Perguntas Frequentes

Wi-Fi

Wi-Fi

Como acesso o wifi da PUCRS?

Para acessar a rede Eduroam
Digite seu número de matrícula sem o último dígito, seguido de @pucrs.br, e a senha que utiliza para identificar-se na rede da PUCRS.
Usuário: nº de matrí[email protected]
Senha: senha da rede
Saiba mais

Acadêmico

Acadêmico

Sou aluno de Graduação, devidamente matriculado, como faço para solicitar históricos escolares, declarações de matrícula ou de horários, ou ainda declaração de regime de aprovação?

Como aluno regularmente matriculado, você pode solicitar qualquer um desses documentos online, diretamente na página do aluno. Após acessar a página, clique na opção documentos, na aba à esquerda da tela e em solicitar documentos, marcando a opção desejada. Ao clicar em próximo passo, assinale a opção autorizo a realização da solicitação descrita acima e confirme a solicitação. Após alguns minutos, o(s) documento(s) estará(estarão) disponível(disponíveis) para download em PDF, com autenticação digital.

Em sendo necessário ter a via impressa e assinada de algum documento, o aluno deve se dirigir pessoalmente ao Setor Acadêmico, na Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15). Neste caso, cada documento possui uma taxa de emissão no valor de R$ 10,00 à serem pagos diretamente no Setor Financeiro. O aluno, no ato da solicitação, deverá apresentar seu documento de identificação com foto. Caso seja um terceiro, o mesmo deve apresentar uma autorização simples, por escrito, assinada, juntamente com a sua identidade e ele a dele.

Fui aluno da PUCRS, de graduação e quero pedir um histórico escolar das disciplinas, na época, quando estudei, como faço?

Alunos que estão com a matrícula trancada, situação de não matriculados ou afastados, devem se dirigir pessoalmente ao Setor Acadêmico, na Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15). Neste caso, a emissão do histórico escolar possui uma taxa de emissão no valor de R$ 10,00 à serem pagos diretamente no Setor Financeiro. O aluno, no ato da solicitação, deverá apresentar seu documento de identificação com foto. Caso seja um terceiro, o mesmo deve apresentar uma autorização simples, por escrito, assinada, juntamente com a sua identidade e ele a dele. Aqueles que não residem em Porto Alegre ou estejam impossibilitados por motivo de saúde, podem contatar pelo e-mail [email protected].

Sou ex aluno da PUCRS, alumni, diplomado, e preciso pedir uma segunda via do meu histórico escolar de formado/certificado de conclusão de curso, como faço?

Alunos formados, devem se dirigir pessoalmente ao Setor Acadêmico, na Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15). Neste caso, a emissão do histórico escolar possui uma taxa de emissão no valor de R$ 30,00 (pagos diretamente no Setor Financeiro). O aluno, no ato da solicitação, deverá apresentar seu documento de identificação com foto. Caso seja um terceiro, o mesmo deve apresentar uma autorização simples, por escrito, assinada, juntamente com a sua identidade e ele a dele. O documento geralmente é emitido na hora, mas dependendo do ano de formação, pode levar um prazo maior. Aqueles que não residem em Porto Alegre ou estejam impossibilitados por motivo de saúde, podem contatar pelo e-mail [email protected].

Qualquer pessoa pode solicitar documentos em meu nome? E retirá-los, também?

Para solicitar todo e qualquer documento da PUCRS, outra pessoa pode fazer o pedido em seu nome, mas, para efetuar a retirada, é necessário que o procurador, devidamente habilitado, apresente seu documento original e uma autorização escrita assinada pelo aluno, juntamente com a cópia do documento de identidade do estudante, para fins de conferência da assinatura. A procuração pode ser simples, ou seja, não precisa ser reconhecida em tabelionato, mas a assinatura deve estar de acordo com o documento apresentado.

Fui aluno da PUCRS, do Campus Uruguaiana, como posso obter documentos referentes a minha vida acadêmica na Instituição?

Você pode solicitar a documentação através do envio de um e-mail ([email protected]), especificando os documentos de que precisa e informando os seguintes dados completos:

  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Ano de conclusão do curso, se for o caso;
  • Endereço Completo com CEP;
  • Telefones para contato com prefixo.

Após verificação dos dados, você receberá orientação sobre o pedido e a retirada da documentação solicitada. Caso queira, também pode comparecer pessoalmente na Central de Atendimento ao Aluno, no térreo do Prédio 15, portando o documento de identidade, para os devidos fins.

Fui aluno da PUCRS, do Campus Viamão (antiga FAFIMC), como posso obter documentos referentes a minha vida acadêmica na Instituição?

Você pode solicitar a documentação através do envio de um e-mail ([email protected]), especificando os documentos de que precisa e informando os seguintes dados completos:

  • Nome completo;
  • Curso;
  • RG;
  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Ano de conclusão do curso, se for o caso;
  • Endereço Completo com CEP;
  • Telefones para contato com prefixo.

Após verificação dos dados, você receberá orientação sobre o pedido e a retirada da documentação solicitada. Caso queira, também pode comparecer pessoalmente na Central de Atendimento ao Aluno, no térreo do Prédio 15, portando o documento de identidade, para os devidos fins.

Perdi/Extraviei meu diploma de graduação, sou formado antes de 2022. E agora, como procedo para solicitar a Segunda Via do documento?

Para solicitar a Segunda Via do Diploma, o aluno deve comparecer pessoalmente ao Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), apresentando cópia do seu RG. Caso o aluno não tenha o RG Civil, poderá apresentar cópia dos seguintes documentos para anexar ao pedido: Carteira de Trabalho ou Carteira de Conselho. Se o documento for a CNH, será necessário anexar junto uma cópia da Certidão de Nascimento e/ou Certidão de Casamento/Averbação do Divórcio, se for o caso.

No ato da solicitação da Segunda Via do Diploma, o aluno deverá efetuar o pagamento da taxa de emissão no valor de R$ 55,00 a ser pago no Setor Financeiro da própria Central de Atendimento ao Aluno. O prazo para emissão da Segunda Via do Diploma é de, em média, 15 dias úteis. Para a retirada, no mesmo local, o aluno deverá apresentar documento de identificação com foto.

Caso um terceiro venha fazer o pedido em seu nome, é necessário que o procurador, devidamente habilitado, apresente seu documento original e uma autorização escrita assinada pelo aluno, juntamente com a cópia do documento de identidade do mesmo, para fins de conferência da assinatura. A procuração pode ser simples, ou seja, não precisa ser reconhecida em tabelionato, mas a assinatura deve estar de acordo com o documento apresentado.

Aqueles que não residem em Porto Alegre ou estejam impossibilitados por motivo de saúde, podem contatar pelo e-mail [email protected].

Perdi/Extraviei meu Certificado de Especialização. E agora, como procedo para solicitar a Segunda Via do documento?

Para solicitar a Segunda Via do Certificado de Especialização, o aluno deve comparecer pessoalmente ao Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), apresentando cópia do seu RG. Caso o aluno não tenha o RG Civil, poderá apresentar cópia dos seguintes documentos para anexar ao pedido: Carteira de Trabalho ou Carteira de Conselho. Se o documento for a CNH, será necessário anexar junto uma cópia da Certidão de Nascimento e/ou Certidão de Casamento/Averbação do Divórcio, se for o caso.

No ato da solicitação da Segunda Via do Certificado de Especialização, o aluno deverá efetuar o pagamento da taxa de emissão no valor de R$ 55,00 a ser pago no Setor Financeiro da própria Central de Atendimento ao Aluno. O prazo para emissão da Segunda Via do Certificado de Especialização leva em média 15 dias úteis. Para a retirada, no mesmo local, o aluno deverá apresentar documento de identificação com foto.

Caso um terceiro venha fazer o pedido em seu nome, é necessário que o procurador, devidamente habilitado, apresente seu documento original e uma autorização escrita assinada pelo aluno, juntamente com a cópia do documento de identidade do mesmo, para fins de conferência da assinatura. A procuração pode ser simples, ou seja, não precisa ser reconhecida em tabelionato, mas a assinatura deve estar de acordo com o documento apresentado.

Aqueles que não residem em Porto Alegre ou estejam impossibilitados por motivo de saúde, podem contatar pelo e-mail [email protected].

Perdi/Extraviei meu Diploma de Mestrado/Doutorado. E agora, como procedo para solicitar uma Segunda Via do(s) documento(s)?

Para solicitar a Segunda Via de Diploma, tanto de Mestrado quanto de Doutorado, o aluno deve comparecer pessoalmente ao Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), apresentando cópia do seu RG. Caso o aluno não tenha o RG Civil, poderá apresentar cópia dos seguintes documentos para anexar ao pedido: Carteira de Trabalho (modelo novo) ou Carteira de Conselho. Se o documento for a CNH, será necessário anexar junto uma cópia da Certidão de Nascimento e/ou Certidão de Casamento/Averbação do Divórcio, se for o caso.

No ato da solicitação da Segunda Via de Diploma (Mestrado/Doutorado), o aluno deverá efetuar o pagamento da taxa de emissão no valor de R$ 55,00 cada via, a ser pago no Setor Financeiro da própria Central de Atendimento ao Aluno. O prazo para emissão da segunda via de Diploma (Mestrado/Doutorado) é, em média, de 15 dias úteis. Para a retirada, no mesmo local, o aluno deverá apresentar documento de identificação com foto.

Caso um terceiro venha fazer o pedido em seu nome, é necessário que o procurador, devidamente habilitado, apresente seu documento original e uma autorização escrita assinada pelo aluno, juntamente com a cópia do documento de identidade do mesmo, para fins de conferência da assinatura. A procuração pode ser simples, ou seja, não precisa ser reconhecida em tabelionato, mas a assinatura deve estar de acordo com o documento apresentado.

Aqueles que não residem em Porto Alegre ou estejam impossibilitados por motivo de saúde, podem contatar pelo e-mail [email protected].

Financeiro

Informações Financeiras

Como é calculado o valor da semestralidade?

O valor da semestralidade é calculado de acordo com o número de créditos em que o aluno efetuar a sua matrícula. Seguindo sistemática de praxe, o valor da primeira mensalidade corresponde à média de créditos de cada curso ou grupo de cursos. Esta média está indicada no próprio documento bancário destinado ao pagamento. O saldo da semestralidade (total do semestre menos a primeira mensalidade) será dividido em cinco parcelas a serem pagas nos próximos cinco meses, com vencimento no dia 15 de cada mês.

Como fico sabendo o valor das mensalidades para poder planejar a minha matrícula?

Os valores das mensalidades, estabelecidos em consonância com a legislação vigente, encontram-se publicados no Setor Financeiro Acadêmico e em todas as Faculdades, juntamente com o texto de Proposta de Prestação de Serviços Educacionais.

Como posso saber o valor de meu débito junto a Universidade?

Para alunos da Graduação, basta entrar no site “Informações Acadêmico-administrativas do Aluno”.

Para os demais alunos (Pós-Graduação, Educação a Distância, Extensão, etc.), entrar em contato com o Setor Financeiro Acadêmico.

Como consigo o comprovante dos pagamentos efetuados no ano anterior para fins de declaração de Imposto de Renda?

Para alunos da Graduação, basta entrar no site “Informações Acadêmico-administrativas do Aluno” e emitir o documento.

Para os demais alunos da Pós-Graduação, poderá solicitar e retirar o documento, que é impresso na hora, diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade, mediante identificação.

Por que duas ou mais mensalidades às vezes vencem no mesmo mês?

O vencimento de mais de uma mensalidade no mesmo mês pode ocorrer quando o aluno efetuar matrícula fora de prazo. O valor semestral devido pelos créditos matriculados é dividido em 06 parcelas, sendo a primeira paga no ato da matrícula, e as demais 05 com vencimento no dia 15 de cada mês. Excepcionalmente nestes casos, as parcelas já vencidas em relação aos demais alunos matriculados no período regular estarão vencendo em uma única data.

Ao incluir uma disciplina de Língua Estrangeira na minha matrícula, qual o valor que deverei pagar?

Somam-se os créditos da disciplina aos créditos já matriculados. Após confira o valor da soma dos créditos na tabela de valores de seu curso.

Sendo as línguas estrangeiras da Faculdade de Letras, tenho direito ao Desconto de Licenciatura?

O desconto do Programa Bolsa Licenciatura é concedido somente para alunos que estejam matriculados em Curso de Licenciatura.

Como faço para solicitar débito em conta?

A solicitação deverá ser feita diretamente nos bancos autorizados: BANRISUL, BANCO DO BRASIL e BRADESCO.

Como faço o cancelamento do débito em conta?

O cancelamento do débito em conta deverá ser solicitado diretamente no banco ao qual foi autorizado o débito.

É permitida a alteração da data de vencimento das mensalidades?

O vencimento das mensalidades é único para todos os alunos no dia 15 de cada mês. Não temos possibilidade de alteração de data.

Como retirar segunda via do boleto de pagamento?

— Pelo Portal da PUCRS. Somente para alunos da Graduação; –

Demais níveis de ensino podem solicitar através do e-mail: [email protected].

O que devo fazer para atualizar o endereço de entrega do boleto?

É de responsabilidade do aluno manter o seu endereço atualizado junto ao cadastro geral da Universidade. Para a atualização, o aluno poderá fazê-lo no site da PUCRS ou diretamente na Coordenadoria de Registro Acadêmico, Prédio 15, andar Térreo – Central de Atendimento ao Aluno.

Existe devolução de valor no cancelamento ou trancamento de matrícula?

Sim. Trancamento ou cancelamento formalizado junto à Coordenadoria de Registro Acadêmico antes do início do período letivo dá direito à devolução de 80% do valor pago.

A partir de quando deixo de pagar a mensalidade?

Em caso de trancamento ou cancelamento realizado após o início do período letivo, o aluno deixará de pagar a mensalidade no mês seguinte à solicitação formalizada junto à Coordenadoria de Registro Acadêmico.

Existe devolução de valor no cancelamento de disciplinas?

Sim. Cancelamento de créditos disciplina(s) ocorrido no período de Complementação de Matrícula (ver Calendário Escolar) será deduzido no boleto do mês seguinte.

A partir de quando deixo de pagar as disciplina(s) canceladas?

O aluno deixará de pagar as disciplinas canceladas após o período de Complementação do Requerimento de Matrícula (ver calendário acadêmico) a partir do mês seguinte ao pedido protocolado na Coordenadoria de Registro Acadêmico.

Quanto tempo leva para a PUCRS me restituir algum valor por ocasião de cancelamento ou trancamento de matrícula com devolução?

O aluno que solicitar devolução de valores pagos, por ocasião do Cancelamento ou Trancamento de matrícula, quando atendido os requisitos para devolução, terá seu valor restituído em até 07 (sete) dias úteis após deferido o pedido protocolado junto a Coordenadoria de Registro Acadêmico.

Qual o prazo de entrega dos contratos dos créditos educativos?

Visite a página do Incentivo à Educação.

Quais opções de bolsas, financiamentos e créditos educativos que a Universidade oferece aos alunos?

Visite a página do Incentivo à Educação.

Como faço para solicitar o desconto familiar?

Compareça no Setor Financeiro Acadêmico, Prédio 15, andar Térreo – Central de Atendimento ao Aluno, para preencher o formulário de solicitação.

Para mais informações visite a página de Incentivo à Educação.

Qual data para inscrição no vestibular da PUCRS?

Visite a página do vestibular PUCRS.

Qual o valor do primeiro semestre para quem passa no vestibular?

Visite a página de Mensalidades da Graduação.

Como entro em contato com o Setor Financeiro Acadêmico?

Telefone: (51) 3320-3588

E-mail: [email protected]

WhatsApp: (51) 98443-0788

Matrícula

Matrícula

Qual a diferença entre trancamento e cancelamento de matrícula?

O trancamento da matrícula permite o afastamento do aluno por quatro semestres consecutivos, a contar da data da última matrícula efetuada, sem perder seu vínculo com a PUCRS. Sendo assim, o aluno pode retornar ao curso através da solicitação de REINGRESSO. A análise do pedido levará em conta as migrações curriculares que possam ter ocorrido no curso, mas sem prejuízo à vaga do aluno.

No caso de cancelamento de matrícula, ao efetuar esse requerimento o aluno perde automaticamente seu vínculo com a PUCRS. Caso queira retornar à Universidade, deverá prestar novo Concurso Vestibular, ou recorrer a outra forma de ingresso oferecida pela Universidade: transferência, ingresso de diplomado ou concessão de vagas a bolsistas do PROUNI. Entretanto, para alunos que já possuem, ao menos, um (1) semestre cursado PUCRS, as disciplinas já cursadas são mantidas no Histórico Escolar do Aluno, para fins de aproveitamento, mesmo tendo tido sua matrícula anterior cancelada.

