Coordenador do PPG em Teologia foi responsável por refletir sobre o tema central da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

05/09/2022 - 12h44

Entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro, aconteceu a 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida/SP. O Prof. Dr. Pe. Tiago de Fraga Gomes, coordenador do PPG em Teologia da PUCRS, esteve assessorando o evento onde foi responsável por refletir sobre o tema central do encontro que trata das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Sobre o evento
A segunda etapa da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aconteceu, de forma presencial, como forma de garantir a votação dos temas que em função da presencialidade exigida pelo Estatuto da CNBB não puderam ser votados nos últimos dois anos em razão da pandemia.  

A abertura aconteceu no dia 28 de agosto, Dia Nacional do Catequista, com a missa no Santuário Nacional, às 18h. O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiram a missa e os concelebrantes foram os membros da presidência da entidade e os bispos que fizeram parte do Conselho Episcopal Pastoral, o Consep.

Características da segunda etapa
Desta vez, além do aprofundamento do Tema Central “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, propostas e indicações para a elaboração das próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) foram feitas rumo à consolidação na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em 2023. 

Com a característica de ser deliberativa, nesta segunda fase, os temas votados pelo episcopado foram as atualizações no Estatuto da CNBB, a tradução do Missal Romano, o texto do Ministério do Catequista e o Estudo nº 114 da CNBB cujo título é: “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14) – Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”. 

Além disso, outros 14 temas diversos foram objeto de reflexão e discussão dos cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares e coadjutores que participaram da 59ª Assembleia Geral como exemplo o 18º Congresso Eucarístico Nacional; a Celebração dos 70 anos da CNBB; a Jornada Mundial da Juventude 2023; o Sínodo dos Bispos 2023, entre outros.

Sobre os participantes
Participaram do evento cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, além dos bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja que foram convidados. Mas apenas os bispos na ativa têm poder de voto. Atualmente, segundo dados da Secretaria Técnica da CNBB, a Igreja Católica no Brasil possui 278 circunscrições eclesiásticas, com um total de 478 bispos, dos quais 321 na ativa e mais 157 bispos eméritos.

Saiba mais sobre a Assembleia clicando aqui.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas