Pesquisa sobre bromélias realizada no Pró-Mata é publicado em periódico internacional
Foto: Pixabay
Os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Pedro Abreu Ferreira e Laura Pinto Utz, juntamente com o mestrando Eduardo Malfatti publicaram o artigo Eukaryotic Communities in Bromeliad Phytotelmata: How Do They Respond to Altitudinal Differences?, na revista internacional Diversity. Para ler o artigo completo, clique aqui.
O trabalho, que faz parte da pesquisa de mestrado de Malfatti e foi desenvolvido no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza – Pró-Mata, faz uma análise a comunidade eucariótica unicelular presente em fitotelmos de bromélias da espécie Vriesea platynema em diferentes altitudes. Estas altitudes incluíram o nível do mar, uma altitude intermediária (400 m) e altitudes de mais de 900 m.
Nenhum outro estudo até o momento comparou a comunidade eucariótica presente em fitotelmos de bromélia em diferentes altitudes. As coletas de água presente nas bromélias foram realizadas sazonalmente no período de um ano. As amostras eram coletadas e levadas ao laboratório onde eram observadas em microscópio óptico e os organismos identificados em nível de espécie quando possível.