Professora da Universidade de La Plata aborda políticas de pós-graduação

Laura Rovelli participou de atividades na Escola de Humanidades

22/01/2019 - 11h48
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Professora Laura Rovelli, Sandra Mino e Mónica de la Fare na Assessoria de Cooperação Internacional. Foto: Thais Gonçalves

A professora Laura Rovelli, secretária de pesquisa da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidad Nacional de la Plata (UNLP), da Argentina, esteve na PUCRS na primeira quinzena de janeiro para participar de atividades na Escola de Humanidades. A instituição argentina é parceira do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) desde 2008, quando tiveram participação conjunta no Programa Binacional de Centros Associados de Pós-graduação Brasil-Argentina (CAPG-BA). Desde então, outras iniciativas em parceria foram colocadas em prática, mantendo o trabalho de cooperação internacional entre as duas instituições. Atualmente, a UNLP é uma das instituições parceiras do CAPES PrInt e a docente argentina integra a equipe de pesquisa e coordena as ações da UNLP no projeto.

Durante sua passagem pela PUCRS, Laura ministrou a palestra intitulada Políticas de Posgrado y de C&T en la Argentina y en Brasil: Análise internacional comparado, onde abordou o tema das reformas universitárias e científicas recentes no Brasil e na Argentina. A docente falou sobre a relação com a dinâmica de expansão da pós-graduação nesses países, avanços e limitações da política de formação de doutores assim como sua incidência na carreira acadêmica nas universidades. Laura também foi recepcionada na Assessoria de Cooperação Internacional pela coordenadora Sandra Mino, onde pode conhecer mais sobre a instituição e o trabalho de internacionalização da Universidade.

De acordo com a professora Mónica de la Fare, do PPGEdu, o plano a partir de agora é dar seguimento aos intercâmbios entre as universidades através do CAPES PrInt. “Além disso, trabalharemos em um projeto de pesquisa conjunto com a ideia futuro de criar um Observatório de Trajetórias de doutores em Educação e outras áreas das Humanidades e Ciências Sociais na América Latina e inserção desses egressos no mundo acadêmico e profissional”, adiciona a professora.

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