Como faço para requerer o trancamento da matrícula de Graduação?

Para solicitar o trancamento de matrícula, o aluno deve comparecer pessoalmente, no Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), portando um documento de identificação com foto.

Caso um terceiro venha fazer o pedido em seu nome, é necessário que o procurador, devidamente habilitado, apresente seu documento original e uma autorização escrita assinada pelo aluno, juntamente com a cópia do documento de identidade do estudante, para fins de conferência da assinatura. A procuração pode ser simples, ou seja, não precisa ser reconhecida em tabelionato, mas a assinatura deve estar de acordo com o documento apresentado.

Estou com minha matrícula trancada. Quanto tempo de vínculo ainda mantenho com a PUCRS?

O período de vínculo é de quatro (04) semestres consecutivos, ou dois (02) anos, a contar da última matrícula efetuada na PUCRS. Passado esse prazo, o aluno ainda tem a possibilidade de solicitar o Reingresso (sujeito às migrações curriculares) e, após análise da Coordenação do seu curso, ter o pedido deferido.

Estou com minha matrícula trancada, porém quero retornar e dar continuidade ao mesmo curso. Como devo proceder para pedir meu REINGRESSO?

Você pode solicitar REINGRESSO PARA O MESMO CURSO pelo site da PUCRS, nos períodos pré-estabelecidos no Calendário Escolar do corrente ano letivo. É importante que o Edital do processo seja lido integralmente no site.

Sou aluno matriculado na PUCRS, mas gostaria de mudar de curso. Como procedo para solicitar uma REOPÇÃO de curso?

Você pode solicitar REOPÇÃO pelo site da PUCRS, no site da PUCRS, nos períodos pré-estabelecidos no Calendário Escolar do corrente ano letivo. É importante que o Edital do processo seja lido integralmente no site. 1ª) Solicitação do Pedido (Setor Acadêmico)
A solicitação é feita na Central de Atendimento ao Aluno, no Setor Acadêmico (térreo do Prédio 15), devendo o aluno informar ao atendente do guichê que gostaria de reingressar na instituição com pedido de REOPÇÃO de curso.
2ª) Negativa de Débito (Setor Financeiro)
Após a solicitação no Setor Acadêmico, o aluno será encaminhado ao Setor Financeiro para retirar uma negativa de débito, pois não pode possuir pendências financeiras para requerer o reingresso.
3ª) Protocolo do Pedido (Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno)
Posteriormente ao preenchimento do formulário na Central, depois da consulta nos Setores Acadêmico e Financeiro, o aluno deverá retornar ao Acadêmico a fim de protocolar seu pedido que ficará condicionado à existência de vagas. No caso de aluno bolsista ProUni, é possível a participação nos processos reopção de curso, desde que preencha os requisitos acadêmicos e os requisitos específicos do ProUni.

Estou com minha matrícula trancada, porém agora pretendo retornar e cursar um outro curso. Como devo proceder para pedir REINGRESSO com REOPÇÃO DE CURSO? Isso é possível? Como procedo?

Você pode solicitar REINGRESSO COM REOPÇÃO DE CURSO pelo site da PUCRS, nos períodos pré-estabelecidos no Calendário Escolar do corrente ano letivo. É importante que o Edital do processo seja lido integralmente no site.

Disciplinas

Disciplinas

O que são disciplinas eletivas?

São disciplinas que não constam na matriz curricular do curso, mas que, dentro de um leque de escolhas, devem ser selecionadas e cursadas pelos alunos para que eles possam completar o currículo pleno do curso. Cada curso exige um número mínimo de créditos cursados como disciplinas eletivas. Aconselhamos que os alunos verifiquem, junto à secretaria do curso, qual é o número de créditos exigidos e quais são as disciplinas eletivas oferecidas.

Quero cancelar uma disciplina, como devo proceder?

Para solicitar cancelamento de disciplinas, o aluno deve comparecer pessoalmente, no Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), portando um documento de identificação com foto. Caso um terceiro venha fazer o pedido em seu nome, é necessário que o procurador, devidamente habilitado, apresente seu documento original e uma autorização escrita assinada pelo aluno, juntamente com a cópia do documento de identidade do estudante, para fins de conferência da assinatura. A procuração pode ser simples, ou seja, não precisa ser reconhecida em tabelionato, mas a assinatura deve estar de acordo com o documento apresentado.

O prazo limite de cancelamento de disciplinas é sempre pré-estabelecido no Calendário Escolar, para conhecimento do aluno.

Como faço para solicitar aproveitamentos de disciplinas?

É possível encaminhar solicitação de aproveitamentos diretamente pelo seu Portal do Aluno (acesso pelo site da PUCRS, em “SOU ALUNO”). A opção para solicitação – “SOLICITAÇÃO DE APROVEITAMENTO” – se encontra na aba “ACADÊMICO”.

Cursos

Cursos

Como faço para validar as atividades complementares?

A entrega do material a ser validado como atividade complementar deve ser feita diretamente na secretaria do respectivo curso, respeitando o regimento estabelecido por cada Escola. Mais informações estão disponíveis na página de cada Escola.

Como posso obter informações sobre currículo e horário do curso que pretendo cursar?

Essas informações mais específicas a respeito do curso devem ser esclarecidas diretamente na secretaria de cada curso ou via site da Escola.

Exterior

Documentos para o Exterior

A PUCRS emite documentos em outro idioma?

A PUCRS só fornece documentos na língua oficial do País, ou seja, na língua portuguesa. Caso seja necessário traduzi-los, o estudante deve procurar um profissional habilitado, no caso, um tradutor juramentado.

Como faço para requerer uma revalidação de conteúdos programáticos para o exterior?

O primeiro passo é reunir TODOS os conteúdos programáticos de todas as disciplinas cursadas em cada unidade acadêmica responsável pela disciplina. De posse dos conteúdos, o pedido deve ser protocolado, pessoalmente, na Central de Atendimento ao Aluno (Térreo do Prédio 15), com pagamento de uma taxa de R$ 20,00, pagos diretamente no Setor Financeiro e preenchimento do formulário de requerimento geral com especificação do país para o qual o material será encaminhado. O prazo para confecção da revalidação é, em média, de 15 dias úteis.

Como é feito o envio de documentos para o exterior?

A PUCRS não envia documentos acadêmicos de estudantes para o exterior, mas pode envelopá-los, sem qualquer custo adicional, para que sejam postados pelos próprios interessados. Para isso, o estudante (ou seu procurador) deve entregar os documentos diretamente no Setor Acadêmico da Central de Atendimento do Aluno (térreo do Prédio 15), fornecendo os dados completos do destinatário. Para maior segurança na confecção da etiqueta, recomenda-se que o endereço seja enviado ao Setor pelo e-mail [email protected]. O envelope – devidamente timbrado, endereçado e lacrado – pode ser retirado no mesmo local num prazo médio de 24 horas. No caso de esses procedimentos serem realizados por um terceiro, basta que esta pessoa apresente um documento de identidade original e uma autorização escrita assinada, com a cópia de um documento do aluno para conferência da assinatura, não sendo necessária procuração firmada em tabelionato.

A PUCRS faz o preenchimento de formulários para o exterior?

Quando necessário, a PUCRS preenche os formulários com informações acadêmicas a serem enviados ao exterior. Para isso, basta que o estudante (ou seu procurador) entregue o formulário – assinado, se for o caso, e com os dados pessoais já preenchidos – no Setor Acadêmico da Central de Atendimento do Aluno (térreo do Prédio 15). Não há custo para esse procedimento, e o prazo para devolução do formulário, devidamente preenchido e assinado, é, em média, de 24 horas. Saliente-se que postagem para envio do formulário pelos correios deve ser feita pelo próprio aluno interessado. Também é importante informar que, no caso de a solicitação e a retirada do formulário serem realizadas por um terceiro, essa pessoa deve apresentar um documento de identidade original seu e uma autorização escrita assinada pelo estudante, com a cópia de um documento de identidade para conferência da assinatura, não sendo necessária procuração firmada em tabelionato.

Moodle

Moodle

Como obtenho o acesso ao Moodle e qual o endereço para acessar a plataforma?

Você deve, primeiramente, acessar o seu Correio Acad. Em suas Mensagens, na Caixa de Entrada, deverá constar uma mensagem automática do MOODLE com a instrução para seu primeiro acesso ao sistema. O endereço de acesso é moodle.pucrs.br.

