Após passar pela Argentina, Japão, Alemanha e EUA, Universidade recebe evento sobre a obra do sociólogo austríaco
Nos dias 11, 12 e 13 de maio, a PUCRS sedia a IV Conferência do International Alfred Schütz Circle, uma organização dedicada ao estudo da obra do sociólogo judeu austríaco. A conferência ocorre a cada dois anos, sendo que a primeira aconteceu em Nova York e nas edições seguintes foram realizadas em Buenos Aires, Tóquio, Konstanz (Alemanha) e Saint Louis (Estados Unidos). Na PUCRS, evento é organizado pela Alfred Schütz Circle em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), com apoio do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA).
De acordo com o professor da Escola de Humanidades Hermílio dos Santos Filho, coordenador do evento na PUCRS, cada conferência possui um tema central. Na edição deste ano, o tema é Estética, Música e Intersubjetividade. 30 trabalhos foram selecionados e serão apresentados em inglês.
O evento é aberto ao público e gratuito, com taxas apenas para quem quiser se filiar à entidade organizadora. A palestra magna do evento acontece no dia 11 de maio, às 19h, conduzida pela professora Jusamara Souza, do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. As apresentações acontecem das 8h30 às 19h nas salas do 8º andar do prédio 50.
“Estarão presentes pesquisadores da Alemanha, Áustria, Dinamarca, Argentina, Estados Unidos, Itália e Brasil. A organização do evento também concede o Prêmio Ilse Schütz para o melhor artigo de jovens pesquisadores, que ainda não têm uma posição fixa de pesquisador ou professor”, comenta Santos Filho.
O autor do melhor artigo será anunciado durante a conferência na PUCRS e ganhará um prêmio em dinheiro. A origem do recurso do prêmio é uma doação da viúva do Alfred Schütz para premiar jovens pesquisadores.
“Estarão presentes, dentre outros, Claudia Schütz, neta de Alfred Schütz, Michael Barber, professor jesuíta norte americano e autor de uma biografia de Alfred Schütz, e Jichen Dreher, diretor do Arquivo Alfred Schütz, da Universidade dec Konstanz, que reúne todo o acervo doado pela família de Alfred Schütz, além do acervo e originais de outros 20 sociólogos importantes para a sociologia internacional”, adiciona o pesquisador.
A PUCRS é a principal universidade brasileira no estudo da obra de Alfred Schütz, em especial por conta das pesquisas do professor Hermílio dos Santos Filho. O pesquisador é diretor do documentário Mundo da Vida – A Sociologia de Alfred Schütz, que já foi exibido em mais de 20 universidades de todo o mundo, entre eles, da Alemanha, Brasil, Reino Unido, Argentina, Filipinas, Portugal e Espanha.
“Tenho me esforçado nos últimos anos para difundir a obra do autor em língua portuguesa, tendo organizado a tradução de dois livros de Alfred Schütz, sendo que um deles acaba de ser publicado pela EdiPUCRS, com apoio do CDEA, com acesso gratuito na página da Editora (Estruturas do Mundo da Vida)”, comenta.
A obra do autor austríaco é a principal referência do grupo de pesquisa Narrativas Biográficas, coordenado pelo pesquisador Hermílio dos Santos Filho. O professor também ministra uma disciplina no PPGCS sobre a obra do autor, investigando a realidade social a partir das experiências biográficas dos indivíduos.