Primeiros 365 dias foram de adaptação, cuidado com a comunidade e muitos desafios
Quando as metas para 2020 foram listadas, não era possível imaginar o que viria pela frente. 365 dias depois, imensurável foi o esforço humano para responder ao novo modelo social. Lidar com os medos e principalmente com as perdas exige muito da comunidade, da sociedade e da Universidade. Mesmo sem saber até quando essa realidade irá persistir, a esperança impulsiona para que juntos e juntas seja possível caminhar em direção ao futuro.
Para que não seja necessário completar mais um ano sem abraços apertados e sem o toque que conforta, é preciso continuar tendo força e tomar todos os cuidados para frear de vez o avanço do coronavírus. Só assim será possível trocar a máscara pelos encontros afetuosos e o álcool em gel pelos apertos de mão. Afinal, não faltam razões para seguir em frente.
Relembre ações da Universidade nesse ano que foram essenciais tanto na linha de frente quanto desenvolvendo tecnologias, pesquisas e parcerias para combater à pandemia.
Em 16 de março de 2020 a PUCRS anunciava a suspensão das aulas presenciais, atividades e serviços não-essenciais e a transição para o modelo remoto. Em apenas 48h, foi realizada a formação do corpo docente, a implementação da equipe de Mediação Online e a aquisição de recursos tecnológicos necessários para dar continuidade à formação de milhares de estudantes.
Em abril, mais de 50 profissionais, pesquisadores e pesquisadoras da PUCRS, incluindo docentes da Escola de Medicina, Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Escola de Humanidades, Escola Politécnica, Instituto do Cérebro do RS (InsCer), Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) e do Hospital São Lucas (HSL) se mobilizaram na busca de soluções em uma força-tarefa multidisciplinar.
Saiba mais: Força-tarefa multidisciplinar da PUCRS é formada contra a Covid-19
Entre os legados dessa união estão a doação de mais de 15 mil protetores faciais para instituições de saúde, o desenvolvimento de mais de 50 pesquisas relacionadas à Covid-19, a criação de diferentes exames para a detecção do vírus, entre tantas outras ações.
Saiba mais: Legados da força-tarefa (páginas 16 a 19 da Revista PUCRS)
Desde então a mobilização da Universidade não parou. Relembre algumas das ações que marcaram os primeiros 365 dias de pandemia:
É responsabilidade de cada pessoa continuar tomando todos os cuidados e saindo de casa apenas quando necessário, evitando aglomerações, usando máscara e seguindo todas as medidas de segurança, saúde e higienização.
Acompanhe os canais oficiais da PUCRS e fique por dentro das novidades. Juntos e juntas seguimos: