Com financiamento da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS (Fapergs), uma série de oitovídeos está sendo produzida com o objetivo de apresentar o ecossistema do Pró-Mata. Até o momento, dois vídeos já estão no ar (veja abaixo). Para o diretor do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS Nelson Fontoura, o projeto de divulgação visa disponibilizar informação de qualidade acessível para a população em geral, de forma a permitir a compreensão dos desafios da pesquisa científica em biodiversidade, assim como permitir o conhecimento da metodologia de trabalho e as questões gerais que orientam os trabalhos acadêmicos. “Todos os vídeos apresentam uma introdução sobre os desafios decorrentes dos impactos humanos sobre o meio ambiente, o programa PELD do CNPQ/FAPERGS e a RPPN Pró-Mata, unidade de conservação da PUCRS onde os trabalhos são desenvolvidos. Na sequência, cada vídeo apresenta um subprojeto de pesquisa em desenvolvimento”, adiciona.
Serão oito vídeos no total, sobre campos de altitude, florestas de araucárias, mamíferos, aves, anfíbios, abelhas, aranhas e DNA ambiental.
Distúrbio por fogo em campos
O vídeo apresenta as técnicas de trabalho para o estudo da biodiversidade dos campos de altitude. Em especial, o trabalho objetiva verificar o efeito do fogo sobre a biodiversidade tanto de plantas herbáceas como de invertebrados.
Os mamíferos do Pró-Mata
O vídeo aborda as diferentes técnicas para o estudo da diversidade de mamíferos, as quais vão desde a análise de pegadas, o emprego de armadilhas para pequenos mamíferos, as redes de neblina para a captura de morcegos, as armadilhas fotográficas e o uso de gravadores permanentes em campo para registro de vocalizações.
Sobre o RPPN Pró-Mata
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Pró-Mata abriga, em seus 2400 hectares, ecossistemas remanescentes primários e em regeneração da Mata Atlântica, localizados na borda do planalto da Serra Geral, no município de São Francisco de Paula. A RPPN inclui áreas de Campos de Altitude, Mata de Araucária e Mata Atlântica e abriga uma notável riqueza de elementos da flora e fauna. A RPPN Pró-Mata representa uma fração relevante da Mata Atlântica do Rio Grande do Sul, a qual é tombada pela UNESCO e compõe a Reserva de Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida internacionalmente como um dos 25 hotspots de biodiversidade mundial.