A atividade fortalece parceria entre PUCRS, Université de Montréal e Université Laval
A professora e pesquisadora da Escola de Humanidades Lilian Cristine Hübner esteve, em dezembro, na Université de Montréal (UdeM) e na Université Laval (ULaval) no Canadá, pelo Programa CAPES-PrInt na PUCRS (PUCRS-PrInt). A docente realizou missão de trabalho nas instituições para desenvolver estudos e publicações, além de encaminhar novas pesquisas em parceria.
Dentre as atividades profissionais e acadêmicas foram realizadas reuniões de trabalho na UdeM, com o grupo de pesquisa da professora da Faculdade de Medicina Karine Marcotte, que atua no curso de Fonoaudiologia. Foi especialmente abordada a pesquisa multidisciplinar e multicêntrica envolvendo a UdeM e universidades brasileiras na área de estimulação linguística-cognitiva, bem como a possibilidade coorientação de discente da PUCRS que realizará doutorado sanduíche na universidade canadense.
Além dos encontros de pesquisa, a professora Lilian reuniu-se com a Pró-Reitoria de Assuntos Internacionais da UdeM para fortalecer ainda mais a parceria de longa data entre as duas instituições, a partir da discussão de novas possibilidades de fomento e de capacitação de docentes e discentes em diferentes modalidades, incluindo a mobilidade de alunos e pesquisadores entre as universidades.
Na missão, a docente também realizou reuniões de trabalho na ULaval, na cidade de Quebec, com o pesquisador da Faculdade de Medicina Maximiliano Wilson, além de encontros com o Setor de Internacionalização para a busca da consolidação e incremento da parceria entre as instituições. Com o professor Maximiliano foram discutidas co-orientações, artigos e pesquisas em desenvolvimento, além do projeto científico em conjunto desenvolvido por aluna de doutorado sanduíche da PUCRS que está atualmente atuando na instituição canadense pelo PUCRS-PrInt.
A parceria com a UdeM surgiu a partir de uma interlocução iniciada em 2005, quando a pesquisadora Lilian realizou seu doutorado sanduíche como bolsista CAPES. A partir de então, foram mantidas a colaboração acadêmica e de pesquisa entre as universidades, oportunizando eventos em conjunto, coorientações, missões de trabalho e doutorado sanduíche de alunos da PUCRS, bem como missões de professores canadenses no Brasil, além de publicações em periódicos nacionais e internacionais e capítulos de livros.
De acordo com a docente, foram dez dias de trabalho intenso tanto para o acompanhamento e a projeção de pesquisas com os colegas canadenses, quanto para o planejamento com os setores de internacionalização das universidades para consolidar e incrementar as parcerias firmadas. “O PUCRS-PrInt tem sido essencial para a consolidação de parcerias entre nossos pesquisadores da PUCRS com as universidades internacionais com as quais mantemos colaboração, pois possibilita fortalecer as pesquisas e a apropriação de conhecimento por parte dos estudantes e pesquisadores, o que gera impacto social e promove a projeção da universidade internacionalmente”, destaca.