Além de ajudar a se destacar no mercado de trabalho e melhorar a remuneração, aprender outra língua na PUCRS auxilia no desenvolvimento da mente
Provavelmente você já deve ter ouvido a frase “as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento”, geralmente atribuída ao cientista Albert Einstein. Mas não precisa ser nenhum gênio ou gênia para saber que quanto mais se aprende, maior é o seu potencial pessoal e profissionalmente.
Uma maneira muito eficaz de trabalhar o desenvolvimento em diferentes âmbitos é aprendendo um segundo idioma, desde os tradicionais, como inglês e espanhol; até os mais diferentes, como russo e japonês. Para ajudar na sua trajetória, o Centro de Idiomas da PUCRS (Lexis) preparou alguns motivos para você começar a estudar uma nova língua.
Você pode escolher entre alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês. Confira todas as turmas disponíveis e inscreva-se!
Segundo algumas pesquisas, pessoas que falam um segundo idioma chegam a ganhar até 70% a mais no mercado de trabalho. É o que mostra a 53ª edição da Pesquisa Salarial do site de empregos Catho, que entrevistou mais de 13 mil pessoas.
Essa diferença também é sentida mesmo em cargos de gestão, como coordenação, gerência, diretoria e presidência: o resultado é um salário 56% maior.
Diga adeus à aquela preocupação e insegurança na hora de se comunicar com alguém ou ao viajar para o lugar dos seus sonhos no exterior e sinta a liberdade de, simplesmente, falar outro idioma. Yes, you do!
Chega de depender de guias, família, amigos ou amigas para curtir o passeio. Ficou com fome? Peça seu lanche. Quer uma informação? Pergunte. O que poderia ser melhor, não é mesmo?
As oportunidades profissionais para quem fala mais de um idioma vão além de apenas ter uma remuneração melhor. Grandes instituições como multinacionais e empresas de tecnologia costumam exigir a proficiência em inglês, por exemplo.
Ser bilíngue possibilita que você, inclusive, trabalhe em outros países. O sonho de morar no exterior não precisar ser apenas um sonho, mas pode se tornar uma meta.
Assim como as atividades físicas ajudam a desenvolver o corpo e a musculatura, exercitar um novo idioma estimula a massa cinzenta do cérebro, responsável pela nossa capacidade de pensamento, movimento voluntário, linguagem, julgamento e percepção, segundo a Fiocruz.
A prática ajuda a melhorar a capacidade de improviso, solução de problemas, aprendizado, entre outros que vão impactar diretamente no seu desenvolvimento.
Ao aprender outro idioma, além de melhorar a sua capacidade cognitiva, você também previne doenças. Um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA, mostra que quem fala mais de uma língua tem mais facilidade em conciliar várias tarefas ao mesmo tempo.
Outras pesquisas, como a divulgada na American Academy of Neurology, mostra que pessoas bilíngues tendem a demorar mais para sentirem sintomas do Alzheimer, por exemplo.
Outros benefícios são a melhora da memória (Academia American a de Neurologia), da capacidade de tomar decisões (Universidade de Chicago) e no desempenho da percepção, observação e foco (Universidade de Pompeu Fabra, na Espanha).
APRENDA UM NOVO IDIOMA na pucrs