Brendan Weekes também é professor na University of Sydney e estará na PUCRS no dia 14 de novembro
Na próxima quinta-feira, dia 14 de novembro, às 14h, o professor da University of Hong Kong e da University of Sydney Brendan Weekes profere a palestra Literacy in Contact: Reading and Writing in Multiliterate Speakers na Escola de Humanidades. O encontro será na sala 305, do Prédio 8 do Campus (av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre).
Weekes abordará como o amplo acesso a tecnologias, incluindo smartphones, mídias sociais e aplicativos tem gerado o crescimento da alfabetização múltipla. Esse fenômeno já é antigo, no entanto traz novas reflexões, especialmente sobre como a crescente “cidadania digital” pode criar barreiras para muitos indivíduos. O professor visitante abordará como negligenciar a diversidade na escrita nos países em desenvolvimento pode levar a outras desigualdades globalmente, especialmente quando os falantes de um idioma minoritário são forçados a se alfabetizar em um idioma não nativo.
O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia. A atividade valerá horas complementares para alunos da graduação.
Brendan Weekes vem pesquisando alfabetização desde seus estudos de doutorado no início dos anos 90. Este trabalho amadureceu em estudos psicolinguísticos e neurolinguísticos de bi-alfabetização em scripts, com foco nas nações do BRIC. Ele é investigador principal de projetos apoiados pelo Research Grants Council (RGC) em Hong Kong pelo governo chinês (State Key Laboratory) e conseguiu recursos de organismos internacionais (NSF) para apoiar seu trabalho que se estende a estudos sobre palestrantes bilíngues bilaterais no Brasil, Chipre, Grécia, Índia, Itália, Mongólia, Rússia, Suíça, Turquia e Reino Unido.