Muito trabalho, novos projetos e diversos eventos marcaram o ano de 2019 para a equipe do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS. Neste ano, o IMA esteve focado, sobretudo, em ações de retorno direto e indireto para a comunidade externa.
Com o lançamento do curso de MBA em Gestão de Projetos e Sustentabilidade Ambiental no início do ano, o Instituto buscou provocar o mercado e os profissionais acerca das atribuições do gestor ambiental nas empresas. Por isso, organizou-se, em março, a mesa-redonda “O papel do gestor de projetos na implantação de políticas ambientais nas empresas”, com a participação de Larissa Gressler Garcia, engenheira química especialista em Meio Ambiente na empresa CMPC Celulose Riograndense, de Luiz Carlos Zancanella Junior, Diretor de TI na Safeweb Segurança da Informação e Presidente do Instituto Safeweb, e dos professores do curso de MBA, Walter Koch e Alessandra Pires.
Ainda em março, foi promovido o Workshop “Regioaktiv: aumento da proteção ambiental e geração de renda da comunidade da Vila São Judas Tadeu”, referente a projeto de pesquisa desenvolvido na Vila São Judas Tadeu pela PUCRS, em parceria com Amovita (Associação dos Moradores da Vila São Judas Tadeu) e com as instituições alemãs BdW, NUE e ENVITECPRO. O foco do encontro foi a promoção da conscientização ambiental e a qualidade de vida dos moradores.
Em abril, a coordenação do MBA realizou a aula inaugural do curso aberta ao público e com entrada franca. A atividade, desenvolvida pela disciplina “Cases: impactos ambientais”, aconteceu em dois momentos no dia 05 de abril – a primeira etapa ocorreu durante a tarde e a segunda, à noite. No mesmo mês, o IMA promoveu o Workshop de Monitoramento de Fauna e Flora do Pró-Mata, para discussão e propostas de metodologias de monitoramento da fauna e da flora do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata.
O IMA participou da quinta edição do Fascination of Plants Day, em maio deste ano, com a segunda edição da exposição “Plantas fascinantes do Pró-Mata”, que trouxe imagens de plantas existentes no Centro. Para lembrar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável, a ONU declarou 20 de maio o dia mundial das abelhas. Nesse contexto, a Pedra Circular e o IMA organizaram o evento “Abelhas: o que estamos fazendo?”, neste dia, para discutir de que forma o comportamento humano tem afetado as abelhas e, dessa forma, impactado na sustentabilidade dos ecossistemas.
Em junho, o Instituto concentrou seus esforços no projeto “Diagnóstico e monitoramento ambiental do Arroio Dilúvio (eixo Ipiranga)”, concebido no início de 2019, a fim de realizar as primeiras coletas de amostragem. O procedimento ocorre mensalmente em cinco pontos distribuídos ao longo da Av. Ipiranga.
Em agosto, houve foi aprovado o orçamento da PUCRS para o projeto “Change the Climate: Assuring the Quality of Environmental Strategies in Latin-American Higher Education”, do qual o IMA é integrante. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver políticas administrativas com vistas à sustentabilidade ambiental, de forma a diminuir o impacto das universidades na geração de gases-estufa e, consequentemente, contribuir para que as metas de diminuição de emissão de carbono sejam atingidas pela humanidade. O projeto, financiado pela Erasmus+, é liderado pelo professor do Instituto Universitário de Lisboa, Vasco Moreira Rato e tem o professor Nelson Ferreira Fontoura, diretor do IMA, como vice-coordenador da proposta. O projeto receberá 943 mil euros de investimento, no consórcio formado por 15 instituições, sendo quatro universidades europeias e 11 latino-americanas. O orçamento da PUCRS no projeto é de 137 mil euros. A iniciativa deve medir a “pegada de carbono” da Universidade como um todo e desenvolver ações para tornar a PUCRS uma referência como Universidade Neutra em Carbono.
Em 22 de setembro comemora-se o Dia da Defesa da Fauna. Instituído pelo Senado Federal no ano de 1980, tem como objetivo a sensibilização da importância da conservação da fauna brasileira. Em celebração à data, o IMA lançou o Guia de Pegadas de Mamíferos do Pró-Mata, que apresenta características de 28 espécies encontradas no Centro. O material foi disponibilizado para download gratuitamente no site do Instituto.
Um dos grandes destaques do ano para o IMA, sem dúvidas, foi a formalização da obtenção do status de RPPN no Diário Oficial da União, em setembro desde ano. O processo, iniciado em 2018, possibilitará a expansão das suas atividades do Centro, que – atualmente – estão voltadas para a pesquisa e a conservação da natureza.
De setembro a novembro, o IMA desenvolveu uma das atividades mais consagradas do calendário do Instituto. O concurso cultural e a exposição tema “Retratos da Fauna Silvestre” marcaram as já tradicionais atividades da Primavera na PUCRS 2019. O projeto, promovido pelo IMA, acontece desde 2015. Nesse ano, 14 participantes tiveram suas fotografias expostas no saguão da Biblioteca Central.
Para fechar o calendário de ações, em 17 de dezembro, data que é considerada o “Dia do Bioma Pampa”, o Instituto promoveu o evento “Bioma Pampa: discutindo a pecuária como uso sustentável em Reserva Legal e APP”, no auditório térreo do Prédio 50 (Escola de Negócios). As discussões abordaram a pecuária como parte fundamental para a conservação do Bioma Pampa, em função de se tratar não apenas de uma forma de manejo sustentável, mas também de parte intrínseca dos processos evolutivos e ecológicos que moldam a vegetação nativa que compõe este bioma. Cerca de 90 participantes prestigiaram o evento e tiveram a oportunidade de interagir com os convidados que compuseram a mesa para o debate.
A equipe do IMA já está trabalhando em novos projetos para o próximo ano. O principal desafio será trabalhar em um plano de ações estratégicas com vistas à ampliação das atividades desenvolvidas no Pró-Mata como RPPN.