PUCRS renova convênio com Universidad Católica de Trujillo, do Peru
Representantes de ambas as universidades se encontraram para renovação de parceria e discussão de oportunidades internacionais
Foto: Giordano Toldo
No início deste mês foi realizado a assinatura da renovação dos convênios entre a PUCRS e a Universidad Católica de Trujillo (UCT), do Peru, existente desde 2017. A assinatura do convênio ocorreu no Salão Nobre da Reitoria e contou com a presença do reitor Ir. Evilázio Teixeira, das representantes do Escritório de Cooperação Internacional da PUCRS Carla Denise Bonan e Sandra Miño, e dos representantes da universidade peruana Luis Orlando Miranda Díaz, Mariana Geraldine Silva Balarezo, Jorge Isaac Manrique Catalán, Ricardo Exequiel Angulo Bazauri e Ir. Adelia Dannus.
Além do encontro na Reitoria, os representantes puderam conhecer alguns espaços da Universidade, como o Living 360°, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, a Biblioteca Central Irmão José Otão e também o Museu de Ciência e Tecnologia. A comitiva internacional também teve a oportunidade de realizar reuniões com docentes para discutir o modelo educativo da Universidade e as possibilidades de cooperação nas áreas de Psicologia e Engenharias, com a participação de Maria Martha Campos, diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, além de Tatiana Quarti Irigaray, Cristiano Dal Forno, Adriane Arteche, representantes da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, e também Eleani Maria Da Costa, representante da Escola Politécnica.
Após os encontros, ambas universidades obtiveram grandes oportunidades de aprofundarem os laços internacionais de ensino, pesquisa e formação de docentes. As instituições possuem uma parceria de longa data, já tendo realizado visitas, palestras e eventos em conjunto. Para o futuro, foram discutidas as oportunidades de maior mobilidade acadêmica entre alunos e cooperações de pesquisa.
A Universidade Católica de Trujillo é uma das principais instituições de ensino superior do norte do Peru. Com aproximadamente 15 mil alunos divididos em 6 faculdades com 28 cursos de graduação e 24 cursos de pós-graduação, a universidade desempenha um papel vital na formação de profissionais. Além disso, sua contribuição à pesquisa é notável, com um grande número de projetos e publicações acadêmicas, fortalecendo o desenvolvimento educacional e cultural da região.
Confira algumas fotos: