A Brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança e o brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente lúdico, em que a criatividade, a brincadeira e o jogo são elementos fundamentais. A Brinquedoteca é um lugar que convida a explorar, a sentir, a experimentar. É um ambiente para estimular a criatividade, deve ser preparado de forma criativa com espaços que incentive a brincadeira de faz-de-conta, a dramatização, a construção, a solução de problemas, a socialização e a vontade de inventar.
O brincar representa um fator de grande importância na socialização da criança, pois é brincando que o ser humano apropria-se da vida e do mundo culturalmente simbólico. Brincar exige concentração durante um grande intervalo de tempo. Desenvolve iniciativa, imaginação e interesse. Neste sentido, é fundamental oportunizar aos educadores experiências lúdicas e reflexões sobre a inserção do jogo na escola, nos processos de desenvolvimento e de aprendizagem das crianças, dos adolescentes e dos professores em formação.
Desta forma, a Brinquedoteca constitui-se num espaço organizado que permite, a partir de situações de brincadeiras, desenvolver propostas de formação de educadores, enfocando a relevância do brincar para a educação.
Trata-se de criar um espaço de apoio pedagógico e de pesquisa para os cursos de Pedagogia (Graduação), Psicopedagogia e Educação Inclusiva (Especialização) em que alunos e professores tenham a oportunidade de estudar, discutir, pesquisar e elaborar alternativas lúdico-pedagógicas nas diferentes áreas do conhecimento.
Local: Prédio 09 – térreo, sala 104.
A Escola de Humanidades conta com laboratórios de informática destinados especificamente aos alunos da Graduação, Pós-Graduação (Lato e Stricto Sensu) para realização de pesquisas, estudos investigativos, estudos individuais e exercícios teóricos que requerem o uso do computador e a rede internet, impressão de trabalhos e materiais.
O acesso é feito mediante a carteira de estudante do aluno e crachá de identificação profissional do professor e do técnico administrativo.
Os laboratórios se localizam no prédio 9 – térreo, sala 121 e no prédio 8, 5° andar, sala 509.
Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira: Das 08h às 12h e das 13h às 22h30min
Telefone: (51) 3353-4689
Os alunos de graduação possuem 800 cópias por semestre, já os alunos de pós, mestrado e doutorado possuem 600 cópias por semestre.
Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira: Das 08h às 12h e das 13h às 22h30min
Telefone: (51) 3353-4191
A Escola de Humanidades conta com o Laboratório de Línguas Ir. Adelino Martins para o desenvolvimento de atividades práticas que auxiliam na didática dos cursos de línguas oferecidos pelo Lexis – Centro de Línguas da PUCRS e disciplinas de línguas estrangeiras tanto dos cursos da licenciatura quanto para a comunidade acadêmica.
O Laboratório de Línguas subdivide-se em:
Laboratório A
Laboratório B
Laboratório de Criação
Laboratório de Auto-Acesso
O Laboratório de Pesquisa em História da Imagem e do Som foi criado nos anos 1990 para estimular as pesquisa sobre Imagem e Música. A missão do Laboratório é formar pesquisadores através de projetos de pesquisa de iniciação científica, bacharelado, mestrado, doutorado e pós-doutorado, bem como promover cursos de extensão e eventos acadêmicos (palestras, seminários, etc.) sobre questões teórica e metodológicas relevantes para o debate e a pesquisa com imagem e som. O laboratório também atua no apoio aos docentes na aulas da graduação através da disponibilização de uma seleção de vídeos (documentários) e palestras de especialistas renomados na área gravados ou doados aos pesquisadores do Laboratório.
Reuniões do Grupo de Pesquisa História e Imagem, Cursos de Extensão sobre Imagem e sobre Fotografia, disponibilização de material em vídeo e imagens para disciplinas e pesquisa da Graduação e Pós-Graduação da Escola de Humanidades.
Horário de atendimento:
De segunda a sexta das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Local: Prédio 9 – 2º andar, sala 205
E-mail: [email protected]
O Laboratório de Pesquisa Histórica com Documentação Escrita -LAPDESC-, vinculado ao PPGH/PUCRS foi criado em 1997, por meio do Programa de Apoio à Pós-Graduação – PAEP/CAPES. Foi constituído visando fomentar a pesquisa histórica nos níveis de graduação e pós-graduação, oferecendo espaço, infraestrutura de equipamentos e suporte pedagógico, além do conjunto de documentação escrita. Seu acervo constituiu-se, desde sua criação, por meio de doações da documentação já utilizada por pesquisadores ou adquiridos por compra de outras instituições de pesquisa, como Arquivos e Bibliotecas. Parte desse acervo encontra-se alocado no Espaço Delfos da Biblioteca Central, em função do espaço e das condições especiais de preservação e catalogação.
