O Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento (LTIG), criado em 1995, está localizado na sala 120, térreo do prédio 9 da PUCRS. Ele auxilia os usuários na preparação, organização e análise de dados geográficos e ambientais, utilizando a tecnologia do Sistema de Informações Geográficas (SIG).
Informações coletadas em campo, mapas analógicos e dados de diferentes fontes são processados digitalmente e permitem ao usuário atualizar, analisar, estruturar e consultar bancos de dados georreferenciados de forma continuada e integrada.
Com o uso destas ferramentas, os estudos ganham em objetividade, precisão e qualidade nos resultados. O LTIG ainda conta com o apoio do centro de recursos Idrisi para países de língua portuguesa.
O LTIG é patrocinado pela WinNova, empresa sediada no Tecnopuc.
Coordenador
Professores
Colaboradores
Técnico Em Geoprocessamento
Estagiário
Estágio Curricular
Bolsistas
Voluntários
LAHM, R. A. Estimativa de retenção de carbono orgânico na lagoa do Araçá, RS, Brasil, através de taxa de sedimentação média, morfologia de fundo e padrões de circulação hídrica. Tese (Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental). UFRGS. 2005.
PEREZ, M. C., ROCHA FILHO, J. B; LAHM, R. A. Estado do conhecimento sobre tecnologias assistivas de caráter auditivo no ensino de física de alunos com deficiências visuais. CED. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v.5, p1-11, 2018.
MACHADO, C. P. ; Viali, L. ; LAHM, R. A. . Crônicas de Ciência , intolerância e morte.. CIENTEC: Revista de ciência, tecnologia e humanidades do IFPE, v. 10, p. 1-16, 2018.
CIMA, R. C. ; ROCHA FILHO, J. B. ; FERRARO, J. L. S. ; LAHM, R. A. . REDUÇÃO DO INTERESSE PELA FÍSICA NA TRANSIÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O ENSINO MÉDIO: A PERSPECTIVA DA SUPERVISÃO ESCOLAR SOBRE O DESEMPENHO DOS PROFESSORES. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 16, p. 385-409, 2017.
MILANESI, J. ; QUADROS, E. L. L. ; LAHM, R. A. . Vulnerabilidade social a desastres: terenos sujeitos á inundação. RBC. REVISTA BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA (ONLINE), v. 69, p. 675-686, 2017.
KRIPKA, R. M. L. ; KRIPKA, M. ; PANDOLFO, P. C. N. ; PEREIRA, L. H. F. ; Viali, L. ; LAHM, R. A. . Aprendizagem de Álgebra Linear: explorando recursos do GeoGebra no cálculo de esforços em estruturas.. ACTA SCIENTIAE (ULBRA), v. 4, p. 544-562, 2017.
EBERHARDT, D. ; ROCHA FILHO, J. B. ; LAHM, R. A. ; BAITELLI, P. B. . Efeito Fotoelétrico: experimento didático com lâmpada de gás neônio e LED.. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 34, p. 928-950, 2017.
PULL, C. S. ; MULLER, T. J. ; Viali, L. ; LAHM, R. A. . Resolução de problemas e sensoriamento remoto: em busca de uma aprendizagem ativa com estudantes do 9º ano.. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-10, 2017.
PEREZ, M. C. ; Viali, L. ; LAHM, R. A. . APLICATIVOS PARA TABLETS E SMARTPHONES NO ENSINO DE FÍSICA. Revista Ciências & Idéias, v. 7, p. 35-53, 2016.
RIBEIRO, M. E. M. ; ROCHA FILHO, J. B. ; Viali, L. ; LAHM, R. A. . NATUREZA EPISTEMOLÓGICA DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA ENSINO DE QUÍMICA. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 17, p. 245-250, 2016.
KRIPKA, R. M. L. ; Viali, L. ; LAHM, R. A. . TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 06, p. 45-57, 2016.
Rebello, A.P. ; LAHM, R. A. ; ROCHA FILHO, J. B. . APLICANDO E AVALIANDO UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM SOBRE O CONSUMO CONSCIENTE EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO. Sinergia (IFSP. Online), v. 17, p. 1-6, 2016.
KRIPKA, R. M. L. ; SILVA, V. P. ; Viali, L. ; LAHM, R. A. . AMPLIANDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DA MODELAGEM MATEMÁTICA?. Revista Conexões – Ciência e tecnologia, v. 10, p. 51-59, 2016.
BACCON, L. ; ROCHA FILHO, J. B. ; LAHM, R. A. . ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM. Revista Ciências & Idéias, v. 7, p. 155-168, 2016.
RIBAS, E. ; SOARES, G. ; DALBIANCO, G. ; ROCHA FILHO, J. B. ; LAHM, R. A. . ESTÍMULO AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL A PARTIR DA COMPUTAÇÃO DESPLUGADA: UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL.. REVISTA LATINOAMERICANA DE TECNOLOGÍA EDUCATIVA, v. 15, p. 99-112, 2016.
MENEZES, A. L. S. ; BARTELMEBS, R. C. ; RAMOS, M. G. ; LAHM, R. A. . PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DO CONCEITO DE INCLUSÃO.. Vidya (Santa Maria. Online), v. 36, p. 1-13, 2016.
CHESINI, T. S. ; QUADROS, E. L. L. ; Lima, V. M. R. ; LAHM, R. A. . ANALYSIS AND DECISION MAKING ON REALITY DIMENSIONS SCHOOL THROUGH THE TECHNIQUES OF APPLICATION GEOPROCESSING. CCNExt – Revista de Extensão, v. 3, p. 261-272, 2016.
SANTOS, T. S. ; ROCHA FILHO, J. B. ; LAHM, R. A. ; Viali, L. . COMO OS LICENCIANDOS DE BIOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DO SUL DO PAÍS USAM SOFTWARES EDUCACIONAIS AUTORAIS. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 11, p. 113-123, 2016.
KRIPKA, R. M. L. ; Viali, L. ; LAHM, R. A. . CONTRIBUIÇÕES DE VANNEVAR BUSH PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA, ESPECIALMENTE AO HIPERTEXTO. Revista Conhecimento Online, v. 2, p. 35-68, 2016.
RIBAS, E. ; BIANCO, G. D. ; LAHM, R. A. . Programação visual para introdução ao ensino de programação na Educação Superior: uma análise prática.. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, p. 1-10, 2016.
RIBAS, E. ; Lima, V. M. R. ; HARRES, J. B. S. ; LAHM, R. A. . ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE PROBLEMAS DE PESQUISA E DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS EM TESES DA ÁREA DE ENSINO DE MATEMÁTICA. REVISTA PESQUISA QUALITATIVA, v. 4, p. 334-352, 2016.
CHESINI, T. S. ; Lima, V. M. R. ; QUADROS, E. L. L. ; LAHM, R. A. . GEOPROCESSAMENTO E INTERPRETAÇÃO VISUAL DE IMAGENS PARA ANALISAR POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Revista Ciências & Idéias, v. 7, p. 35-53, 2016.
MACHADO, C. P. ; LAHM, R. A. . SEMIÓTICA COMO MÉTODO DE ANÁLISE DE DADOS. Revista Educação em Rede: formação e prática docente, v. 1, p. 110-123, 2015.
SCHLEICH, A. P. ; FILLHO, J. B. R. ; LAHM, R. A. . CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE MEIO AMBIENTE, UTILIZANDO GEOTECNOLOGIAS. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, p. 10-20, 2015.
MILANESI, J. ; CHIAPETTI, A. ; SOSTER, A. R. ; QUADROS, E. L. L. ; LAHM, R. A. . ANÁLISE MULTITEMPORAL DA OCUPAÇÃO IRREGULAR NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) SUB-BACIA DO ARROIO MANRESA – PORTO ALEGRE/RS. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 19, p. 67-78, 2015.
SCHELLER, M. ; Viali, L. ; LAHM, R. A. . A APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS: UMA REFLEXÃO PARA OS DIAS ATUAIS. In: Viali, L;Lahm, Regis; de Paula, Marlúbia. (Org.). Tecnologias na educação em ciências e matemática – volume 2 – E-book. 2ªed.PORTO ALEGRE: EDIPUCRS, 2018, v. 2, p. 41-54.
KRIPKA, R. M. L. ; Viali, L. ; LAHM, R. A. . UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO GOOGLE EARTHTM E DO GOOGLE MAPSTM NO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: Viali, L.; Lahm, R.,Lahm; de Paula, Marlúbia. (Org.). Tecnologias na educação em ciências e matemática – volume 2 – E-book. 2ªed.PORTO ALEGRE: EDIPUCRS, 2018, v. 2, p. 123-140.
SCHLEICH, A. P. ; ROSITO, B. A. ; Viali, L. ; LAHM, R. A. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS UTILIZANDO GEOTECNOLOGIAS. In: Viali, L.;Lahm, R.;de Paula, Marlúbia. (Org.). Tecnologias na educação em ciências e matemática – volume 2 – E-book. 2ªed.PORTO ALEGRE: EDIPUCRS, 2018, v. 2, p. 143-170.
SCHLEICH, A. P. ; ROCHA FILHO, J. B. ; LAHM, R. A. . CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE MEIO AMBIENTE, UTILIZANDO GEOTECNOLOGIAS. In: Viali L.; Guimarãens, G.; Nascimento, M.; de Paula, M.. (Org.). Better Together: Brasil e Portugal e a formação de professores com o uso de tecnologias ? E-book. 1ªed.PORTO ALEGRE: EDIPUCRS, 2018, v. 1, p. 96-107.
SCHLEICH, A. P. ; ROCHA FILHO, J. B. ; SOSTER, A. R. ; LAHM, R. A. . (GEO)TECNOLOGIAS COMO ALIADAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.. In: Vialli, L. ;Lahm, R.A.;Ribas, E.; de Paula, M. C.. (Org.). (GEO)TECNOLOGIAS COMO ALIADAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017, v. 1, p. 1-20.
MEDEIROS, G. S. ; LAHM, R. A. ; FERRARO, J. L. S. ; Rebello, A.P. ; ROCHA FILHO, J. B. . Obstáculos à interdisciplinaridade na educação científica: olhar de uma equipe interdisciplinar de cientistas e professores.. In: Lara, I.M.; Rocha Filho, J.B; Borges, R. M.. (Org.). Interdisciplinaridade e inovação na educação.. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2017, v. 1, p. 25-40.
KOEPPE, C. H. B. ; Borges, R.M.R. ; LAHM, R. A. . Reconstrução de representações escolares indígenas na educação em ciências.. In: Lara, I.M.;Rocha Filho, J.B.; Borges, R. M. R.. (Org.). Interdisciplinaridade e Inovação na Educação.. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2017, v. 1, p. 105-124.
MEDEIROS, G. S. ; LAHM, R. A. ; FERRARO, J. L. S. ; Rebello, A.P. ; ROCHA FILHO, J. B. . Obstáculos à interdisciplinaridade na educação científica: olhar de uma equipe interdisciplinar de cientistas e professores.. In: Lara, I.M.; Rocha Filho, J.B; Borges, R. M. R.. (Org.). Interdisciplinaridade e inovação na educação.. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2017, v. 1, p. 25-40.
KOEPPE, C. H. B. ; LAHM, R. A. ; Borges, R.M.R. . Reconstrução de representações escolares indígenas na educação em ciências.. In: Lara, I.M.;Rocha Filho, J.B.; Borges, R. M. R.. (Org.). Interdisciplinaridade e Inovação na Educação.. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2017, v. 1, p. 105-124.
BONOTTO, D. ; KRIPKA, R. M. L. ; Hein, M.S.B. ; LAHM, R. A. . Professores de matemática: estratégias evidenciadas para resolver problemas de modelagem matemática. In: BONOTTO, D.; LEITE, F. A. ; GÜLLICH, R. I. C.. (Org.). Movimentos formativos: desafíos para pensar a educação em ciências e matemática. 1ed.Tubarão: Copiart, 2016, v. 1, p. 245-268.
BLOCHTEIN, Betina ; BRUN, G. W. ; LAHM, R. A. ; OLIVEIRA, L. P. ; QUADROS, E. L. L. . Projeto “Nosso Rio” ação educativa e zoneamento ambiental na bacia Hidrográfica do Guaíba, rio Grande do Sul, Brasil.. In: Gerti Weber Brun; María Claudia Campos Pinilla. (Org.). Aportes técnicos para el uso sostenible de los recrsos hídricos en América Latina. 1ed.Bogotá: editorial, 2016, v. 1, p. 126-159.
LAHM, R. A.. Macrodrenagem do Arroio da Areia. TV Camara, Porto Alegre, 14 dez. 2017.
LAHM, R. A.. Ferramenta da Pucrs irá conectar empresas e instituições de ensino. Jornal do Comércio – Porto Alegre, Porto Alegre, 20 nov. 2017.
LAHM, R. A.. Plataforma desenvolvida pelo Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento é baseada em técnicas de inteligência geoespacial e artificial.. Revista da PUCRS, Porto Alegre, 09 nov. 2017.
LAHM, R. A.. Pesquisa que identificou 8 mil pontos de alagamento em Porto Alegre é apresentada à prefeitura.. gauchazh.clicrbs, 31 out. 2017.
LAHM, R. A.. Após pesquisa de 4 anos, estudantes do curso de Geografia da PUCRS listaram as localidades através do cruzamento de notícias com dados de algoritmo.. G1.gLOBO, Porto Alegre, 18 out. 2017.
QUADROS, E. L. L. ; ROSA, C. T. J. ; DIAS, A. M. D. ; LAHM, R. A. . Moradores podem ajudar pesquisa a mapear alagamentos em Porto Alegre. G1, Globo.com, 29 jun. 2016.
QUADROS, E. L. L. ; ROSA, C. T. J. ; DIAS, A. M. D. ; LAHM, R. A. . Painel RBS Notícias discute possíveis medidas para prevenir desastres ambientais no RS. Bom Dia Rio Grande, RBS TV, 21 jun. 2016.
KOEPPE, C. H. B. ; Borges, R.M.R. ; LAHM, R. A. . Identificação e superação de obstáculos epistemológicos na construção da alteridade indígena.. In: XI ENPEC, 2017, FLORIANÓPOLIS. XI ENPEC. FLORIANÓPOLIS: UFSC, 2017. v. 1. p. 1-18.
RIBAS, E. ; BIANCO, G. D. ; LAHM, R. A. . Inteligências Múltiplas e sua relação com o Pensamento Computacional.. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação. CBIE 2017., 2017, Recife. Congresso Brasileiro de Informática na Educação. CBIE 2017.. Recife: UFPE, 2017. v. 1. p. 1-18.
RIBAS, E. ; LAHM, R. A. . METODOLOGIAS ATIVAS EM EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.. In: III Congresso Internacional de educação superior a distância., 2017, Rio Grande. ESUD 2017. RIO GRANDE: FURG, 2017. v. 1. p. 1-12.
PACHECO, R. ; LAHM, R. A. . Aprendizagem colaborativa facilitada por recursos tecnológicos: Software One Driver®, smartphone e computador.. In: III Congresso Internacional de Ensino das Ciências SIEC 2016, 2016, Barcelona. SIEC 2016. BARCELONA: Universida de Vigo, 2016. p. 1-10.
RIBAS, E. ; Harres, J. ; Lima, V. M. R. ; LAHM, R. A. . Problemas de Pesquisa e Considerações Finais: Análise qualitativa em teses de doutorado. In: Congresso Ibero Americano em Investigação Qualitativa, 2016, Porto. Congresso Ibero Americano em Investigação Qualitativa. Porto: Congresso Ibero Americano em Investigação Qualitativa, 2016. p. 1-15.
RIBAS, E. ; Viali, L. ; LAHM, R. A. . EDUCAÇÃO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: QUESTÕES DIDÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA APRENDIZAGEM. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2016, São Carlos. Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2016. p. 1-12.
KRIPKA, R. M. L. ; Viali, L. ; LAHM, R. A. . Uso de geotecnologias no ensino de ciências. In: III Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica, 2015., 2015, Santo Ângelo, RS, BR.. III Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica, 2015.. Santo Ângelo: URI Santo Ângelo, 2015.
KRIPKA, R. M. L. ; Viali, L. ; LAHM, R. A. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES E USO DE TIC: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO – Simposio Internacional de la Educación y la Comunicación, 2015, Aracaju. Livro de Resumos ?4º Congresso Ibero Americano em Investigação Qualitativa? e do ?6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação. ARACAJU: Edição // Ludomedia, 2015.
SANTOS, T. S. ; LAHM, R. A. . NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: A VISÃO DE LICENCIANDOS SOBRE OS SOFTWARES EDUCACIONAIS.. In: XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, o III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO), 2015, Curitiba. XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, o III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO), 2015.
NEVES, M. B. ; BLOCHTEIN, Betina ; LAHM, R. A. ; QUADROS, E. L. L. ; FERREIRA, E. M. A. ; ESTEVES, M. W. . Influence of fragment isolation on mutualistic networks inserted in an urban matrix. In: VIII Simpósio Brasil – Alemanha, 2017, Porto Alegre. 8º Simpósio Brasil – Alemanha. PORTO ALEGRE: PUCRS, 2017. v. 1.
MANFROI, M. ; LAHM, R. A. . Mapa de vulnerabilidade social a desastres naturais: terreno sujeito a inundação. In: XIV Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2013, Porto Alegre. XIV Salão de Iniciação Científica da PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013.
SANTO, M. V. E. ; LAHM, R. A. . Análise da Dinâmica temporal e espacial de períodos de escassez e excesso hídrico na bacia hidrográfica do Gravataí, RS.. In: Seminário Interno de avaliação da IC da PUCRS, 2013, Porto Alegre. Seminário Interno de avaliação da IC da PUCRS, 2013.
MILANESI, J. ; LAHM, R. A. . Mapeamento de áreas com perigo de inundações da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí com Uso de SIG.. In: XIV Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2013, Porto Alegre. XIV Salão de Iniciação Científica da PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013.
OLIVEIRA, C. ; LAHM, R. A. . Geocodificação de dados ligados à Saúde. In: XIV Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2013, Porto Alegre. XIV Salão de Iniciação Científica da PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013.
BITTENCOURT, D. Z. ; LAHM, R. A. . Monitoramento e Análise de queimadas no município de São Francisco de Paula, Rs utilizaqndo técnicas de sensoriamento remoto.. In: XIV Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2013, Porto Alegre. XIV Salão de Iniciação Científica da PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013.
DOS SANTOS, E.L.; LAHM, R. A. Elaboração de Mosaico Georreferenciado de Imagens Orbitais de Alta Resolução através de Técnicas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. In: Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica, 2011, Porto Alegre. Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica. Porto Alegre: EDPUCRS, 2011. v. 1. p. 220-220.
PALADINI, J. V.; FILHO, N. R.; GIL, K. H.; LAHM, R. A. Modelagem matemática: estudando geometria, compreendendo sensoriamento remoto. In: II Congresso de Matemática e suas aplicações, 2010, Curitiba. II Congresso de Matemática e suas aplicações. Curitiba, 2010.
GRAEF, C. O.; HENRIQUE, A.; AFONSO, M. C.; SANTOS JUNIOR, D. N.; LAHM, R. A. Ensino da Geografia através de modelos táteis. In: X Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2009, Porto Alegre. X Salão de Iniciação Científica da PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.
GRAEF, C. O.; HENRIQUE, A.; AFONSO, M. C.; SANTOS JUNIOR, D. N.; LAHM, R. A. Técnicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento para Elaboração de Produtos Cartográficos e Banco De Dados Georreferenciaods visando Subsídios ao Plano de Manejo Do CPCN Promata. In: X Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2009, Porto Alegre. X Salão de Iniciação Científica da PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.
AFONSO, M. C.; HENRIQUE, A.; GRAEF, C. O.; SANTOS JUNIOR, D. N.; LAHM, R. A.Aplicação de Novas Tecnologias através de Oficinas Pedagógicas, na Busca da Interatividade entre Comunidade e Universidade. In: X Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2009, Porto Alegre. X Salão de Iniciação Científica da PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.
AFONSO, M. C.; HENRIQUE, A.; GRAEF, C. O.; SANTOS JUNIOR, D. N.; LAHM, R. Elaboração de Modelo Digital de Elevação e Construção de Mapa Temático através de Técnicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento visando Análise Espacial do Morro da Polícia: uma abordagem ambiental. In: X Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2009, Porto Alegre. X Salão de Iniciação Científica da PUCRS. Porto alegre: EDIPUCRS, 2009.
HENRIQUE, A.; GRAEF, C. O.; AFONSO, M. C.; SANTOS JUNIOR, D. N.; LAHM, R. A. A (Re) Construção da Noção de Horizonte por Meio de Globos Concretos e Virtuais. In: X Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2009, Porto Alegre. X Salão de Iniciação Científica da PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.
LAHM, R. A.; KLEIN, M.; NAIME, R. Noções básicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. Porto Alegre: Instituto de Meio Ambiente – IMA – PUCRS, 2005 (Apostila de Curso de Pós – Graduação).
PINHEIRO, E. S.; CARVALHO, T. M. Mapa índice de ortofotos, Pró-Mata. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. 2002 Baixar Mapa.
O Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento do curso de Geografia da PUCRS agenda visitas gratuitas para alunos do ensino fundamental (5º a 8º série) e médio. Os estudantes podem observar em imagens de satélites, parques e outros pontos da cidade de Porto Alegre.
Através de um simulador, é possível se conectar com os mais diversos sensores que estão na órbita terrestre. No mesmo local, ainda é permitido manusear equipamentos de última geração como o sistema de posicionamento global (GPS), softwares para observação de imagens, além de curvímetros e planímetros.
A idéia é oferecer aos visitantes noções sobre imagens de satélites geoprocessadas e georreferenciadas, mostrando o potencial da ciência geográfica na análise do espaço.
As atividades são desenvolvidas com base no projeto intitulado: “Desenvolvimento de Unidades de Aprendizagem na Disseminação das Novas Tecnologias Aplicadas no Ensino Fundamental e Médio”, que tem o objetivo de desenvolver e aplicar oficinas pedagógicas que aproximem os estudantes ao local de trabalho dos profissionais da Geografia.
O laboratório fica na sala 120, térreo do prédio 9, Campus Central da Universidade, na Avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre.
O agendamento das visitas pode ser feito até o final do mês de dezembro pelo telefone (51) 3353-4192 ou (51) 3320-3600, ramal 4192, a partir das 14h. As visitas ocorrem de quarta a sexta-feira, no turno da tarde, com lotação máxima de 150 alunos.
Promoção:
Escola de Humanidades
Sala 120, térreo do prédio 9 do Campus (Avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre)
Agendamento de visitas (gratuitas): (51) 3353-4192, a partir das 14h.
Unidades:
Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática
Fonte:
PUCRS
Duração:
Indeterminado
Responsável:
Prof. Dr. Regis Lahm
Pró-Mata
PUCRS e Porto Alegre
• Grupo de Pesquisa: Aplicação de Técnicas de Sensoriamento Remoto em Estudos Ambientais
• Grupo de Pesquisa: Geomática Aplicada à Educação
• Centro de Excelência em Pesquisa sobre o Armazenamento de Carbono
• Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata – PUCRS
• Centro de Recursos Idrisi para Países de Língua Portuguesa
• Clark University (Projeto IDRISI)
• Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE
• Instituto do Meio Ambiente – PUCRS
• Mestrado em Educação em Ciências e Matemática
Escola de Humanidades
Avenida Ipiranga, 6681 – Prédio 09 – Sala 120
Fones: (51) 3353-4192
Fax: (51) 3320-3602
CEP: 90619-900
E-mail: [email protected]
Porto Alegre – RS – Brasil