O Projeto Escola Sustentável surgiu em 2011 com o apoio do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o Comitê de Gestão Ambiental (CGA) da PUCRS. A equipe do Projeto Escola Sustentável é composta por professores e alunos da PUCRS de diversas áreas do conhecimento e propõe o levantamento do desempenho ambiental escolar através da avaliação de diversos itens como o uso da água, o uso da energia, o descarte correto dos resíduos, a seleção de fornecedores e materiais mais sustentáveis, entre outros itens (ver a tabela abaixo). A partir deste levantamento e da utilização de um banco de ações sustentáveis, continuamente atualizado, podemos auxiliar Escolas a adotar uma postura de responsabilidade ambiental entre seus alunos, professores, pessoal técnico-administrativo e gestores.
Eixos de Atuação | |
---|---|
Água | Valoração do recurso hídrico, otimização do recurso através de melhorias na infraestrutura e campanhas de conscientização. |
Energia | Discussão sobre as várias formas de energia, otimização do uso da energia através de adaptações na infraestrutura e campanhas de conscientização. |
Matéria-prima | Identificação dos principais materiais adquiridos na rotina escolar, busca por alternativas sustentáveis, otimização do uso dos materiais através de mudanças na rotina administrativa e campanhas de conscientização. |
Fornecedores | Busca por fornecedores mais sustentáveis (empresas locais, certificadas, economia solidária…). |
Resíduos | Identificação dos principais resíduos produzidos, definição da segregação e descarte correto (Mapa do descarte), campanhas de conscientização. |
Área Escolar | Avaliação das possibilidades de inserção de nichos sustentáveis no ambiente escolar (identificação de árvores, trilhas, minhocários, hortas verticais/horizontais/pneus, cisternas, espirais de ervas, lagos, criação de animais…). |
Ensino e Extensão | Identificação de atividades pedagógicas e de extensão relativas a sustentabilidade ambiental (palestras, oficinas, gincanas, filmes…) |