Doutorandos vivenciam experiências internacionais pelo Programa PrInt
Os estudantes embarcaram para o exterior para realizar doutorado sanduíche e capacitação no segundo semestre de 2021
André Natã Mello Botton do PPG em Letras, está na Vanderbilt University (EUA) / Foto: Arquivo pessoal
O Programa PrInt oferece possibilidades de internacionalização para estudantes de doutorado, através de uma experiência de 6 ou 12 meses em instituições do exterior. No segundo semestre de 2021, 10 estudantes de diferentes Programas de Pós-Graduação (PPG) da PUCRS realizaram doutorado sanduiche em instituições parceiras do projeto.
Para a estudante do PPG Psicologia Juanita Hincapié Pinzón, a experiência é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. “Os processos de aprendizado, em culturas diferentes à própria, configuram uma oportunidade única no desenvolvimento de carreira como pesquisadora. A possibilidade de cultivar habilidades, adquirir conhecimentos, fortalecer parcerias institucionais e desenhar, aplicar e disseminar conteúdos nascidos do método científico, proporciona ferramentas necessárias não só na vida acadêmica, como também na constituição como indivíduos, de nós os estudantes”, comenta.
A doutoranda está na Universidad Católica de Valencia San Vicente Mártir, na Espanha, desde setembro de 2021, desenvolvendo sua pesquisa dentro do Tema Prioritário do PrInt Saúde no Desenvolvimento. “Os projetos se nutrem de outras formas de enxergar os fenômenos, dinâmicas e o mundo em geral. Isto permitirá olhar divergências e semelhanças no uso das tecnologias digitais como auxiliares do trabalho, sua influência na percepção de perda de controle do tempo de trabalho, a sobreposição de papéis, a consequente sobrecarga de trabalho, e os possíveis impactos na saúde mental dos indivíduos”, destaca.
Conheça os projetos vinculados aos Temas Prioritários
Os alunos estão em diferentes instituições no exterior através dos Projetos de Cooperação Internacional ligados aos Temas Prioritários do Programa PrInt. Saiba mais sobre os projetos de cada doutorando:
Saúde no Desenvolvimento Humano
Gabriela Veiga Alano Rodrigues do PPG em Gerontologia Biomédica / Foto: Arquivo pessoal
Gabriela Veiga Alano Rodrigues: do PPG em Gerontologia Biomédica, está na Universidade Católica de Valência San Vicente Mártir (Espanha), através do projeto Estudo da neuropsicologia do envelhecimento e de mecanismos moleculares relacionados às doenças neurodegenerativas nos idosos. “Esse período está contribuindo muito para minha pesquisa e desenvolvimento profissional e pessoal”, relata.
Natália Evangelista Campos: do PPG em Pediatria e Saúde da Criança, está na Universidade Europea de Madrid (Espanha), através do projeto Avaliação de aspectos ambientais, hábitos de vida e condições patológicas no desenvolvimento da criança. “A minha aproximação com um grupo internacional de excelência na área de avaliação da aptidão aeróbica, é uma forma de capacitação profissional, o que me agrega maior conhecimento”, destaca.
João Ismael Budelon Gonçalves: do PPG em Pediatria e Saúde da Criança, está na Harvard Medical School (EUA), através do projeto Avaliação de aspectos ambientais, hábitos de vida e condições patológicas no desenvolvimento da criança. “Está sendo muito gratificante participar do programa CAPES-PrInt. Tem sido uma experiência muito boa viver em outro país e interagir com pessoas de diferentes culturas”, ressalta.
Eduardo Vieira de Souza: do PPG em Biologia Celular e Molecular, está no Salk Institute for Biological Studies (EUA), através do projeto Avanços no desenvolvimento de fármacos, diagnóstico e epidemiologia de doenças negligenciadas.
Mundo em Movimento
André Natã Mello Botton: do PPG em Letras, está no Vanderbilt University (EUA), em projeto vinculado ao Tema Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade. “Estar aqui é a concretização de um desejo que há muito tempo alimento: realizar parte de minha formação no exterior, desenvolver habilidades na língua inglesa e, com isso, fazer com que as narrativas periféricas que pesquiso ganhem ainda mais destaque fora do Brasil”, comenta.
Fernanda Trentine Ambiedo está na Università degli Studi del Molise / Foto: Arquivo pessoal
Fernanda Trentine Ambiedo: do PPG em História, está na Università degli Studi del Molise (Itália), através do projeto Migrações: Perspectivas Histórico-conceituais e Análise de Fenômenos Contemporâneos. “A experiência está me proporcionando conhecer diferentes culturas, e experienciar a vivência da imigração, tão importante para a análise a qual estou dedicada”, celebra.
Lara Agustina Sosa Márquez: do PPG em Ciências Sociais, está na Goethe-Universität Frankfurt (Alemanha), com projeto vinculado ao Tema Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade. “Esta experiência me traz muitas vivências e possibilita observações que ampliam meu campo de análise e permitem que aprofunde minhas reflexões”, pontua.
Laura Girardi Hypolito: do PPG em Ciências Criminais, está na University of Ottawa (Canadá), com projeto vinculado ao Tema Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade.
Tecnologia e Biodiversidade
Debora Cristina Engelmann: do PPG em Ciência da Computação, está na Universidade de Gênova (Itália), através do projeto Avanços Tecnológicos para o Desenvolvimento de um Mundo Interconectado. “A oportunidade de interagir com pessoas de outros países, [de] diferentes culturas e ser capaz de colaborar com eles têm sido muito valiosa para me tornar uma pesquisadora melhor e fazer surgir novas possibilidades para a minha pesquisa”, relatou.
Curso de Capacitação no Exterior
A aluna do PPG em Administração da Escola de Negócios Fernanda Lutz realizou um curso de Capacitação no Exterior. A doutoranda vivenciou a experiência acadêmica por dois meses na HEC Montreal (Canadá), através do projeto Aspectos macro e microeconômicos associados ao desenvolvimento econômico, social, humano e ambiental.
“Foi uma experiência incrível, além de conhecer estudantes e professores de diversos países, pude aprimorar meu inglês e meu francês. Pude divulgar minha tese e recebi feedbacks muito produtivos para a minha pesquisa. Obrigada a CAPES por me proporcionar este grande crescimento profissional”, agradece a pesquisadora.
-
-
Foto: Camila Cunha