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Como faço para acessar o Portal do Aluno?

Após acessar o site da PUCRS, clique no link SOU PUCRS e na opção SOU ALUNO. No campo indicado, digite sua matrícula sem o dígito e insira sua senha. Lembre-se de que essa senha foi cadastrada no ato da sua matrícula na PUCRS. Em caso de esquecimento da senha, você pode recuperar através do site http://trocasenha.pucrs.br, clicando em Sou aluno, Sistemas e no final do formulário clicar em “Recuperar a senha?”.

Em caso de alguma dificuldade o aluno deve entrar em contato com o Service Desk (GTIT) nos seguintes canais de atendimento:

  • Telefone (51) 3353-4545
  • E-mail: [email protected]
  • WhatsApp – 984430788 – Opção 3 – Suporte de TI (Service Desk)
E-mail

E-mail

Como faço para acessar o meu e-mail acadêmico (Correio Edu)?

Após o processo de matrícula, o aluno receberá um e-mail de boas-vindas informando o seu endereço de e-mail acadêmico e um link para a criação de senha. Após a criação da senha, o aluno pode acessar a página do e-mail através do Portal do Aluno e, no ícone Pessoal, na aba do lado esquerdo da tela, clicar em Correio Acad. Também pode ser acessado diretamente através dos endereços: correio.pucrs.br ou portal.office.com (esse último direciona ao Office 365, que também permite acesso ao e-mail). A criação do e-mail é um processo automático.

Em caso de alguma dificuldade o aluno deve entrar em contato com o Service Desk (GTIT) nos seguintes canais de atendimento:

  • Telefone (51) 3353-4545
  • E-mail: [email protected]
  • WhatsApp – 984430788 – Opção 3 – Suporte de TI (Service Desk)
Senha

Senha

Com a senha de 4 dígitos eu acesso exatamente o quê?

Você acessa o seu Portal do Aluno – GRADUAÇÃO; efetua serviços acadêmicos na Central de Atendimento ao Aluno, no Setor Acadêmico; tem acesso ao aplicativo da PUCRS para dispositivos móveis; e, ainda, retira livros na Biblioteca Central, podendo fazer renovação online de livros no site da Biblioteca.

Bloqueei minha senha do Portal do Aluno, como devo proceder agora?

Você deve clicar na opção Esqueci minha senha, abaixo do botão de acesso ao portal de Graduação, para receber, em seu e-mail acadêmico, uma mensagem automática com uma nova senha. Caso queira, também pode comparecer pessoalmente na Central de Atendimento ao Aluno, no térreo do Prédio 15, portando o documento de identidade, para cadastrar uma nova senha de acesso.

Como devo proceder caso não recorde minha senha do e-mail acadêmico?

Você pode acessar o Portal do Aluno e, no ícone Pessoal, na aba do lado esquerdo da tela, clicar em Correio Acad. Ali constará a opção Recuperar Senha. Sua senha será resetada, e a nova senha será composta pelos oito (08) últimos caracteres de seu documento de identificação. Caso prefira, você pode entrar em contato com o Help Desk, pelo fone (51) 3320-4545, para recuperar sua senha.

Caso tenha esquecido minha senha de acesso ao Moodle, como procedo?

Você deve entrar em contato diretamente com a Central de Suporte ao Moodle, pelo telefone (51) 3320-3644 (Help Class).

Formaturas

Formaturas

Sou formando neste semestre. Preciso formalizar pedido de formatura?

Sim. Todo aluno que for colar grau no fim do semestre em curso deve requerer pedido de formatura, através do preenchimento de formulário no Portal do Aluno, em “Requerimento de Formatura”. O pedido deverá ser instruído com arquivo que disponha de sua Identidade Civil (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Ordem/Conselho). Caso encaminhe arquivo com a CNH, você deverá anexar, também, Certidão de Nascimento.

Importante: os dados constantes do documento encaminhado serão reproduzidos em seu Diploma e seu Histórico Escolar/Certificado de Conclusão.

O que é o Diploma Digital? 

Diploma digital de curso superior de graduação é o documento com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais. Ele é regido pela portaria 554 de 11 de março de 2019, que dispõem sobre a emissão e o registro de diplomas de graduação.

A partir de 1º janeiro de 2022, todo o diploma de graduação no Brasil é via digital, bem como os emitidos pela PUCRS.

Quando posso solicitar minha Láurea Acadêmica?

 A Láurea Acadêmica pode ser solicitada ao término do semestre em que o aluno está concluindo o curso de graduação. 

É conferida a Láurea Acadêmica, desde que atendidos todos os requisitos seguintes:

  • coeficiente de rendimento igual ou superior a 8,5 (oito vírgula cinco) nas disciplinas do currículo;
  • nenhum grau final inferior a 8,0 (oito);
  • pelo menos 2/3 (dois terços) de graus finais iguais ou superiores a 9,0 (nove);
  • no mínimo 50% do curso feito na PUCRS, sem qualquer penalidade prevista no regime disciplinar.

O cumprimento dos requisitos estabelecidos em Regimento Geral desta Universidade é verificado pelo Colegiado Acadêmico da Escola e pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada, no que for de sua competência.

Estou me formando agora, mas não tenho interesse em participar da solenidade. Posso solicitar formatura em gabinete? Como devo proceder?

Sim. Deve ser encaminhado o requerimento de formatura – através do preenchimento de formulário no Portal do Aluno, em “Requerimento de Formatura” – com a indicação, no pedido, de que a colação será em gabinete. O pedido deverá ser instruído com arquivo que disponha de sua Identidade Civil (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Ordem/Conselho). Caso encaminhe arquivo com a CNH, você deverá anexar, também, Certidão de Nascimento.

De igual modo, além da sinalização no pedido de formatura, você deverá entrar em contato com a Secretaria de seu curso, para manifestar que sua colação será realizada em gabinete.

A colação de grau em gabinete tem custo de R$ 55,00, taxa que deve ser paga no Setor Financeiro da PUCRS (Prédio 15, Térreo).

Importante: os dados constantes do documento encaminhado serão reproduzidos em seu Diploma e seu Histórico Escolar/Certificado de Conclusão.

Carteira de estudante

Carteira de estudante

Sou aluno de Graduação. Como solicito segunda via da carteira de estudante da PUCRS?

Para solicitar a segunda via da carteira de estudante, o aluno deve comparecer na Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15) e preencher a ficha pedido. Após efetuar o pagamento da taxa para emissão de segunda via, no valor de R$20,00, no Setor Financeiro, a nova via da carteira estudantil estará disponível para retirada em dois dias úteis. Para a retirada da segunda via, é necessário apresentar um documento de identidade com foto.

Sou aluno de Graduação. Como solicito a primeira via da carteira de estudante da PUCRS?

Se você é calouro e até o momento ainda não retirou sua carteira estudantil, a mesma deve ser retirada presencialmente, na central de atendimento ao aluno, térreo do prédio 15, guichês do 22 ao 28 no registro acadêmico. Para a retirada você aluno precisar apresentar seu documento de identidade com foto.

Caso seja um terceiro, o mesmo deve ter em mãos uma autorização sua, simples, por escrito, assinada, conforme seu RG mais o seu RG e a pessoa o documento dela.

Se você for veterano e tiver perdido/extraviado a carteira estudantil, e precisar fazer novo pedido, compareça pessoalmente no mesmo local, para pagar taxa de emissão R$ 20,00 e a mesma fica pronta em 2 dias úteis.

A carteirinha estudantil é sua identificação como aluno, pessoal e intransferível, então esteja sempre com ela. Só assim você pode acessar os espaços e serviços da universidade como impressoras, Biblioteca Central, estacionamento entre outros.

PUC Online

PUC Online

Sou aluno matriculado em curso de Pós PUC Online. Aonde esclareço dúvidas?

Você deve acessar o seguinte link online.pucrs.br/central-de-duvidas

Biblioteca

Biblioteca

Como faço para conhecer todos os recursos e serviços que a Biblioteca Central Irmão José Otão disponibiliza?

Você pode obter informações sobre empréstimos, devoluções, treinamentos e outras, no site oficial (biblioteca.pucrs.br) e nas nossas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter, @bibliotecapucrs).

Como solicito auxilio quanto ao uso da Biblioteca, pesquisa científica, normalização de documentos e outros?

