04/07/2023 - 09h18

Missão de Trabalho na York University, Canadá, promove pesquisas sobre mulheres quilombolas e direitos humanos

Professora Patrícia Krieger Grossi atua em universidade canadense parceira pelo Programa Capes-PrInt na PUCRS

Foto: Arquivo pessoal

A professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Patrícia Krieger Grossi, esteve na York University, no Canadá, em Missão de Trabalho pelo Programa Capes-PrInt na PUCRS. A oportunidade surgiu da parceria entre as professoras Simone Bohn, do departamento de Political Science, da York University e coordenadora da Cátedra de Estudos Brasileiros na YorKu e da comissão coordenadora do CERLAC, Center for Research on Latin America and Caribbean.

A pesquisadora da PUCRS desenvolveu o projeto Brazilian Quilombola Women and access to citizenship rights: challenges to public policies, em parceria com a professora da universidade canadense, em 2015. Com sua missão em junho de 2023, Patrícia realizou reuniões interdisciplinares com a equipe da York University para planejamento das atividades da pesquisa (geoprocessamento e análise socioespacial da rede de saúde e serviços socioassistenciais existentes nos territórios quilombolas), análise de dados das entrevistas e grupos focais realizados por meio do software Nvivo.

Além disso foram feitos o treinamento em NVivo, a definição em conjunto das categorias a serem inseridas nos nódulos, realização de revisão de literatura na Scott Library para fundamentação para a escrita de artigo a ser submetido na revista Health and Human Rights Journal. Dentre outras atividades, também foram feitas a elaboração da apresentação de dados da pesquisa para seminário internacional na York, estruturação de sumário de livro a ser publicado em editora internacional, ampliação da rede de parceiros internacionais para aumentar o escopo da pesquisa, planejamento de mobilidade discente e docente in e out, entre outras.

A PUCRS e a York University firmaram um convênio formal em 11 de outubro de 2022. Esta relação possibilitou a ida da professora Patrícia em missão de trabalho no Canadá em 2022, no qual ambas as Universidades definiram promover a cooperação em áreas de mútuo interesse. Diversas iniciativas em conjunto foram pensadas, como a mobilidade de docentes e pesquisadores, intercâmbio de estudantes, implementação de projetos conjuntos de pesquisa, promoção de eventos científicos e culturais, intercâmbio de informações e publicações acadêmicas.

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Violência, coordenado pela professora Patricia, desenvolveu o livro intitulado Mulheres Quilombolas, Interseccionalidades e Políticas Públicas, resultado da pesquisa em parceria internacional com a York University. Com participação das próprias comunidades quilombolas, o projeto evidenciou os desafios para o acesso às políticas públicas, mas também o protagonismo e resistência das mulheres quilombolas na luta por seu território e garantia de direitos básicos de cidadania.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias