Programa tem vagas em 53 universidades em 12 países
O novo edital do Programa de Mobilidade Acadêmica está com inscrições abertas até o dia 5 de setembro de 2018. No Edital 2 de Acordos Bilaterais, coordenado pela Assessoria de Cooperação Internacional, são mais de 200 oportunidades em 53 instituições do exterior conveniadas à PUCRS para alunos de todas as áreas do conhecimento. Com previsão de início na universidade de destino para o primeiro semestre de 2019, os alunos poderão optar por instituições na Alemanha, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México Portugal e Reino Unido. Os estudantes em mobilidade estão isentos de qualquer taxa escolar na universidade de destino, devendo apenas manter o vínculo de 12 créditos com a PUCRS. Confira aqui os detalhes do Edital 2.
Para ser elegível para o edital em andamento, o aluno deverá:
A entrega de documentos na Assessoria de Cooperação Internacional (prédio 1 – Reitoria, sala 110) deverá ser feita até às 12h, do dia 5 de setembro. Após esta etapa, ocorrerá a análise da documentação, prova de proficiência e entrevista individual. A divulgação dos alunos pré-selecionados é feita pelo Facebook da Mobilidade e na Assessoria, conforme cronograma previsto no edital.
As disciplinas cursadas no exterior poderão ser aproveitadas na grade curricular regular do seu curso na PUCRS. Mais informações sobre mobilidade acadêmica podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected], pelo telefone (51) 3320-3660 ou presencialmente na Assessoria.
Com o objetivo de divulgar o novo edital, tirar dúvidas e incentivar novos alunos a embarcarem na mobilidade acadêmica, nos dias 27 e 28 de agosto acontece a nova edição do Speak Out: Experiências Internacionais. O evento – que acontecerá no átrio do Prédio 9 (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), das 18h às 19h –, oportuniza que estudantes interessados em mobilidade acadêmica possam ouvir as vivências de outros alunos que já estudaram no exterior.
O primeiro dia estará reservado para os destinos da América Latina, enquanto segundo trará estudantes para falar sobre países da Europa e da Ásia. Na ocasião, a equipe da Mobilidade Acadêmica também estará disponível para responder dúvidas sobre estudos no exterior.