Você pode nos contatar pelo e-mail [email protected], pelo WhatsApp (51) 98348-0161, pelas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter, @bibliotecapucrs) ou presencialmente, durante todo nosso horário de funcionamento.

Todas as perguntas

Ver todas as perguntas

Como acesso o wifi da PUCRS?

Para acessar a rede Eduroam
Digite seu número de matrícula sem o último dígito, seguido de @pucrs.br, e a senha que utiliza para identificar-se na rede da PUCRS.
Usuário: nº de matrí[email protected]
Senha: senha da rede
Saiba mais

Sou aluno de Graduação, devidamente matriculado, como faço para solicitar históricos escolares, declarações de matrícula ou de horários, ou ainda declaração de regime de aprovação?

Como aluno regularmente matriculado, você pode solicitar qualquer um desses documentos online, diretamente na página do aluno. Após acessar a página, clique na opção documentos, na aba à esquerda da tela e em solicitar documentos, marcando a opção desejada. Ao clicar em próximo passo, assinale a opção autorizo a realização da solicitação descrita acima e confirme a solicitação. Após alguns minutos, o(s) documento(s) estará(estarão) disponível(disponíveis) para download em PDF, com autenticação digital.

Em sendo necessário ter a via impressa e assinada de algum documento, o aluno deve se dirigir pessoalmente ao Setor Acadêmico, na Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15). Neste caso, cada documento possui uma taxa de emissão no valor de R$ 10,00 à serem pagos diretamente no Setor Financeiro. O aluno, no ato da solicitação, deverá apresentar seu documento de identificação com foto. Caso seja um terceiro, o mesmo deve apresentar uma autorização simples, por escrito, assinada, juntamente com a sua identidade e ele a dele.

Fui aluno da PUCRS, de graduação e quero pedir um histórico escolar das disciplinas, na época, quando estudei, como faço?

Alunos que estão com a matrícula trancada, situação de não matriculados ou afastados, devem se dirigir pessoalmente ao Setor Acadêmico, na Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15). Neste caso, a emissão do histórico escolar possui uma taxa de emissão no valor de R$ 10,00 à serem pagos diretamente no Setor Financeiro. O aluno, no ato da solicitação, deverá apresentar seu documento de identificação com foto. Caso seja um terceiro, o mesmo deve apresentar uma autorização simples, por escrito, assinada, juntamente com a sua identidade e ele a dele. Aqueles que não residem em Porto Alegre ou estejam impossibilitados por motivo de saúde, podem contatar pelo e-mail [email protected].

Sou ex aluno da PUCRS, alumni, diplomado, e preciso pedir uma segunda via do meu histórico escolar de formado/certificado de conclusão de curso, como faço?

Alunos formados, devem se dirigir pessoalmente ao Setor Acadêmico, na Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15). Neste caso, a emissão do histórico escolar possui uma taxa de emissão no valor de R$ 30,00 (pagos diretamente no Setor Financeiro). O aluno, no ato da solicitação, deverá apresentar seu documento de identificação com foto. Caso seja um terceiro, o mesmo deve apresentar uma autorização simples, por escrito, assinada, juntamente com a sua identidade e ele a dele. O documento geralmente é emitido na hora, mas dependendo do ano de formação, pode levar um prazo maior. Aqueles que não residem em Porto Alegre ou estejam impossibilitados por motivo de saúde, podem contatar pelo e-mail [email protected].

Qualquer pessoa pode solicitar documentos em meu nome? E retirá-los, também?

Para solicitar todo e qualquer documento da PUCRS, outra pessoa pode fazer o pedido em seu nome, mas, para efetuar a retirada, é necessário que o procurador, devidamente habilitado, apresente seu documento original e uma autorização escrita assinada pelo aluno, juntamente com a cópia do documento de identidade do estudante, para fins de conferência da assinatura. A procuração pode ser simples, ou seja, não precisa ser reconhecida em tabelionato, mas a assinatura deve estar de acordo com o documento apresentado.

Fui aluno da PUCRS, do Campus Uruguaiana, como posso obter documentos referentes a minha vida acadêmica na Instituição?

Você pode solicitar a documentação através do envio de um e-mail ([email protected]), especificando os documentos de que precisa e informando os seguintes dados completos:

  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Ano de conclusão do curso, se for o caso;
  • Endereço Completo com CEP;
  • Telefones para contato com prefixo.

Após verificação dos dados, você receberá orientação sobre o pedido e a retirada da documentação solicitada. Caso queira, também pode comparecer pessoalmente na Central de Atendimento ao Aluno, no térreo do Prédio 15, portando o documento de identidade, para os devidos fins.

Fui aluno da PUCRS, do Campus Viamão (antiga FAFIMC), como posso obter documentos referentes a minha vida acadêmica na Instituição?

Você pode solicitar a documentação através do envio de um e-mail ([email protected]), especificando os documentos de que precisa e informando os seguintes dados completos:

  • Nome completo;
  • Curso;
  • RG;
  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Ano de conclusão do curso, se for o caso;
  • Endereço Completo com CEP;
  • Telefones para contato com prefixo.

Após verificação dos dados, você receberá orientação sobre o pedido e a retirada da documentação solicitada. Caso queira, também pode comparecer pessoalmente na Central de Atendimento ao Aluno, no térreo do Prédio 15, portando o documento de identidade, para os devidos fins.

Perdi/Extraviei meu diploma de graduação, sou formado antes de 2022. E agora, como procedo para solicitar a Segunda Via do documento?

Para solicitar a Segunda Via do Diploma, o aluno deve comparecer pessoalmente ao Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), apresentando cópia do seu RG. Caso o aluno não tenha o RG Civil, poderá apresentar cópia dos seguintes documentos para anexar ao pedido: Carteira de Trabalho ou Carteira de Conselho. Se o documento for a CNH, será necessário anexar junto uma cópia da Certidão de Nascimento e/ou Certidão de Casamento/Averbação do Divórcio, se for o caso.

No ato da solicitação da Segunda Via do Diploma, o aluno deverá efetuar o pagamento da taxa de emissão no valor de R$ 55,00 a ser pago no Setor Financeiro da própria Central de Atendimento ao Aluno. O prazo para emissão da Segunda Via do Diploma é de, em média, 15 dias úteis. Para a retirada, no mesmo local, o aluno deverá apresentar documento de identificação com foto.

Caso um terceiro venha fazer o pedido em seu nome, é necessário que o procurador, devidamente habilitado, apresente seu documento original e uma autorização escrita assinada pelo aluno, juntamente com a cópia do documento de identidade do mesmo, para fins de conferência da assinatura. A procuração pode ser simples, ou seja, não precisa ser reconhecida em tabelionato, mas a assinatura deve estar de acordo com o documento apresentado.

Aqueles que não residem em Porto Alegre ou estejam impossibilitados por motivo de saúde, podem contatar pelo e-mail [email protected].

Perdi/Extraviei meu Certificado de Especialização. E agora, como procedo para solicitar a Segunda Via do documento?

Para solicitar a Segunda Via do Certificado de Especialização, o aluno deve comparecer pessoalmente ao Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), apresentando cópia do seu RG. Caso o aluno não tenha o RG Civil, poderá apresentar cópia dos seguintes documentos para anexar ao pedido: Carteira de Trabalho ou Carteira de Conselho. Se o documento for a CNH, será necessário anexar junto uma cópia da Certidão de Nascimento e/ou Certidão de Casamento/Averbação do Divórcio, se for o caso.

No ato da solicitação da Segunda Via do Certificado de Especialização, o aluno deverá efetuar o pagamento da taxa de emissão no valor de R$ 55,00 a ser pago no Setor Financeiro da própria Central de Atendimento ao Aluno. O prazo para emissão da Segunda Via do Certificado de Especialização leva em média 15 dias úteis. Para a retirada, no mesmo local, o aluno deverá apresentar documento de identificação com foto.

Caso um terceiro venha fazer o pedido em seu nome, é necessário que o procurador, devidamente habilitado, apresente seu documento original e uma autorização escrita assinada pelo aluno, juntamente com a cópia do documento de identidade do mesmo, para fins de conferência da assinatura. A procuração pode ser simples, ou seja, não precisa ser reconhecida em tabelionato, mas a assinatura deve estar de acordo com o documento apresentado.

Aqueles que não residem em Porto Alegre ou estejam impossibilitados por motivo de saúde, podem contatar pelo e-mail [email protected].

