Gerar desenvolvimento e impacto social é uma causa que acompanha a PUCRS desde a sua fundação. Exemplo disso é o nosso compromisso com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A atuação da comunidade universitária em prol deste plano de ação global traduzido em 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) vem avançando ano após ano. Atualmente, contribuímos com 15 das 17 ODS.
Seguimos buscando ampliar e qualificar nossa atuação para cumprir mais metas de impacto social por meio de ações de ensino, pesquisa, extensão, inovação, e diversas outras áreas que engajam centenas de estudantes, educadores, pesquisadores e colaboradores.
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos.
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos*.
Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda.
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.