Observatório de Educação

O Projeto Indicadores de Qualidade para a Educação Superior Brasileira – é interinstitucional e faz parte da RIES – Rede Sul Brasileira de Investigadores da Educação Superior – Núcleo de Excelência em C T & I em Educação – CNPq/FAPERGS – a qual participou e foi contemplada no Edital nº. 001/2006/NEP/CAPES – com o Observatório da Educação – CAPES/INEP – cujo projeto investiga quais indicadores de qualidade para a educação superior brasileira pode ser sugeridos, a partir da análise dos indicadores nacionais e internacionais existentes sobre o desempenho do sistema de educação superior.

Projeto – Indicadores de Qualidade para a Educação Superior Brasileira nº. 001/2006/INEP/CAPES a que se vinculam/vincularão os núcleos do observatório da educação:
  • MOROSINI, M. C. – CNPq/Bolsa produtividade em Pesquisa 1
  • LEITE, D. – CNPq/Bolsa produtividade em Pesquisa 1
  • CUNHA, M. – CNPq/Bolsa produtividade em Pesquisa 1
  •  ISAIA, – CNPq/Bolsa produtividade em Pesquisa 2
  • FERNANDES, C. – CNPq/Bolsa produtividade em Pesquisa 2
  • FRANCO, M.E. – Projeto de pesquisa Fapergs
  • ENRICONE, D. – Projeto de Pesquisa Fapergs
  • MORÉS, A. – Programa de Pós-Graduação em Educação UCS

 

Instituições participantes:

PUCRS, UFRGS, UFSM, UNISINOS

Coordenadora:

Profª Drª. Marília Costa Morosini (PUCRS)

Equipe do projeto:
Bolsistas:

Mestrado
Greice Scremin

Doutorado
Marialva Linda Moog Pinto (UNISINOS)
Rosalir Viebrantz (PUCRS)

Pós-doutorado 
Andréia da Silva Quintanilha Souza (UNIR)

Apoio Técnico 
Cristina Zanettini Ribeiro

Iniciação Científica 
Alexandre Ferreira da Silva

  1. Configurar e mapear os indicadores de desempenho do sistema de educação superior brasileiro e internacionais relativos à qualidade do ensino superior.
  2. Selecionar e construir indicadores nas categorias identificadas como denotativas da qualidade da educação superior no país.
  3. Analisar a qualidade do ensino superior a partir dos indicadores construídos utilizando a base de dados disponibilizada pelo INEP/MEC com possíveis bases complementares.
  4. Relacionar os indicadores de qualidade do ensino superior construídos pela REDE RIES com o que está posto nas políticas constitutivas da educação superior brasileira.