Perdi/Extraviei meu Diploma de Mestrado/Doutorado. E agora, como procedo para solicitar uma Segunda Via do(s) documento(s)?

Para solicitar a Segunda Via de Diploma, tanto de Mestrado quanto de Doutorado, o aluno deve comparecer pessoalmente ao Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), apresentando cópia do seu RG. Caso o aluno não tenha o RG Civil, poderá apresentar cópia dos seguintes documentos para anexar ao pedido: Carteira de Trabalho (modelo novo) ou Carteira de Conselho. Se o documento for a CNH, será necessário anexar junto uma cópia da Certidão de Nascimento e/ou Certidão de Casamento/Averbação do Divórcio, se for o caso.

No ato da solicitação da Segunda Via de Diploma (Mestrado/Doutorado), o aluno deverá efetuar o pagamento da taxa de emissão no valor de R$ 55,00 cada via, a ser pago no Setor Financeiro da própria Central de Atendimento ao Aluno. O prazo para emissão da segunda via de Diploma (Mestrado/Doutorado) é, em média, de 15 dias úteis. Para a retirada, no mesmo local, o aluno deverá apresentar documento de identificação com foto.

Caso um terceiro venha fazer o pedido em seu nome, é necessário que o procurador, devidamente habilitado, apresente seu documento original e uma autorização escrita assinada pelo aluno, juntamente com a cópia do documento de identidade do mesmo, para fins de conferência da assinatura. A procuração pode ser simples, ou seja, não precisa ser reconhecida em tabelionato, mas a assinatura deve estar de acordo com o documento apresentado.

Aqueles que não residem em Porto Alegre ou estejam impossibilitados por motivo de saúde, podem contatar pelo e-mail [email protected].

Como é calculado o valor da semestralidade?

O valor da semestralidade é calculado de acordo com o número de créditos em que o aluno efetuar a sua matrícula. Seguindo sistemática de praxe, o valor da primeira mensalidade corresponde à média de créditos de cada curso ou grupo de cursos. Esta média está indicada no próprio documento bancário destinado ao pagamento. O saldo da semestralidade (total do semestre menos a primeira mensalidade) será dividido em cinco parcelas a serem pagas nos próximos cinco meses, com vencimento no dia 15 de cada mês.

Como fico sabendo o valor das mensalidades para poder planejar a minha matrícula?

Os valores das mensalidades, estabelecidos em consonância com a legislação vigente, encontram-se publicados no Setor Financeiro Acadêmico e em todas as Faculdades, juntamente com o texto de Proposta de Prestação de Serviços Educacionais.

Como posso saber o valor de meu débito junto a Universidade?

Para alunos da Graduação, basta entrar no site “Informações Acadêmico-administrativas do Aluno”.

Para os demais alunos (Pós-Graduação, Educação a Distância, Extensão, etc.), entrar em contato com o Setor Financeiro Acadêmico.

Como consigo o comprovante dos pagamentos efetuados no ano anterior para fins de declaração de Imposto de Renda?

Para alunos da Graduação, basta entrar no site “Informações Acadêmico-administrativas do Aluno” e emitir o documento.

Para os demais alunos da Pós-Graduação, poderá solicitar e retirar o documento, que é impresso na hora, diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade, mediante identificação.

Por que duas ou mais mensalidades às vezes vencem no mesmo mês?

O vencimento de mais de uma mensalidade no mesmo mês pode ocorrer quando o aluno efetuar matrícula fora de prazo. O valor semestral devido pelos créditos matriculados é dividido em 06 parcelas, sendo a primeira paga no ato da matrícula, e as demais 05 com vencimento no dia 15 de cada mês. Excepcionalmente nestes casos, as parcelas já vencidas em relação aos demais alunos matriculados no período regular estarão vencendo em uma única data.

Ao incluir uma disciplina de Língua Estrangeira na minha matrícula, qual o valor que deverei pagar?

Somam-se os créditos da disciplina aos créditos já matriculados. Após confira o valor da soma dos créditos na tabela de valores de seu curso.

Sendo as línguas estrangeiras da Faculdade de Letras, tenho direito ao Desconto de Licenciatura?

O desconto do Programa Bolsa Licenciatura é concedido somente para alunos que estejam matriculados em Curso de Licenciatura.

Como faço para solicitar débito em conta?

A solicitação deverá ser feita diretamente nos bancos autorizados: BANRISUL, BANCO DO BRASIL e BRADESCO.

Como faço o cancelamento do débito em conta?

O cancelamento do débito em conta deverá ser solicitado diretamente no banco ao qual foi autorizado o débito.

É permitida a alteração da data de vencimento das mensalidades?

O vencimento das mensalidades é único para todos os alunos no dia 15 de cada mês. Não temos possibilidade de alteração de data.

Como retirar segunda via do boleto de pagamento?

— Pelo Portal da PUCRS. Somente para alunos da Graduação; –

Demais níveis de ensino podem solicitar através do e-mail: [email protected].

O que devo fazer para atualizar o endereço de entrega do boleto?

É de responsabilidade do aluno manter o seu endereço atualizado junto ao cadastro geral da Universidade. Para a atualização, o aluno poderá fazê-lo no site da PUCRS ou diretamente na Coordenadoria de Registro Acadêmico, Prédio 15, andar Térreo – Central de Atendimento ao Aluno.

Existe devolução de valor no cancelamento ou trancamento de matrícula?

Sim. Trancamento ou cancelamento formalizado junto à Coordenadoria de Registro Acadêmico antes do início do período letivo dá direito à devolução de 80% do valor pago.

A partir de quando deixo de pagar a mensalidade?

Em caso de trancamento ou cancelamento realizado após o início do período letivo, o aluno deixará de pagar a mensalidade no mês seguinte à solicitação formalizada junto à Coordenadoria de Registro Acadêmico.

Existe devolução de valor no cancelamento de disciplinas?

Sim. Cancelamento de créditos disciplina(s) ocorrido no período de Complementação de Matrícula (ver Calendário Escolar) será deduzido no boleto do mês seguinte.

A partir de quando deixo de pagar as disciplina(s) canceladas?

O aluno deixará de pagar as disciplinas canceladas após o período de Complementação do Requerimento de Matrícula (ver calendário acadêmico) a partir do mês seguinte ao pedido protocolado na Coordenadoria de Registro Acadêmico.

Quanto tempo leva para a PUCRS me restituir algum valor por ocasião de cancelamento ou trancamento de matrícula com devolução?

O aluno que solicitar devolução de valores pagos, por ocasião do Cancelamento ou Trancamento de matrícula, quando atendido os requisitos para devolução, terá seu valor restituído em até 07 (sete) dias úteis após deferido o pedido protocolado junto a Coordenadoria de Registro Acadêmico.

Qual o prazo de entrega dos contratos dos créditos educativos?

Visite a página do Incentivo à Educação.

Quais opções de bolsas, financiamentos e créditos educativos que a Universidade oferece aos alunos?

Visite a página do Incentivo à Educação.

Como faço para solicitar o desconto familiar?

Compareça no Setor Financeiro Acadêmico, Prédio 15, andar Térreo – Central de Atendimento ao Aluno, para preencher o formulário de solicitação.

Para mais informações visite a página de Incentivo à Educação.

Qual data para inscrição no vestibular da PUCRS?

Visite a página do vestibular PUCRS.

Qual o valor do primeiro semestre para quem passa no vestibular?

Visite a página de Mensalidades da Graduação.

Como entro em contato com o Setor Financeiro Acadêmico?

Telefone: (51) 3320-3588

E-mail: [email protected]

WhatsApp: (51) 98443-0788

Qual a diferença entre trancamento e cancelamento de matrícula?

O trancamento da matrícula permite o afastamento do aluno por quatro semestres consecutivos, a contar da data da última matrícula efetuada, sem perder seu vínculo com a PUCRS. Sendo assim, o aluno pode retornar ao curso através da solicitação de REINGRESSO. A análise do pedido levará em conta as migrações curriculares que possam ter ocorrido no curso, mas sem prejuízo à vaga do aluno.

No caso de cancelamento de matrícula, ao efetuar esse requerimento o aluno perde automaticamente seu vínculo com a PUCRS. Caso queira retornar à Universidade, deverá prestar novo Concurso Vestibular, ou recorrer a outra forma de ingresso oferecida pela Universidade: transferência, ingresso de diplomado ou concessão de vagas a bolsistas do PROUNI. Entretanto, para alunos que já possuem, ao menos, um (1) semestre cursado PUCRS, as disciplinas já cursadas são mantidas no Histórico Escolar do Aluno, para fins de aproveitamento, mesmo tendo tido sua matrícula anterior cancelada.

