teologia e na filosofia medieval. Além disso, integrou a 1ª Jornada de Pesquisa Migrações: Perspectivas Histórico-Conceituais e Análise de Fenômenos Contemporâneos, realizada em 17 de outubro, onde apresentou as migrações no contexto alemão. No dia 23 de outubro, o professor ministrou as palestras Time, Modality and Anselm’s Argument e Self-Consciousness and Self-Cognition in Olivi.
PUCRS e Universidade de Bonn
O pesquisador foi recepcionado no Escritório de Cooperação Internacional / Foto: Mariana Haupenthal
A visita do professor Christian Rode reforça ainda mais os vínculos da PUCRS com a Universidade de Bonn, na forma de cooperação acadêmica em projetos específicos, muitos deles vinculados ao PUCRS-PrInt. Atualmente, dois doutorandos da PUCRS estão em estágio sanduíche e capacitação no exterior na instituição. Para 2020, novos encontros estão sendo programados, em especial aqueles voltados a filosofia da religião e alteridade e pesquisa sobre os problemas jurídicos e normativos em torno dos fatos da imigração, na história e na contemporaneidade. Além disso, uma aproximação com o Bonn Center for Dependency and Slavery Studies (BCDSS) deverá fomentar estudos específicos sobre a migração forçada de negros africanos e indígenas no Brasil.