Para o semestre que inicia em março, as candidaturas deverão ser submetidas até 15 de outubro. Para o semestre que inicia em agosto, as candidaturas deverão ser submetidas até 15 de abril.
Os estudantes de intercâmbio não necessitam apresentar comprovante de domínio da língua portuguesa. No entanto, é aconselhável que o estudante tenha alguns conhecimentos da língua, sobretudo caso inscreva-se para as disciplinas ministradas em português. É altamente recomendável que todos os estudantes frequentem o curso de português durante o semestre. Antes de inscreverem-se nesta disciplina, os estudantes passarão por uma prova de nivelamento.
Sim. A PUCRS disponibiliza disciplinas ministradas em inglês de diversas áreas de estudo. Para se inscrever nestas disciplinas o estudante não necessita apresentar qualquer certificado de proficiência em inglês. Confira nossa oferta de Disciplinas em Inglês com a equipe, através do e-mail [email protected]
A PUCRS não tem alojamento para estudantes no campus nem fora do campus, dessas forma cada estudante é responsável por arranjar alojamento para si. Recomendamos o uso da plataforma online Housing Anywhere para encontrar opções viáveis e interessantes de acomodação em Porto Alegre. Se o aluno encontrar dificuldades para definir sua moradia, pode entrar em contato com a Equipe de Mobilidade Acadêmica através do e-mail [email protected].
Sim. Todos os estudantes internacionais estão convidados a realizar estágios acadêmicos/atividades de pesquisa nos laboratórios da PUCRS ou no Parque Tecnológico TECNOPUC, de acordo com as vagas disponíveis.
Para registrarem-se na PUCRS, todos os estudantes de Mobilidade precisarão de obter um visto de estudante, de acordo com a lei brasileira. Para poderem requerer o visto, todos os estudantes receberão uma Carta de Aceite, tanto por e-mail como por correio. O visto será concedido pelo Consulado do Brasil no país de origem do estudante.
No Rio Grande do Sul, o 1º Semestre inicia em março e o 2º Semestre em agosto.
A nota final em cada disciplina é expressa em graus numéricos de zero a dez, calculados até a primeira casa decimal. O estudante que obtiver nota mínima 7,0 estará dispensado da prova G2. Para ser aprovado o estudante deverá obter nota final igual ou superior a 5,0 (cinco) e, pelo menos, 75% de presença nas aulas.
O crédito é a unidade básica para a avaliação da intensidade e duração do curso, correspondendo a 15 horas-aula ou trabalho escolar equivalente, por período letivo. Por trabalho escolar equivalente à hora-aula se entende atividade de laboratório, exercícios de aula, seminários, estágios supervisionados e outros, aprovados pelos Colegiados das Faculdades.