Pró-Mata inaugura Torre de Observação de Aves
A estrutura proporciona a implementação de metodologias de pesquisa que envolvam observações de aves
Fotos: Glauco Schüssler
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Pró-Mata realizou a inauguração oficial da Torre de Observação de Aves, estrutura que possibilita que alunos e pesquisadores possam desenvolver estudos com estes animais. A ocasião contou com a presença do substituto da Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Paulo Guilherme Carniel Wagner.
Torre de Observação de Aves
A Torre de Observação de Aves do Pró-Mata é uma estrutura metálica com três andares de altura (12m), com a finalidade de permitir a observação de aves junto ao estrato superior das árvores. Além disso, a torre proporciona uma vista do vale do Arroio Bananeiras. Sua construção inicial contou com patrocínio da Fundação Grupo Boticário e finalizada com recursos do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS (IMA), obtidos através de contrato de prestação de serviço.
A professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Carla Fontana desenvolve pesquisas no Museu de Ciências e Tecnologia (MCT) da PUCRS onde exerce o cargo de curadora das coleções de aves e mamíferos, além de coordenar o Laboratório de Ornitologia. A pesquisadora explica sobre a utilização científica da torre para a observação das aves de dossel da floresta, que poderiam ser subamostradas do solo.
“A observação de aves, a partir da torre, poderá ser um recurso adicional ao nosso monitoramento de Aves na RPPN Pró-Mata e, com certeza, facilitará a implementação de metodologias de pesquisa/ensino que envolvam observação de aves”, conta a docente.
Representante do IBAMA visitou o Pró-Mata recentemente / Foto: Arquivo pessoal
Além disso, Fontana pontua que todos os projetos que são desenvolvidos no Pró-Mata e que contam com a participação de alunos de graduação e pós-graduação poderão usufruir da estrutura da Torre de Observações. Eventualmente, serão desenvolvidas algumas pesquisas associadas diretamente à Torre, sempre com o apoio e orientação da professora Fontana.
Sobre a RPPN Pró-Mata
Com 2,4 mil hectares e extensas áreas de Mata Atlântica, florestas com araucária e campos naturais, o Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza (Pró-Mata), em São Francisco de Paula, é reconhecido como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Desde sua inauguração, em 1996, o Pró-Mata constitui-se no viés ambiental dos princípios maristas para educação, pesquisa e extensão, priorizando a formação de pessoas e a geração de conhecimento.