Estudantes internacionais da PUCRS integram ações do Voluntariado Marista
Alunas do México atuaram na Casa Menino Jesus de Praga durante experiência em mobilidade acadêmica em Porto alegre
Foto: Arquivo pessoal
Os estudantes internacionais que estiveram na PUCRS pelo Programa de Mobilidade Acadêmica no segundo semestre de 2022 tiveram a oportunidade de vivenciar não apenas a sala de aula em um contexto diferente, mas também integrar o projeto de Voluntariado Marista, em parceria com o Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS. No último semestre, as estudantes de Psicologia na Universidade de Celaya, do México, Johana Madrigal e Vanessa Marín atuaram na Casa Menino Jesus de Praga.
O Voluntariado Marista possibilita que estudantes de graduação e pós-graduação, diplomados, professores e colaboradores da Universidade trabalhem voluntariamente junto à comunidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, em frentes como a educação, a cultura, a saúde, a assistência social e o meio ambiente. As alunas internacionais escolheram voluntariamente prestar serviços na lavanderia da ONG, conforme conta Johana.
“Escolhi o local para ser voluntária com base no meu conhecimento como psicóloga. Foi algo incrível porque desde o primeiro dia todos foram muito gentis, nos apoiaram como se nos conhecêssemos a vida toda, tornou a experiência muito divertida, fácil e tranquila. Me ajudou a conhecer mais pessoas e é uma oportunidade de ajudar quem precisa”, comenta.
Vanessa ressalta os aprendizados que adquiriu com a iniciativa: “Minha experiência na Casa Menino Jesus de Praga foi muito agradável, além de poder contribuir ou ajudar nas coisas indicadas, pude me familiarizar mais com os costumes do Brasil, pelas conversas que tive com os membros da instituição, da qual levo várias lembranças e aprendizados muito bonitos do que vivi como voluntária”, complementa.
De acordo com o líder do Voluntariado Marista da Pastoral Eduardo Damiani Pavin, a participação dos estudantes internacionais permite a oportunidade de experimentarem na prática os conhecimentos da sala de aula, enriquecendo ainda mais a experiência do intercâmbio acadêmico e cultural.
“A participação em atividades como o voluntariado são muito positivas para os estudantes internacionais que estão fazendo intercâmbio em nossa Universidade, pois oferece a oportunidade deles se envolverem com a comunidade local, aprenderem mais sobre a cultura do nosso país e desenvolverem habilidades significativas como a liderança, a empatia, o trabalho em equipe, a comunicação e a resolução de desafios. São atividades simples, mas que possuem um grande impacto sobre o mundo, ajudando a melhorar a qualidade de vida daqueles que mais precisam”, finaliza Damiani.