Maria Isabel Bellini passou pela Queensland University of Technology e pelo WADEM Congress 2019
Entre os dias 2 e 12 de maio, a professora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS) e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Saúde e Intersetorialidade, Maria Isabel Bellini participou de uma missão no exterior na Queensland University of Technology (QUT), na Austrália, através do PUCRS-PrInt (Edital 02/2019 – Missões de Trabalho no Exterior). A professora faz parte do projeto de cooperação A Matriz Oculta da Violência na Modernidade: Crise da Alteridade, da Moral e da Ética, coordenado pela professora Ruth Gauer e vinculado ao tema prioritário Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade.
A missão no exterior visou uma visita técnica a QUT, considerada uma das melhores universidades da Austrália, na 18ª posição na lista das 50 melhores universidades do mundo com menos de 50 anos. “São referência por realizar pesquisas em temas como saúde mental, prevenção e intervenção de drogas e álcool, prática internacional, deficiências, violência e desenvolvimento, prestação de serviços comunitários, aconselhamento e intervenção centrada na família, os quais tem implicação na violação de direitos humanos”, conta Maria Isabel.
A docente do PPGSS também participou do Congress on Disaster and Emergency Medicine 2019 organizado pela Associação Mundial de Medicina de Desastres e Emergências (WADEM) em conjunto com a QUT. A WADEM é uma associação profissional multidisciplinar cuja missão é a melhoria baseada em evidências, educação e defesa de cuidados de saúde de emergência e desastres e redução do risco de desastres.
Tanto a universidade de destino quanto o congresso investigam temas em consonância com os estudos realizados pela professora da PUCRS no âmbito do projeto de cooperação do PUCRS-PrInt. Por isso, a missão teve como objetivo promover e ampliar as possibilidades de convênios e iniciar o planejamento de um espaço de inovação entre as instituições. As iniciativas visam o fomento da cocriação de respostas e soluções para as necessidades críticas da população, em especial as populações em vulnerabilidade e violência, responsabilizando todos os envolvidos na aprendizagem e qualificando ainda mais o projeto em curso na Universidade.