Como evitar distrações, criar um planejamento e entregar o trabalho com tranquilidade
Você já se pegou pensando, ou até dizendo: “ah, depois eu faço…”? Então essas dicas são para você! Deixar tudo para a última hora, ou inventar várias desculpas para evitar fazer aquela tarefa importante é uma tentação que qualquer um pode cair. Mas antes de tudo é importante entender que a procrastinação nem sempre está ligada à preguiça. Problemas psicológicos relacionados à ansiedade, insegurança e autoestima podem influenciar diretamente na produtividade.
Deixar o celular ligado ou algo que você gosta de assistir passando na TV durante tarefas importantes é uma forma de acabar se distraindo e perder o foco. Procure um lugar tranquilo, confortável, mas evite ficar na cama ou em locais que podem dar sono.
Quando você tem um cronograma para conseguir visualizar o seu planejamento, tudo fica mais fácil. É importante intercalar o tempo entre as tarefas importantes e o seu lazer. Uma dica é aprender sobre o Método Pomodoro, que consiste em concentrar e organizar o seu tempo para cada atividade.
Quando se tem um trabalho muito extenso para fazer é comum que pareça algo quase impossível de se concluir. Você pode pegar essa grande tarefa e dividir ela em tarefas menores. A cada etapa concluída, dê uma pausa e comemore seus atingimentos.
Nenhum trabalho é mais importante do que a sua saúde mental. Em épocas de correria, não esqueça de dormir bem, se alimentar de forma correta e praticar exercícios físicos. Você pode precisar de uma pausa durante o dia e isso é normal.
Compartilhar as suas angústias é uma forma de ver que nem sempre as coisas são tão ruins quanto parecem. Seus colegas podem estar passando por sentimentos parecidos com os seus e é sempre bom poder contar com o apoio da família e amigos próximos. Estudantes e professores da PUCRS contam com o Centro de Atenção Psicossocial (CAP), que oferece auxílio por meio da escuta e acompanhamento de situações que interfiram no crescimento pessoal e profissional.