O Ensino Superior brasileiro tem sido alvo de inúmeras discussões no âmbito da comunidade acadêmica e também de setores diversos da sociedade. No entanto a Educação Superior, enquanto “campo científico”, de produção e disseminação do conhecimento, não tem recebido a mesma atenção. Pelo papel que a educação superior exerce na tessitura social, no mundo do trabalho e das relações econômicas vislumbra-se no horizonte um espaço mais marcante para este campo de produção e de disseminação do conhecimento.
Sob tal perspectiva está sendo construída a Rede Sulbrasileira de Investigadores em Educação Superior (Ries) que busca a cooperação e o compromisso social dos pesquisadores universitários na construção da Educação Superior e da Pedagogia Universitária como área de conhecimento e de prática profissional. A Ries é aberta a participação e envolve diversas IES não só do Brasil, mas também da América do Sul.
Projetos basilares
Pronex – CNPq/Fapergs
Observatório – Capes/Inep
Em 1998, um grupo de professoras-investigadoras de diferentes Instituições de Ensino Superior do RS, envolvidas com a temática da Educação Superior, iniciou as discussões e a sistematização de algumas ações, aceitando o desafio de construir uma caminhada coletiva. Conseqüentemente, em setembro de 1999, organizaram o I Simpósio de Educação Superior. A temática do simpósio, Ensino e pesquisa na formação do professor universitário e experiências na docência universitária, reuniu professores de educação superior, pesquisadores e alunos de programas de pós-graduação interessados na temática. Os anais foram colocados em rede, publicados e as conferências geraram o livro “Professor do ensino superior: identidade, docência e formação” publicado pelo INEP e, em segunda edição ampliada, pela editora Plano. No ano de 2000, encontros voltados às temáticas educacionais mais gerais começaram a fomentar a necessidade de uma Rede de professores-investigadores voltados à Educação Superior. Neste mesmo ano, realizou-se o I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores, promovido pelo Centro de Educação e PPGE da UFSM.
Em junho de 2001, a caminho da consolidação da rede de professores-investigadores, realizou-se o II Simpósio Internacional de Educação Superior, na UNISINOS (São Leopoldo), reunindo as mesmas instituições, e congregando, agora não só o RS, mas representações da Furb, UEL, Unesp, Unimep, UFGO e outras mais. Os principais temas discutidos foram: processos de ensino-aprendizagem; papel do professor; políticas universitárias e redes de conhecimento. Neste encontro, frente à necessidade da articulação sistemática dos investigadores, professores e discentes envolvidos com Educação Superior, um grupo de representantes de diferentes IES presentes ao simpósio, responsabilizou-se pela elaboração de uma proposta de articulação deste movimento, com potencial para configurar-se como uma Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior (Ries).
Uma Comissão responsável pela articulação do referido movimento, redigiu-se a Carta da Unisinos (junho, 2001), cujos pontos principais indicavam algumas necessidades prioritárias no campo da Educação Superior no Brasil: desenvolvimento do Sistema de Educação Superior Brasileiro para a sociedade do país, objetivando a busca de qualidade; os problemas políticos e sociais e as diferenças marcadas pela exclusão que assolam a Educação Superior Brasileira; a vigilância crítica que deve ser exercida pela comunidade acadêmica sobre as políticas públicas de avaliação, de formação de professores, e de expansão do ensino superior; a busca de alternativas éticas, justas e adequadas para o ensino superior que corroborem para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia necessárias para o desenvolvimento social e econômico do país; a caminhada de reflexões e encontros acadêmico-científicos que professores e pesquisadores da área de Educação Superior vêm realizando, tais como os Simpósios Internacionais, os grupos de pesquisa e a produção acadêmica existente; e, especialmente a necessidade de cooperação e compromisso social dos pesquisadores na construção da Educação Superior e da Pedagogia Universitária, como área de conhecimento e de prática profissional.
Em 2002 ocorreu o 1º Simpósio de Educação e Desenvolvimento Profissional, tendo por promotores a Ries, a UFSM e Unifra, com a finalidade de congregar professores/pesquisadores das diferentes áreas de formação profissional, para construir uma reflexão coletiva sobre questões que envolvem: educação para a qualidade de vida e bem estar do professor; educação para a liberdade e criatividade no mundo da vida e do trabalho; educação para a transformação: rupturas, provocações e proposições para novos tempos. Os temas em discussão envolveram questões relativas: às Políticas Públicas para a Formação do Profissional da Educação Básica; ao Desenvolvimento e Realização Profissional; ás Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional; às Inovações Pedagógicas e Docência no Ensino Superior em Contextos Multiprofissionais.
A Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior (Ries), em parceria com a Faculdade da Serra Gaúcha e a Universidade Federal de Santa Maria, realizou o 3º Simpósio Internacional de Educação Superior, na Cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, no período de 08 a 10 de julho de 2004.
A Ries visava, com este evento, congregar docentes e pesquisadores para discutir e ampliar os saberes que envolvem a teoria e prática da Educação Superior. Avançando passos na construção de uma referência nacional em Pedagogia Universitária, trabalho coletivo que já vem sendo esboçado por pesquisadores da Rede, sistematizando os saberes que vêm sendo produzidos nas diferentes áreas de profissionalização na Educação Superior, buscou-se também reunir docentes e pesquisadores das áreas específicas do conhecimento, discutindo e ampliando os saberes tendo em vista a construção de uma Pedagogia Universitária, originando a idéia do 1º Ciclo de Estudos e Debates sobre Pedagogia Universitária, realizado paralelo ao Simpósio, com foco nas práticas pedagógicas em diferentes áreas: Educação, Saúde, Direito, Administração e Tecnologias. Neste 2º volume são retratadas diferentes experiências de institucionalização da Pedagogia Universitária. A obra é publicada pela Ries / Fapergs.
Em 2005 a Ries foi escolhida como Núcleo de Excelência em Ciência, Tecnologia e Inovação do CNPq/Fapergs, o único núcleo em educação, composto pelas universidades PUCRS, UFRGS, UFSM e Unisinos. A partir deste reconhecimento e apoio a RIES publica e vem se dedicando à meta analise da área da educação superior, tendo publicado em 2006, pelo Inep/MEC a Enciclopédia de Pedagogia Universitária, v. 2 Glossário. No contexto de Núcleo de Excelência em Ciência, Tecnologia & Inovação em Educação, a Ries vem realizando os seguintes seminários:
Em 2007, a Ries foi selecionada como Observatório de Educação – Indicadores de Qualidade para a Educação Superior Brasileira Capes/Inep. Os objetivos do projeto estão abaixo relacionados:
PUCRS: http://www.pucrs.br/humanidades/programa-de-pos-graduacao-em-educacao/
UFRGS: http://www.ufrgs.br/faced/pos/
UFSM: http://www.ufsm.br/
UNISINOS: http://www.unisinos.br/ppg/educacao/
Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior (Ries)
Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 8
CEP: 90619-900 – Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3320-3500 – Ramal: 3620 – Sub-ramal: 216 | (51) 3320-3620 – ramal 216
E-mail: [email protected]