Pesquisador principal: Prof. Dr. Douglas Kazutoshi Sato
Objetivo principal: O referido grupo de pesquisa tem como objetivo estudar os fatores epidemiológicos, neurológicos e imunológicos afetando a população idosa, através da investigação de biomarcadores diagnósticos, prognósticos e terapêuticos, tanto clínicos, moleculares como de neuroimagem.
Hábitos comportamentais de japoneses, descentes e não descendentes de japoneses diante a pandemia pela Covid-19
Diante da atual pandemia por Covid-19, estudos que visam entender as formas de transmissão e a disseminação do vírus são relevantes para evitar a transmissão e consequente evolução de formas mais graves da doença.
A pandemia pela Covid-19 atingiu de forma diferente o Japão e o Brasil, por isso este estudo tem como objetivo observar e comparar hábitos entre japoneses, descendentes de japoneses e brasileiros sem origem japonesa residentes no Brasil com japoneses residentes no Japão.
Esse estudo é coordenado pelo Dr. Douglas Kazutoshi Sato, diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. Os demais centros participantes do estudo são:
Acreditamos que os resultados deste estudo serão informativos e contribuirão para a revisão de medidas preventivas diante da pandemia de Covid-19, bem como, para a saúde da população e hábitos comportamentais preventivos, não apenas durante a pandemia em curso, mas também, para qualquer emergência relacionada a eventos de saúde pública que venham a acontecer novamente no futuro.
Esta pesquisa, aprovada pelo do Comitê de Ética e Pesquisa da PUCRS (CAAE: 39363320.3.1001.5336), será desenvolvida através de um questionário online, que pode ser acessado no link https://pucrs.qualtrics.com/jfe/form/SV_805UX0xFdJMVzxj e leva aproximadamente de 10 a 15 minutos para ser preenchido. Qualquer pessoa com idade superior a 21 anos que resida no Brasil ou no Japão pode participar. Precisamos atingir 3 mil pessoas para dar respostas científicas e ajudar a superar esta pandemia. Contamos com o voluntariado e ajuda de todos!