Como faço para requerer o trancamento da matrícula de Graduação?

Para solicitar o trancamento de matrícula, o aluno deve comparecer pessoalmente, no Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), portando um documento de identificação com foto.

Caso um terceiro venha fazer o pedido em seu nome, é necessário que o procurador, devidamente habilitado, apresente seu documento original e uma autorização escrita assinada pelo aluno, juntamente com a cópia do documento de identidade do estudante, para fins de conferência da assinatura. A procuração pode ser simples, ou seja, não precisa ser reconhecida em tabelionato, mas a assinatura deve estar de acordo com o documento apresentado.

Estou com minha matrícula trancada. Quanto tempo de vínculo ainda mantenho com a PUCRS?

O período de vínculo é de quatro (04) semestres consecutivos, ou dois (02) anos, a contar da última matrícula efetuada na PUCRS. Passado esse prazo, o aluno ainda tem a possibilidade de solicitar o Reingresso (sujeito às migrações curriculares) e, após análise da Coordenação do seu curso, ter o pedido deferido.

Estou com minha matrícula trancada, porém quero retornar e dar continuidade ao mesmo curso. Como devo proceder para pedir meu REINGRESSO?

Você pode solicitar REINGRESSO PARA O MESMO CURSO pelo site da PUCRS, nos períodos pré-estabelecidos no Calendário Escolar do corrente ano letivo. É importante que o Edital do processo seja lido integralmente no site.

Sou aluno matriculado na PUCRS, mas gostaria de mudar de curso. Como procedo para solicitar uma REOPÇÃO de curso?

Você pode solicitar REOPÇÃO pelo site da PUCRS, no site da PUCRS, nos períodos pré-estabelecidos no Calendário Escolar do corrente ano letivo. É importante que o Edital do processo seja lido integralmente no site. 1ª) Solicitação do Pedido (Setor Acadêmico)
A solicitação é feita na Central de Atendimento ao Aluno, no Setor Acadêmico (térreo do Prédio 15), devendo o aluno informar ao atendente do guichê que gostaria de reingressar na instituição com pedido de REOPÇÃO de curso.
2ª) Negativa de Débito (Setor Financeiro)
Após a solicitação no Setor Acadêmico, o aluno será encaminhado ao Setor Financeiro para retirar uma negativa de débito, pois não pode possuir pendências financeiras para requerer o reingresso.
3ª) Protocolo do Pedido (Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno)
Posteriormente ao preenchimento do formulário na Central, depois da consulta nos Setores Acadêmico e Financeiro, o aluno deverá retornar ao Acadêmico a fim de protocolar seu pedido que ficará condicionado à existência de vagas. No caso de aluno bolsista ProUni, é possível a participação nos processos reopção de curso, desde que preencha os requisitos acadêmicos e os requisitos específicos do ProUni.

Estou com minha matrícula trancada, porém agora pretendo retornar e cursar um outro curso. Como devo proceder para pedir REINGRESSO com REOPÇÃO DE CURSO? Isso é possível? Como procedo?

Você pode solicitar REINGRESSO COM REOPÇÃO DE CURSO pelo site da PUCRS, nos períodos pré-estabelecidos no Calendário Escolar do corrente ano letivo. É importante que o Edital do processo seja lido integralmente no site.

O que são disciplinas eletivas?

São disciplinas que não constam na matriz curricular do curso, mas que, dentro de um leque de escolhas, devem ser selecionadas e cursadas pelos alunos para que eles possam completar o currículo pleno do curso. Cada curso exige um número mínimo de créditos cursados como disciplinas eletivas. Aconselhamos que os alunos verifiquem, junto à secretaria do curso, qual é o número de créditos exigidos e quais são as disciplinas eletivas oferecidas.

Quero cancelar uma disciplina, como devo proceder?

Para solicitar cancelamento de disciplinas, o aluno deve comparecer pessoalmente, no Setor Acadêmico da Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15), portando um documento de identificação com foto. Caso um terceiro venha fazer o pedido em seu nome, é necessário que o procurador, devidamente habilitado, apresente seu documento original e uma autorização escrita assinada pelo aluno, juntamente com a cópia do documento de identidade do estudante, para fins de conferência da assinatura. A procuração pode ser simples, ou seja, não precisa ser reconhecida em tabelionato, mas a assinatura deve estar de acordo com o documento apresentado.

O prazo limite de cancelamento de disciplinas é sempre pré-estabelecido no Calendário Escolar, para conhecimento do aluno.

Como faço para solicitar aproveitamentos de disciplinas?

É possível encaminhar solicitação de aproveitamentos diretamente pelo seu Portal do Aluno (acesso pelo site da PUCRS, em “SOU ALUNO”). A opção para solicitação – “SOLICITAÇÃO DE APROVEITAMENTO” – se encontra na aba “ACADÊMICO”.

Como faço para validar as atividades complementares?

A entrega do material a ser validado como atividade complementar deve ser feita diretamente na secretaria do respectivo curso, respeitando o regimento estabelecido por cada Escola. Mais informações estão disponíveis na página de cada Escola.

Como posso obter informações sobre currículo e horário do curso que pretendo cursar?

Essas informações mais específicas a respeito do curso devem ser esclarecidas diretamente na secretaria de cada curso ou via site da Escola.

A PUCRS emite documentos em outro idioma?

A PUCRS só fornece documentos na língua oficial do País, ou seja, na língua portuguesa. Caso seja necessário traduzi-los, o estudante deve procurar um profissional habilitado, no caso, um tradutor juramentado.

Como faço para requerer uma revalidação de conteúdos programáticos para o exterior?

O primeiro passo é reunir TODOS os conteúdos programáticos de todas as disciplinas cursadas em cada unidade acadêmica responsável pela disciplina. De posse dos conteúdos, o pedido deve ser protocolado, pessoalmente, na Central de Atendimento ao Aluno (Térreo do Prédio 15), com pagamento de uma taxa de R$ 20,00, pagos diretamente no Setor Financeiro e preenchimento do formulário de requerimento geral com especificação do país para o qual o material será encaminhado. O prazo para confecção da revalidação é, em média, de 15 dias úteis.

Como é feito o envio de documentos para o exterior?

A PUCRS não envia documentos acadêmicos de estudantes para o exterior, mas pode envelopá-los, sem qualquer custo adicional, para que sejam postados pelos próprios interessados. Para isso, o estudante (ou seu procurador) deve entregar os documentos diretamente no Setor Acadêmico da Central de Atendimento do Aluno (térreo do Prédio 15), fornecendo os dados completos do destinatário. Para maior segurança na confecção da etiqueta, recomenda-se que o endereço seja enviado ao Setor pelo e-mail [email protected]. O envelope – devidamente timbrado, endereçado e lacrado – pode ser retirado no mesmo local num prazo médio de 24 horas. No caso de esses procedimentos serem realizados por um terceiro, basta que esta pessoa apresente um documento de identidade original e uma autorização escrita assinada, com a cópia de um documento do aluno para conferência da assinatura, não sendo necessária procuração firmada em tabelionato.

A PUCRS faz o preenchimento de formulários para o exterior?

Quando necessário, a PUCRS preenche os formulários com informações acadêmicas a serem enviados ao exterior. Para isso, basta que o estudante (ou seu procurador) entregue o formulário – assinado, se for o caso, e com os dados pessoais já preenchidos – no Setor Acadêmico da Central de Atendimento do Aluno (térreo do Prédio 15). Não há custo para esse procedimento, e o prazo para devolução do formulário, devidamente preenchido e assinado, é, em média, de 24 horas. Saliente-se que postagem para envio do formulário pelos correios deve ser feita pelo próprio aluno interessado. Também é importante informar que, no caso de a solicitação e a retirada do formulário serem realizadas por um terceiro, essa pessoa deve apresentar um documento de identidade original seu e uma autorização escrita assinada pelo estudante, com a cópia de um documento de identidade para conferência da assinatura, não sendo necessária procuração firmada em tabelionato.

Como obtenho o acesso ao Moodle e qual o endereço para acessar a plataforma?

Você deve, primeiramente, acessar o seu Correio Acad. Em suas Mensagens, na Caixa de Entrada, deverá constar uma mensagem automática do MOODLE com a instrução para seu primeiro acesso ao sistema. O endereço de acesso é moodle.pucrs.br.

