Linhas e Estruturas de Pesquisa

 

Área de Concentração

PPGH/PUCRS tem por área de concentração o estudo da História das Sociedades Ibéricas e Americanas, que se define por estudos relativos ao “conjunto das condutas coletivas e sociais voltadas tanto para o político, como para o cultural e o econômico, no mundo urbano e rural”. Suas reflexões, entretanto, “não se preocupam apenas com os estudos estruturais ou aos voltados para as dicotomias das interações de determinados grupos. Ao lado destes estudos possíveis, são privilegiadas as pesquisas das estruturas sociais que nos permitem a compreensão de algumas dessas sociedades como um todo”, sobretudo de países como Brasil, Argentina e Uruguai e seus inequívocos nexos com os países da Península Ibérica (Portugal e Espanha). São produzidos trabalhos que “privilegiam setores onde as diversas ações sociais específicas se desenvolvem, não apenas em uma sociedade isolada, mas que igualmente evidenciam as múltiplas relações que se estabelecem entre as sociedades em presença, no tempo e no espaço, destes complexos contextos históricos”. As pesquisas desenvolvidas nesta área de concentração se caracterizam, em primeiro lugar, “por uma amplitude geográfica bem definida, pois relacionam-se aos territórios ocupados por sociedades ibéricas e americanas, com ênfase nas platinas e no setor meridional da brasileira”; e, em segundo lugar, “por estudos interessados nos processos de longa duração, mas que se materializam, sobretudo, em uma produção historiográfica predominantemente, mas não exclusivamente, concentrada nos períodos moderno e contemporâneo” (Projeto do Programa de Pós-Graduação em História).

