- Alunos (49)
- Professores (5)
Faz quase 2 meses que embarquei rumo a Uppsala (cidade universitária de 200 mil habitantes), na Suécia. O país cujo inverno sedia uma temperatura média de -20°C e quase não se vê o sol. Destino não muito requerido pelos brasileiros, cada vez mais tenho a certeza de que fiz a escolha certa. Após alguns ansiosos meses, contando os dias para chegar a hora dessa incrível oportunidade, cá estou eu, vivendo intensamente cada segundo vivido, extraindo o máximo de cada lugar e cada pessoa que aqui estou conhecendo.
A Suécia é incrível. Você consegue sentir a qualidade de vida que eles têm. A segurança, a educação das pessoas, o alto salário mínimo, a baixa desigualdade, as poucas horas trabalhadas, as poucas horas aulas (mas muitas estudadas) e o jeito simples de ver e viver a vida mostram-me o quanto esse país tem a ensinar ao mundo.
A oportunidade de ter e vivenciar essa experiência durante a graduação é gratificante. É enriquecedor tanto academicamente quanto pessoalmente. Você se transforma, passa a conhecer e a conviver com pessoas do mundo todo. Passa a se conhecer. Passa a entender que não existe certo ou errado e que cada um tem uma cultura e forma de ver a vida diferente. Passa a valorizar sua própria companhia. Passa a valorizar a nossa culinária e também ter a certeza de que temos a melhor comida do mundo (rsrsrs). Passa a valorizar ainda mais a família e os amigos, mas principalmente a enxergar que tudo na vida se trata sobre experiências “It’s all about experiences“, sair da zona de conforto, buscar o novo, estar disposto a aprender, a conhecer, a se conhecer e a entender o mundo, o seu mundo.
Gabriel Walker de Moura é aluno de Ciências Econômicas, da Escola de Negócios, e está na Uppsala University, na Suécia.