Como faço para acessar o Portal do Aluno?

Após acessar o site da PUCRS, clique no link SOU PUCRS e na opção SOU ALUNO. No campo indicado, digite sua matrícula sem o dígito e insira sua senha. Lembre-se de que essa senha foi cadastrada no ato da sua matrícula na PUCRS. Em caso de esquecimento da senha, você pode recuperar através do site http://trocasenha.pucrs.br, clicando em Sou aluno, Sistemas e no final do formulário clicar em “Recuperar a senha?”.

Em caso de alguma dificuldade o aluno deve entrar em contato com o Service Desk (GTIT) nos seguintes canais de atendimento:

  • Telefone (51) 3353-4545
  • E-mail: [email protected]
  • WhatsApp – 984430788 – Opção 3 – Suporte de TI (Service Desk)

Como faço para acessar o meu e-mail acadêmico (Correio Edu)?

Após o processo de matrícula, o aluno receberá um e-mail de boas-vindas informando o seu endereço de e-mail acadêmico e um link para a criação de senha. Após a criação da senha, o aluno pode acessar a página do e-mail através do Portal do Aluno e, no ícone Pessoal, na aba do lado esquerdo da tela, clicar em Correio Acad. Também pode ser acessado diretamente através dos endereços: correio.pucrs.br ou portal.office.com (esse último direciona ao Office 365, que também permite acesso ao e-mail). A criação do e-mail é um processo automático.

Em caso de alguma dificuldade o aluno deve entrar em contato com o Service Desk (GTIT) nos seguintes canais de atendimento:

  • Telefone (51) 3353-4545
  • E-mail: [email protected]
  • WhatsApp – 984430788 – Opção 3 – Suporte de TI (Service Desk)

Com a senha de 4 dígitos eu acesso exatamente o quê?

Você acessa o seu Portal do Aluno – GRADUAÇÃO; efetua serviços acadêmicos na Central de Atendimento ao Aluno, no Setor Acadêmico; tem acesso ao aplicativo da PUCRS para dispositivos móveis; e, ainda, retira livros na Biblioteca Central, podendo fazer renovação online de livros no site da Biblioteca.

Bloqueei minha senha do Portal do Aluno, como devo proceder agora?

Você deve clicar na opção Esqueci minha senha, abaixo do botão de acesso ao portal de Graduação, para receber, em seu e-mail acadêmico, uma mensagem automática com uma nova senha. Caso queira, também pode comparecer pessoalmente na Central de Atendimento ao Aluno, no térreo do Prédio 15, portando o documento de identidade, para cadastrar uma nova senha de acesso.

Como devo proceder caso não recorde minha senha do e-mail acadêmico?

Você pode acessar o Portal do Aluno e, no ícone Pessoal, na aba do lado esquerdo da tela, clicar em Correio Acad. Ali constará a opção Recuperar Senha. Sua senha será resetada, e a nova senha será composta pelos oito (08) últimos caracteres de seu documento de identificação. Caso prefira, você pode entrar em contato com o Help Desk, pelo fone (51) 3320-4545, para recuperar sua senha.

Caso tenha esquecido minha senha de acesso ao Moodle, como procedo?

Você deve entrar em contato diretamente com a Central de Suporte ao Moodle, pelo telefone (51) 3320-3644 (Help Class).

Sou formando neste semestre. Preciso formalizar pedido de formatura?

Sim. Todo aluno que for colar grau no fim do semestre em curso deve requerer pedido de formatura, através do preenchimento de formulário no Portal do Aluno, em “Requerimento de Formatura”. O pedido deverá ser instruído com arquivo que disponha de sua Identidade Civil (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Ordem/Conselho). Caso encaminhe arquivo com a CNH, você deverá anexar, também, Certidão de Nascimento.

Importante: os dados constantes do documento encaminhado serão reproduzidos em seu Diploma e seu Histórico Escolar/Certificado de Conclusão.

O que é o Diploma Digital? 

Diploma digital de curso superior de graduação é o documento com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais. Ele é regido pela portaria 554 de 11 de março de 2019, que dispõem sobre a emissão e o registro de diplomas de graduação.

A partir de 1º janeiro de 2022, todo o diploma de graduação no Brasil é via digital, bem como os emitidos pela PUCRS.

Quando posso solicitar minha Láurea Acadêmica?

 A Láurea Acadêmica pode ser solicitada ao término do semestre em que o aluno está concluindo o curso de graduação. 

É conferida a Láurea Acadêmica, desde que atendidos todos os requisitos seguintes:

  • coeficiente de rendimento igual ou superior a 8,5 (oito vírgula cinco) nas disciplinas do currículo;
  • nenhum grau final inferior a 8,0 (oito);
  • pelo menos 2/3 (dois terços) de graus finais iguais ou superiores a 9,0 (nove);
  • no mínimo 50% do curso feito na PUCRS, sem qualquer penalidade prevista no regime disciplinar.

O cumprimento dos requisitos estabelecidos em Regimento Geral desta Universidade é verificado pelo Colegiado Acadêmico da Escola e pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada, no que for de sua competência.

Estou me formando agora, mas não tenho interesse em participar da solenidade. Posso solicitar formatura em gabinete? Como devo proceder?

Sim. Deve ser encaminhado o requerimento de formatura – através do preenchimento de formulário no Portal do Aluno, em “Requerimento de Formatura” – com a indicação, no pedido, de que a colação será em gabinete. O pedido deverá ser instruído com arquivo que disponha de sua Identidade Civil (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Ordem/Conselho). Caso encaminhe arquivo com a CNH, você deverá anexar, também, Certidão de Nascimento.

De igual modo, além da sinalização no pedido de formatura, você deverá entrar em contato com a Secretaria de seu curso, para manifestar que sua colação será realizada em gabinete.

A colação de grau em gabinete tem custo de R$ 55,00, taxa que deve ser paga no Setor Financeiro da PUCRS (Prédio 15, Térreo).

Importante: os dados constantes do documento encaminhado serão reproduzidos em seu Diploma e seu Histórico Escolar/Certificado de Conclusão.

Sou aluno de Graduação. Como solicito segunda via da carteira de estudante da PUCRS?

Para solicitar a segunda via da carteira de estudante, o aluno deve comparecer na Central de Atendimento ao Aluno (térreo do Prédio 15) e preencher a ficha pedido. Após efetuar o pagamento da taxa para emissão de segunda via, no valor de R$20,00, no Setor Financeiro, a nova via da carteira estudantil estará disponível para retirada em dois dias úteis. Para a retirada da segunda via, é necessário apresentar um documento de identidade com foto.

Sou aluno de Graduação. Como solicito a primeira via da carteira de estudante da PUCRS?

Se você é calouro e até o momento ainda não retirou sua carteira estudantil, a mesma deve ser retirada presencialmente, na central de atendimento ao aluno, térreo do prédio 15, guichês do 22 ao 28 no registro acadêmico. Para a retirada você aluno precisar apresentar seu documento de identidade com foto.

Caso seja um terceiro, o mesmo deve ter em mãos uma autorização sua, simples, por escrito, assinada, conforme seu RG mais o seu RG e a pessoa o documento dela.

Se você for veterano e tiver perdido/extraviado a carteira estudantil, e precisar fazer novo pedido, compareça pessoalmente no mesmo local, para pagar taxa de emissão R$ 20,00 e a mesma fica pronta em 2 dias úteis.

A carteirinha estudantil é sua identificação como aluno, pessoal e intransferível, então esteja sempre com ela. Só assim você pode acessar os espaços e serviços da universidade como impressoras, Biblioteca Central, estacionamento entre outros.

Sou aluno matriculado em curso de Pós PUC Online. Aonde esclareço dúvidas?

Você deve acessar o seguinte link online.pucrs.br/central-de-duvidas

Como faço para conhecer todos os recursos e serviços que a Biblioteca Central Irmão José Otão disponibiliza?

Você pode obter informações sobre empréstimos, devoluções, treinamentos e outras, no site oficial (biblioteca.pucrs.br) e nas nossas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter, @bibliotecapucrs).

Como solicito auxilio quanto ao uso da Biblioteca, pesquisa científica, normalização de documentos e outros?

Você pode nos contatar pelo e-mail [email protected], pelo WhatsApp (51) 98348-0161, pelas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter, @bibliotecapucrs) ou presencialmente, durante todo nosso horário de funcionamento.