História das Sociedades Ibéricas e Americanas
Nome Descrição
Cultura e Etnicidade Privilegiam-se trabalhos de cunho transdisciplinar, promovendo a pesquisa histórica a partir de abordagens que transitam entre campos diversos das ciências humanas e sociais. Ao enfocar o universo ibérico e americano sob o ponto de vista das relações sociais, das práticas e saberes partilhados, da criação artística e da produção de conhecimento, a Linha abriga propostas que enfocam tanto fenômenos próprios à modernidade quanto experiências que transcendem seus paradigmas. As pesquisas desenvolvidas dentro da Linha contemplam estudos sobre representação, cultura visual e etnicidade: O campo de pesquisa sobre cultura abrange diversos temas de interesse histórico, analisados a partir das perspectivas da percepção, da atribuição de sentidos e da representação do real, em dada circunstância histórica. Voltando-se para o espaço cultural americano e ibérico, com ênfase nos séculos XIX e XX, as pesquisas nessa direção estendem-se às políticas sociais da memória, à criação artística e intelectual nas linguagens audiovisual e discursiva, englobando também trajetórias, performances, redes e intercâmbios materiais e simbólicos. A configuração de objetos nesse campo intenta dar a conhecer situações históricas determinadas conforme o universo de crenças, emoções e saberes que lhes conferiram inteligibilidade e sentido em seu próprio tempo. As pesquisas sobre arte, imagem e cultura visual problematizam a forma como os diversos tipos de imagens perpassam a vida social cotidiana constituindo a visualidade de uma época, relacionando as técnicas de produção e circulação das imagens às formas de se visualizar os diferentes grupos e espaços sociais, propondo um olhar sobre o mundo, mediando a nossa compreensão da realidade e inspirando modelos de ação social. Dentro da produção temática privilegiada pela Linha, as pesquisas sobre Etnicidade privilegiam o trânsito metodológico e a abordagem transdisciplinar entre a História, a Arqueologia e a Antropologia, que abriga temas desde o período Pré-colonial até pesquisas contemporâneas a respeito de diferentes grupos étnicos. Estudos voltados ao entendimento do contato interétnico do mundo Ibero-americano, em seus múltiplos registros documentais, que enfoquem a vida cotidiana e as manifestações culturais das populações indígenas, caboclas, quilombolas e demais povos à margem da história pré- e pós-contato colonial, com instrumentais epistemológicos para o desenvolvimento de análises não restritas ao dualismo reducionista das sociedades em contato.
Política, Intelectuais e Mídias Privilegiam-se os aspectos de formação, de desenvolvimento, de organização e de difusão de conceitos, discursos e práticas políticas, inseridos no processo histórico e em seu contexto social. A linha de pesquisa, em diálogo com a História Política Renovada, fundamenta-se teoricamente na literatura especializada, especialmente de origem francesa e anglo-saxônica, considerando as múltiplas dimensões do político. Os diversos atores, individuais, coletivos e institucionais que transitam neste universo múltiplo do político são temas de pesquisa desta linha, com especial atenção para os intelectuais, as ideias atinentes ao político e seus diversos meios e processos de difusão e performance social, privilegiando-se estudos dedicados aos séculos XIX e XX no âmbito dos espaços ibéricos e americanos. A centralidade do Estado moderno na condução do campo político nos séculos XIX e XX não inibe o desenvolvimento de pesquisas no interior da linha que incorporem outros objetos e discussões teóricas; ao contrário, o político é compreendido para além das relações entre o Estado e a sociedade civil, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas acerca de outros espaços de organização ou de estruturação de poder. Tal dimensão política não exclui o diálogo com os campos da História Cultural e Social, optando-se pelo trabalho em interface com outros domínios da História. A linha operacionaliza seu corpo conceitual e metodológico mantendo a tradição interdisciplinar, apropriando-se de debates caros à Antropologia, à Ciência Política, à Economia, à Sociologia, à Psicanálise e à Comunicação Social. Assim, imprensa, partidos políticos, sindicatos, políticas públicas, opinião pública, intelectuais, ideias, eleições, associações, conflitos bélicos, movimentos políticos, a produção cultural engajada, as instituições são objetos de interesse desta linha.
Sociedade, Desenvolvimento Econômico e Migrações Privilegiam-se estudos relativos às transformações urbanas e suas redes de contatos e relações estabelecidas nos diferentes processos de sociabilidade. A Linha de Pesquisa, em diálogo com as mais recentes tendências teórico-metodológicas de História Social, se propõe a refletir sobre os variados laços sociais, econômicos e políticos observados no espaço urbano, sendo privilegiados os estudos sobre as trajetórias de grupos e/ou indivíduos, sua inserção social, territorial e suas vivências e deslocamentos. Nas suas práticas cotidianas, podem-se identificar os lugares ocupados por esses diferentes atores na sociedade, nos permitindo uma melhor compreensão da sua participação nas transformações das cidades, das empresas, das indústrias, das artes e ofícios, das profissões e os reflexos do processo migratório na sociedade como um todo. As questões relativas ao mundo do trabalho devem ser também inseridas nessas reflexões sobre as práticas cotidianas, relacionadas ao estudo do desenvolvimento econômico e industrial da sociedade, com ênfase no papel do imigrante no tocante às questões do empreendedorismo, da tecnologia e da circulação de ideias. Dentre as produções temáticas privilegiadas pela Linha incluem-se estudos de imigração para o Brasil, com ênfase em questões de transnacionalismo (econômico, cultural e político) e no papel dos imigrantes no processo de urbanização e modernização social do país entre o século XIX e XX; história da imprensa e suas relações com os demais espaços de produção intelectual e de poder da sociedade; industrialização, planejamento e urbanização, com ênfase nas mudanças urbanas promovidas pelos fenômenos da industrialização, das novas levas de imigração e de outras formas de mobilidade humana ocorridas ao longo do séc. XX. Tal dimensão social não exclui o diálogo com os campos da História Cultural e Política, optando-se pelo trabalho em interface com outros domínios da História.

Estruturas de Pesquisa

Grupos de Pesquisa
Laboratórios de Pesquisa
Nome Coordenador
História das Sociedades Ibéricas e Americanas em Contexto Global MARCAL DE MENEZES PAREDES
Laboratório de Pesquisas Arqueológicas IR. EDISON HUTTNER
Núcleos de Pesquisa
Nome Coordenador
NEABI / Núcleo de Estudos em Culturas Afro-Brasileira e Indigenas IR. EDISON HUTTNER
Núcleo de Filosofia, Religião e Ciência ROBERTO HOFMEISTER PICH
Núcleo de Pesquisa em Arqueologia e Cultura Material IR. EDISON HUTTNER
Núcleo de Pesquisa em Arte, Imagem e Cultura Visual CHARLES MONTEIRO
Núcleo de Pesquisa em História Oral CLAUDIA MUSA FAY
Centros de Pesquisa
Nome Coordenador
Não existe conteúdo cadastrado