- Alunos (49)
- Professores (5)
Estou na França há 10 meses pelo Programa Brafitec e muito feliz por essa experiência incrível que estou tendo, me permito dizer que um intercâmbio é um momento único para se redescobrir e sair da zona de conforto. Inicialmente morei em Lille, no norte da França, para um curso de Smart Cities. O norte do país é conhecido pelas suas peculiaridades e pelo seu povo extremamente simpático e gentil, é uma cidade habitada em sua maioria por estudantes que movimentam as ruas com seus bares a semana toda.
Aprendemos que toda quinta-feira, depois das aulas, tinham as famosas soirées em bares perto da universidade acompanhados de muito queijo e baguete. No meu segundo semestre do intercâmbio tive a opção de fazer um estágio na minha área, Engenharia Civil. Me mudei para Paris para trabalhar em uma empresa de construção civil, encontrei um ambiente de trabalho muito alegre, receptivo e disposto a compartilhar conhecimentos.
Estou tendo uma imersão muito maior na cultura e na língua francesa além do compartilhamento de conhecimentos da área profissional. Digo que essa oportunidade foi completa nos lados profissional e pessoal. Aprendi a amar esta cultura tão diferente da nossa e sei que volto para o Brasil com muitas experiências novas e um coração cheio de saudades.
Agradeço imensamente à mobilidade acadêmica e ao professor coordenador do projeto, Eduardo Giugliani, por trazerem a oportunidade dessa bolsa aos alunos da PUCRS e não medirem esforços para manter ela, incentivarem e darem todo o apoio possível para que possamos trazer esta bagagem de conhecimentos ao Brasil e representar a PUCRS no exterior.
Priscila Zampieri Trentin é estudante de Engenharia Civil da Escola Politécnica e faz parte do Programa Brafitec, que incentiva a mobilidade entre Brasil e França na área das Engenharias.