Movimento abrange novidades desde a Graduação aos ambientes de ensino e convívio no Campus
Mais autonomia para nossos estudantes durante sua trajetória universitária, novos eixos formativos para uma experiência acadêmica diferenciada, mais espaços de convivência e estudo no Campus, são apenas algumas das novidades que compõem o movimento de transformação da PUCRS e que entram em vigor a partir de 2018. Os projetos estão reunidos no movimento chamado de PUCRS 360º – Universidade em transformação. O conceito, escolhido junto a estudantes, reitera, entre outras dimensões, a compreensão integral das pessoas e da educação; a nossa identidade enquanto uma instituição global, plural e múltipla que abrange todas as áreas do conhecimento e o nosso movimento de reorganização acadêmica que conecta os cursos em Escolas e potencializa a convergência e integração entre as áreas do conhecimento.
Desenvolvidas desde 2014, as iniciativas são fruto de estudos profundos, conduzidos por equipes interdisciplinares, tendo como base modelos nacionais e internacionais de referência. “As propostas decorrem do nosso posicionamento estratégico e da nossa identidade. Além disso, reflete a nossa busca incessante de uma nova educação para uma nova sociedade”, destaca o reitor da PUCRS, Irmão Evilázio Teixeira. Os detalhes dessa novidade estão disponíveis no site www.pucrs.br/360.
• Trajetória acadêmica aberta
Permite que o estudante tenha autonomia para escolher seu percurso universitário (essa implantação será gradativa), levando em consideração suas habilidades e interesses. Os currículos são organizados em estruturas formativas que, combinadas, resultam em diplomas e certificados, permitindo uma formação dinâmica, inovadora e continuada.
• Educação integral
O incentivo à formação empreendedora durante a graduação é uma das novidades, junto à ampliação da formação humanística, que prepara o estudante para um mundo de rápidas transformações e de reconfiguração das noções de trabalho, emprego e carreira.
• Aprender diferente
Está relacionado ao ensino orientado pela pesquisa, em que o estudante é agente da sua aprendizagem e é estimulado a desenvolver soluções para desafios reais que geram impacto social.
• Campus repensado
Tem como princípio todo espaço do Campus ser um ambiente de aprendizagem. Novas áreas e serviços, salas de aula, laboratórios e espaços de convivência (entre eles, a Rua da Cultura, com atividades abertas ao público) serão progressivamente transformados, seguindo os princípios da flexibilidade para o uso e configuração de mobiliários, conectividade e atmosfera de convivência e de engajamento.
Ao final deste ano, estaremos organizados em oito Escolas, conectando as áreas do conhecimento e reunindo os cursos de Gradução e de Pós-Graduação. As mudanças geram mais interdisciplinaridade, oportunidades de formação, autonomia para o estudante trilhar seu caminho formativo e mais eficiência na gestão. Os cursos estarão divididos nas seguintes Escolas:
A primeira oportunidade para novos alunos ingressarem nesse novo movimento da PUCRS será por meio do Vestibular de Verão. As inscrições estarão abertas no período de 1º a 26 de novembro. As provas ocorrem de 2 e 3 de dezembro. Estarão disponíveis 80% das vagas via concurso Vestibular e 20% por Enem. A exceção serão os cursos de Medicina e Odontologia, cujas vagas correspondem a 95% do ingresso via Vestibular e 5% pelo Enem.