Mudanças climáticas e agronegócio em foco durante período sabático nos EUA
Professor Augusto Musso Alvim fica até fevereiro de 2020 na University of Illinois at Urbana-Champaign
Foto: Arquivo pessoal
O professor da Escola de Negócios Augusto Mussi Alvim está atuando como professor visitante na University of Illinois at Urbana-Champaign, nos Estados Unidos, até fevereiro de 2020 pelo PUCRS-PrInt. O professor integra o projeto de cooperação Aspectos macro e microeconômicos associados ao desenvolvimento econômico, social, humano e ambiental, coordenado pela professora Edimara Luciano e vinculado ao tema prioritário Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade.
Entre os principais objetivos do período no exterior está a consolidação da parceria já existente com a instituição estadunidense. “Esperamos ampliar a mobilidade de alunos e professores, a submissão de projetos conjuntos e a captação de mais recursos para realização de projetos entre o Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) e Regional Economics Applications Laboratory (REAL)”, comenta Alvin.
A parceria entre as duas instituições iniciou com o professor Carlos Eduardo Lobo e Silva, que realizou o doutorado na Universidade de Illinois, e tem oportunizado que estudantes do PPGE tenham experiências internacionais no centro REAL, nos Estados Unidos. Além disso, professores da PUCRS integram o projeto Accelerating Research through International Network-to-Network Collaborations (AccelNet), liderado pelo professor Sandy Dall’erba, da University of Illinois. O AcceNet compõe uma rede multidisciplinar de pesquisadores que busca promover a pesquisa e a mobilidade de alunos de pós-graduação e de pós-doutorado sobre o tema de Impactos Econômicos da Mudança Climática.
Durante o período no exterior, Alvin desenvolverá pesquisa que trata sobre o acordo de Paris, mudanças climáticas e os efeitos sobre o agronegócio brasileiro, especificamente sobre o setor de carnes. Também estão previstas as participações em seminários e apresentação dos resultados para o grupo de professores e alunos do Departament of Agricultural and Consumer Economics.