Hemeroteca: Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; Revista Estudos Ibero-Americanos (coleção completa); Revista de História (de SP); Revista do Arquivo Histórico do RS; Revista do Arquivo Diplomático do Reconhecimento da República; Revista Cambio 16.
Ações: infra-estrutura e orientação para desenvolvimento de pesquisas históricas com documentação escrita, particularmente aquelas que compõem o acervo do Laboratório e/ou do Espaço Delfos, seção História. Espaço para reuniões de trabalho dos Grupos de Pesquisa da Escola de Humanidades, com agendamento prévio com a Secretaria do PPGH.
Horário de atendimento: agendamento prévio com a Secretaria do programa de Pós-Graduação de História – [email protected]
Local: Prédio 9, 2° andar, sala 205
O Laboratório de Pesquisas Arqueológicas (LPA), fundado em 1982 pelo professor e Irmão Marista Guilherme (Valeriano) Naue, tem como principais objetivos estudar a história das culturas do passado através dos registros arqueológicos, incluindo artefatos, estruturas, sítios etc., que fazem parte do nosso mundo contemporâneo e que é interpretado como parte dele.
Vinculado ao Departamento de História, as pesquisas arqueológicas no LPA são coordenadas por professores do Departamento, das quais participam também alunos de Graduação e de Pós-Graduação em História.
O Acervo: Localizado no prédio 40 (Museu de Ciências e Tecnologia – MCT da PUCRS), do campus universitário, o LPA tem uma área de 720m2, onde está salvaguardada a cultura material arqueológica procedente de sítios arqueológicos, principalmente, da região sul do Brasil. O acervo arqueológico, conta atualmente com cerca de dois milhões de registros matérias arqueológicos, coletados ao longo das últimas três décadas e relacionados às diferentes ocupações humanas como indígenas, missioneiras, quilombolas, históricas e urbanas.
O estudo destas coleções gera conhecimento científico divulgado à comunidade em geral, especialmente entre crianças e jovens estudantes, através de exposições, e ainda à comunidade científica mediante publicações, e propicia a execução de atividades de educação ambiental e preservação do patrimônio cultural. O LPA elabora através dos seus pesquisadores trabalhos de Arqueologia Pública ou preventiva atuando no licenciamento cultural de empreendimentos em todo o Brasil. A parceria entre o LPA e o MCT abre a possibilidade de emitir endossos institucionais.
Horário de atendimento:
De segunda a sexta: das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Av. Ipiranga, 6681
Prédio 40, sala 108
Porto Alegre/RS – Brasil – CEP 90619-900
Telefone: (51) 3320-3500 – Ramal: 4162
Site: http://www.pucrs.br/mct/colecoes/arqueologia/index.html
Em 1996, foi criado o Laboratório de História Oral no PPGH-PUCRS, que tem como objetivo apoiar o trabalho de alunos de toda a universidade quando pretendem produzir documentos a partir de depoimentos orais. Assim, com o apoio institucional, foi possível estabelecer metas e organizar procedimentos de trabalho que envolvam História Oral.
O Laboratório coloca à disposição de pesquisadores pessoal e equipamentos para a obtenção e o registro de fontes documentais, para a análise das mesmas, e para a difusão dos resultados de pesquisa. Propõe-se a auxiliar, portanto, aqueles que procuram trabalhar com História Oral, fornecendo informações importantes sobre como preparar uma entrevista, como realizar a transcrição do texto, como fazer um termo de cessão, como elaborar bibliografia sobre o assunto. Além disso, o Laboratório possui um acervo com mais de 200 entrevistas compiladas sobre diversos temas relacionados com política, educação, arqueologia, histórias de vida e, especialmente, vinculados ao tema imigração.
Dessa forma, está sendo possível criar e manter um acervo que cresce ano a ano, com a contribuição de estudantes dos diferentes níveis acadêmicos, em perspectiva interdisciplinar.
O Laboratório possui local próprio, que se localiza no Prédio 9, 2° andar, sala 205, da Universidade, e seu horário de atendimento é de segundas a sextas-feiras, das 14h às 17h30min.
A PUCRS possui diversos recursos disponíveis à disposição dos alunos, com uma ampla abrangência de utilização. Dentre os principais espaços e serviços destacam-se:
Idear: https://idear.pucrs.br/
Tecnopuc: http://www.pucrs.br/tecnopuc/
Living 360º: http://www.pucrs.br/living360/
PUCRS Carreiras: http://www.estagiosfijo.com.br/
Apoio Discente: http://www.pucrs.br/apoiodiscente/