Honraria concedida ao decano da Escola de Humanidades reconhece o trabalho interdisciplinar realizado em prol da cooperação entre Brasil e Alemanha
O governo alemão concedeu ao decano da Escola de Humanidades, professor Draiton Gonzaga de Souza, a Ordem do Mérito Verdienstkreuz am Bande, homenagem que reconhece seu trabalho interdisciplinar em prol da cooperação entre Brasil e Alemanha. A cerimônia está prevista para acontecer presencialmente quando os protocolos sanitários permitirem, contando com a presença do embaixador alemão no Brasil, Heiko Thoms. Em 2006, Ir. Norberto Rauch, ex-reitor da PUCRS, também recebeu a Cruz do Mérito da Alemanha.
A honraria foi instituída por Theodor Heuss, primeiro presidente da República Federal da Alemanha no pós-guerra, em 1951. A Verdienstkreuz am Bande é a única e mais alta condecoração civil do governo, outorgada por méritos obtidos na prestação de serviços para o bem comum. Para sua obtenção, são levadas em consideração realizações intelectuais, políticas, econômicas ou sociais, como também serviços prestados em benefício do país em áreas sociais, criativas ou de apoio à humanidade.
“Essa honraria reconhece um trabalho que eu realizei em equipe, é impossível ganhar essa medalha sozinho. Eu fico feliz por ter a oportunidade de agradecer aos meus colaboradores e colaboradoras que auxiliaram nessa cooperação Brasil e Alemanha ao longo dos 23 anos de atuação. Esse é um trabalho que envolveu muitos atores, inclusive a PUCRS, que teve um papel fundamental”, conta o decano. O professor acrescentou que ter sido condecorado com a Verdienstkreutz am Bande é um motor para que ele continue suas pesquisas.
Conheça a trajetória acadêmica do professor Draiton Gonzaga