Linhas e Estruturas de Pesquisa

 

Área de Concentração

Educação
Nome Descrição
Educação em Ciências e Matemática (ECM) Estuda o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática em diferentes espaços formativos, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa; epistemologicamente vinculada ao domínio da linguagem, à inter e à transdisciplinaridade – à ciência e a natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associados a formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e na Educação Superior. Abrange pesquisas que envolvem o desenvolvimento científico e tecnológico, a alfabetização científica e a popularização das Ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Formação, Políticas e Práticas em Educação Investiga a educação e os processos educacionais em diferentes espaços formativos, nas perspectivas sociopolíticas, históricas e culturais, visando a uma análise crítica de políticas, práticas de formação e planejamento educacional em diferentes contextos. Estuda a prática pedagógica nos diversos graus e modalidades de ensino, proporcionando elementos para tomada de decisões relativas às transformações na sociedade e no processo educativo.
Pessoa e Educação Estuda a educação como um processo amplo implicado no desenvolvimento, formação e autoformação da pessoa, destacando seus entrelaçamentos com a saúde e o bem estar. Acolhe estudos e pesquisas interdisciplinares que potencializam a dimensão pedagógica da experiência humana em suas interações com os aspectos biológicos, psicossociais, biográficos, culturais dos sujeitos e das subjetividades na sociedade contemporânea.
Teorias e Culturas em Educação Estuda, desde uma visão analítica e crítica, entrelaçamentos da antropologia, história, filosofia, sociologia com a educação, problematizando condicionantes políticos e culturais na esfera educativa. Articula estudos e pesquisas de cunho teórico e empírico visando à reflexão sobre os fundamentos da experiência humana, da educação bem como diferentes abordagens de formação.

Estruturas de Pesquisa

Grupos de Pesquisa
Nome Coordenador
ARGOS - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Digital LUCIA MARIA MARTINS GIRAFFA
Autoritarismo Político e Imprensa no Brasil Contemporâneo LUCIANO ARONNE DE ABREU
Autoritarismo e Corporativismo em perspectiva comparada LUCIANO ARONNE DE ABREU
Currículo, cultura e contemporaneidade JOSE LUIS SCHIFINO FERRARO
EDUCAÇÃO, GÊNERO E TRABALHO ARTESANAL EDLA EGGERT
EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO EM CIENCIAS LUCIANO DENARDIN DE OLIVEIRA
Editoração Acadêmica: políticas e comunicação LUCIANO ARONNE DE ABREU
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE QUESTÕES SOCIAIS NA ESCOLA ANDREIA MENDES DOS SANTOS
GruPEV Educação e Violência ALEXANDRE ANSELMO GUILHERME
Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Etnomatemática - GEPEPUCRS - ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA
Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Saúde ANDREA GONCALVES BANDEIRA
Grupo de Pesquisa e Estudos em Conhecimentos Docentes e Desenvolvimento Profissional de Professores(as) de Ciências e Matemática LUCIANO DENARDIN DE OLIVEIRA
Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Discalculia - GEPED/PUCRS ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA
Hu-S.ER - Human-System Experience Research group MILENE SELBACH SILVEIRA
Idades - Grupo de estudos e pesquisas em antropologia FERNANDA BITTENCOURT RIBEIRO
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: interfaces no cotidiano Da e Na escola e em espaços não formais ANDREIA MENDES DOS SANTOS
Processos Motivacionais em Contextos Educativos BETTINA STEREN DOS SANTOS
UNIVERSITAS/RIES MARILIA COSTA MOROSINI
Laboratórios de Pesquisa
Nome Coordenador
Laboratório das Infâncias - LabInf ANDREIA MENDES DOS SANTOS
Laboratório de Pesquisa em Ensino de Física (LAPEF) LUCIANO DENARDIN DE OLIVEIRA
Núcleos de Pesquisa
Nome Coordenador
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA INFÂNCIA(S) E EDUCAÇÃO INFANTIL - NEPIEI* ANDREIA MENDES DOS SANTOS