Instituto do Meio Ambiente integra projeto internacional sobre zonas costeiras e estuarinas
Iniciativa é coordenada pelo Center for Human-Environmental Research, dos Estados Unidos
Foto: Nelson Fontoura/IMA
O Instituto do Meio Ambiente da PUCRS passa a integrar o projeto internacional Estuarine Ecological Knowledge Network (EEKN), projeto do Center for Human-Environmental Research (CHER), dos EUA, para pesquisa da relação homem e estuários (ambiente aquático de transição entre um rio e o mar) em escala global. O projeto é referendado pela United Nations Ocean Decade Program e a U.S. National Academies of Science, Engineering, and Medicine. Os estuários são considerados cruciais para a saúde geral e a produtividade dos oceanos da Terra.
“A EEKN está atualmente iniciando um programa piloto no sudeste da Louisiana, ao longo da costa do Golfo do México nos Estados Unidos. Este programa, que cobre as bacias de Barataria, Rio Mississippi e Breton Sound, envolve o trabalho com comunidades pesqueiras costeiras para desenvolver novos canais de comunicação com cientistas e formuladores de políticas a respeito da saúde e produtividade das zonas costeiras e estuarinas”, explica o diretor do IMA Nelson Fontoura.
Voz ativa para comunidades pesqueiras
O programa também foi elaborado para dar às comunidades pesqueiras artesanais uma voz mais ativa na resposta às principais decisões políticas que afetam seus contextos ambientais e econômicos. A EEKN planeja expandir a área de atuação para os deltas/estuários do Rio Grande (EUA/México), Mekong (Vietnã), Laguna dos Patos (Brasil) e Danúbio (Romênia/Ucrânia).
A PUCRS, através do IMA, é o contato para desenvolver pesquisas pesqueiras da Laguna dos Patos vinculadas com o projeto. O objetivo é desenvolver um modelo replicável para usar o conhecimento ecológico adquirido pelas comunidades pesqueiras costeiras na melhoria do bem-estar dos estuários.