Bettina Steren dos Santos participou de encontros com docentes da área de Educação e integrou uma banca de doutorado na instituição espanhola
A professora e pesquisadora da Escola de Humanidades, Bettina Steren dos Santos participou do primeiro encontro presencial do comitê idealizador do Coletivo Monadas, na Universidade de Barcelona, na Espanha. Durante sua visita, a professora está ampliando os seus contatos com docentes da instituição espanhola para dar continuidade a parceria que foi estabelecida com o apoio do Programa Print.
Em Barcelona, Bettina participou de reuniões para definir o futuro do Coletivo Monadas, em que atua em colaboração com os professores Juana Sancho e Fernando Hernandez, da Universidade de Barcelona, Mercedes Collazo da Universidade de la República do Uruguai e Mariana Maggio da Universidade de Buenos Aires. O grupo possui um longo histórico de produções científicas que buscam situar e abordar em profundidade os problemas e desafios da universidade, e na oportunidade definiram os próximos passos para a realização de um documento integrador que apresenta importantes reflexões sobre o futuro científico da Universidade de Barcelona.
A professora também esteve no encontro com o grupo de pesquisa que está desenvolvendo a pesquisa TRAY-AP – Trajetórias de aprendizagem de jovens universitários: concepções, estratégias, tecnologias e contextos, realizado em parceria com a Universidade do País Basco, da Espanha. O projeto tem o objetivo de investigar como jovens graduandos de universidades europeias e brasileiras, das diferentes áreas do conhecimento, aprendem frente a contextos contemporâneos.
Durante a missão na Espanha, Bettina participou da banca de doutora da estudante Lisiane Vandresen do Programa de Doutorado em Educação e Sociedade da Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona.