Especialista em neurofarmacologia ministra palestras para a pós-graduação
Pesquisador Patrizio Blandina está na Universidade como professor visitante do PUCRS-PrInt
Foto: Camila Cunha
O professor da Università degli Studi di Firenze Patrizio Blandina está na PUCRS como professor visitante no âmbito do Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt). O pesquisador é o diretor do Departamento de Neurociências, Psicologia, Drogas e Saúde Infantil (NEUROFARBA) da instituição italiana e é reconhecido internacionalmente na área de neurofarmacologia.
Blandina vem à PUCRS por intermédio do projeto de cooperação Aspectos biopsicossociais associados à saúde do indivíduo na vida adulta, coordenado pela professora Tatiana Quarti Irigaray e vinculado ao tema prioritário Saúde no Desenvolvimento Humano.
O papel da histamina no cérebro
Durante a passagem pela Universidade, Blandina proferiu a conferência Role of Histamine in the Brain, apresentando diversos estudos sobre o papel da histamina no cérebro, um dos principais campos de pesquisa do professor visitante. No encontro, que ocorreu no Living 360º, novo espaço interativo na PUCRS, o visitante abriu a conferência fazendo uma referência ao Prof. Ivan Izquierdo e ao trabalho desenvolvido por pesquisadores do Centro de Memória e do Instituto do Cérebro do RS e a universidade italiana.
Foto: Camila Cunha
Em sua apresentação, Blandina falou sobre a histamina – uma amina endógena presente em vários tecidos, com ampla variedade de atividades biológicas –, focando especialmente no seu papel no cérebro. De acordo com os estudos apresentados pelo visitante, a histamina não só promove a vigília e orquestra comportamentos, como também pode estar envolvida na modulação da memória e no perigo existencial potencial, ou seja, em situações estressantes que podem causar ansiedade e uma resposta de inibição comportamental.
Neurobiologia e farmacoterapia
Na PUCRS, Blandina também ministra a disciplina Pharmacotherapy of Neurological and Psychiatric Disorders, para estudantes da pós-graduação, professores e pesquisadores. Dentre os temas abordados estão a neurobiologia e a farmacoterapia de importantes condições clínicas, tais como esquizofrenia, depressão, Alzheimer, Parkinson, transtornos psicóticos e narcolepsia.
Foto: Camila Cunha
Além da disciplina, o professor participará de reuniões para o alinhamento de futuras pesquisas em colaboração cujo o foco é a investigação do papel das enzimas anidrases carbônicas cerebrais no processamento da memória.
Os primeiros resultados dessa frutífera colaboração, fizeram parte da tese de doutorado da ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde, Scheila Schmidt, a qual esteve na instituição italiana recentemente, e serão publicados na forma de artigo científico em breve. Essa colaboração reforça a relevância da cooperação interinstitucional entre PUCRS e Università degli Studi di Firenze.