Curso: Relações Públicas | Currículo Vigente: 234E | ||
CARGA HORÁRIA | 3220 | ||
CRÉDITOS | 181 | ||
DURAÇÃO | 8 semestres | ||
TURNO | Manhã e Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 40 | |
Vagas 2° semestre | 40 | ||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 180 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 200 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 200 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 73 | Data | 16/12/2015 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 744 | D.O.U | 28/11/2016 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES Nº 2 | D.O.U | 01/10/2013 |
É necessário que o graduado em Relações Públicas tenha sólido conhecimento humanístico e domínio das novas técnicas e especializações do campo comunicacional. Com a globalização e a ampliação da esfera da sociedade civil, a formação de públicos exige mediações que vão, gradativamente, assumindo uma importância política e social. As organizações deixam de ser fontes de informação e passam a ser geradoras de processos comunicacionais, o que implica mudanças e revisões nas suas estruturas como um todo. A perspectiva para uma formação de qualidade é de fomentar práticas que possibilitem ao profissional egresso condições de analisar o ambiente interno e externo das organizações, além de esclarecer a relação de suas ações com os movimentos da sociedade. Para tanto, o egresso do curso de Relações Públicas da PUCRS deve ser:
O curso de Relações Públicas pretende preparar o profissional para:
Há um alinhamento com as Diretrizes Curriculares Nacionais, em vigor desde 2013, segundo as quais, o perfil do egresso de curso de Relações Públicas caracteriza-se por ser um “profissional ético, humanista, crítico e reflexivo”, com a indicação de (Art. 4º): “I – capacidade acurada de análise conjuntural, de forma que se lide quantitativa e qualitativamente com dados estatísticos, econômicos e sociais, transformando-os em indicadores para a elaboração de políticas de comunicação; II – percepção das dinâmicas socioculturais, tendo em vista interpretar as demandas dos diversos tipos de organizações e dos públicos; III – compreensão das problemáticas contemporâneas, decorrentes da globalização, das tecnologias de informação e da comunicação e do desenvolvimento sustentável, necessária ao planejamento de relações públicas; IV – entendimento do campo técnico-científico da comunicação, capaz de estabelecer visão sistêmica das políticas e estratégias de relacionamentos públicos; V – capacidade de liderança, negociação, tomada de decisão e visão empreendedora.” Igualmente, o curso possibilitará uma formação profissional com competências e habilidades gerais e específicas de acordo com o conjunto de atividades acadêmicas previstas para garantir ao egresso uma atuação qualificada no mercado de trabalho. A proposta do curso de Relações Públicas da PUCRS está em sintonia com as orientações do MEC, com a legislação e normatização do exercício profissional, observando a inserção do egresso no mercado de trabalho regional com possibilidade de atuação em nível nacional. O diplomado poderá atuar em: organizações públicas, privadas e do terceiro setor; assessorias de comunicação; agências de comunicação digital; institutos de pesquisa de opinião; empresas de organização de eventos científicos e culturais. De acordo com as DCNs, de 2013, as competências e habilidades a serem reveladas pelos egressos são (Art. 5°): “I – Gerais:
II – Específicas: a) interesse em desenvolver pesquisas, estratégias e políticas que favoreçam a interpretação qualificada da conjuntura sócio-organizacional; A proposta do curso de Relações Públicas da PUCRS está ancorada em atividades acadêmicas que garantem o fortalecimento do “ser” e do “fazer” profissional para uma atuação diferenciada no mercado de trabalho e na sociedade. Uma formação generalista e interdisciplinar, baseada em princípios de interesse social e humano, visando ao estudo da comunicação e sua interface com as organizações mediante relacionamentos institucionais e midiáticos com os diversos públicos, rege o presente projeto pedagógico. |
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO |
De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo: Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.
Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade. |
NORMA PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I Artigo 1º – As atividades são desenvolvidas sob orientação de docentes, de forma planejada, para atingir determinados objetivos relacionados ao exercício profissional. O Estágio Supervisionado ocorre mediante um conjunto de Práticas Profissionais programadas: a) dentro das dependências da Faculdade, com o planejamento e a execução de ações em contato pessoal com os docentes, totalizando 60 horas – nas Práticas Profissionais em Relações Públicas nas áreas de Memória Institucional (15h), de Produção Audiovisual (15h), de Gestão de Mídias Digitais (15h), de Ação Empreendedora (15h); Artigo 2º – No caso da realização de um estágio externo sem a supervisão de um docente da Faculdade, em alguma unidade da própria universidade, ou em alguma organização do primeiro, segundo ou terceiro setores da sociedade, o discente apenas poderá solicitar horas como Atividade Complementar, conforme sua norma. Artigo 3º – O curso de Relações Públicas está vinculado diretamente aos núcleos do Espaço Experiência para uma aprendizagem prática de determinadas atividades, conforme as recomendações das DCNs. Tais espaços de realização de estágio são supervisionados por professores vinculados aos respectivos núcleos, conforme abaixo explicitados:
Artigo 4º – Os professores do curso de Relações Públicas são os orientadores dos estágios ocorridos nos diversos núcleos do Espaço Experiência (EE), necessitando de 100 horas por semestre, destinadas a estas atividades acadêmicas laboratoriais, com base em rubrica específica. Artigo 5º – Os alunos de Relações Públicas podem realizar estágios em qualquer núcleo existente no EE. O estágio ocorrido no EE em um semestre letivo pode substituir apenas uma (1) das Práticas Profissionais – Estágio Supervisionado previstas para o curso. O estudante que realizar o estágio em um dos núcleos do EE poderá aproveitar 50 horas para uma das quatro Práticas Profissionais em Relações Públicas programadas, desde que esteja regularmente matriculado em uma das Práticas Profissionais naquele semestre. Quando o aluno for um estagiário do EE e não estiver matriculado em uma das quatro Práticas profissionais em Relações Públicas, somente poderá solicitar horas como Atividade Complementar. CAPÍTULO II Artigo 6º – O Espaço Experiência desenvolve pesquisas quantitativas e qualitativas de caráter institucional, sendo uma atividade recomendada no parecer CNE/CES, nº 85/2013. Destaca-se também o Núcleo Empreendedor (do INOVAPUCRS) que se configura como um ambiente possível para os alunos desenvolverem suas habilidades, promovendo conexões internas e externas à Universidade, além de atividades para garantir um espírito empreendedor. Os alunos poderão planejar seu futuro profissional, assim como uma cultura empreendedora para as demandas da profissão e da sociedade. Artigo 7º – Os casos omissos serão resolvidos pelos Professores vinculados à disciplina de Práticas Profissionais em Relações Públicas – Estágio Supervisionado e pela Coordenação dos Curso de Relações Públicas. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
|
|
---|---|
CULTURA DIGITAL
30
1
|
|
ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE
30
1
|
|
FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA EM COMUNICAÇÃO
30
1
|
|
Fundamentos de Relação Públicas
30
1
|
|
HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
30
1
|
|
Introdução À Fotografia (60h)
60
1
|
|
LÍngua Portuguesa I
60
1
|
|
Relações Públicas, Tendências e Marketing
60
1
|
|
Técnicas Digitais e Media Training
60
1
|
|
COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA
30
2
|
|
COMUNICAÇÃO DIGITAL NAS ORGANIZAÇÕES
30
2
|
|
DISCIPLINA ELETIVA
180
2
|
|
ESTUDOS DE OPINIÃO PÚBLICA
60
2
|
|
Língua Portuguesa II
60
2
|
|
Rel. Públ. na Área Pública e no Terc. Setor
30
2
|
|
Relações Públicas e Estudos Organizacionais
30
2
|
|
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO: MÍDIA E INFORMAÇÃO
30
2
|
|
COMUNICAÇÃO E CULTURA NO BRASIL
30
3
|
|
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM COMUNICAÇÃO
60
3
|
|
Pesquisa Qualitativa em Relações Públicas
60
3
|
|
Produção de Mídia Impressa e Digital em RP
60
3
|
|
Redação em Relações Públicas (90h)
90
3
|
|
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO: CULTURA E SOCIEDADE
30
3
|
|
ÉTICA E CIDADANIA
60
3
|
|
Estatística Aplicada em Relações Públicas
30
4
|
|
MARKETING POLÍTICO E ELEITORAL
30
4
|
|
PESQUISA QUANTITATIVA EM RELAÇÕES PÚBLICAS
60
4
|
|
PLANEJAMENTO APLICADO EM RELAÇÕES PÚBLICAS
30
4
|
|
PRODUÇÃO MULTIMÍDIA EM RELAÇÕES PÚBLICAS
60
4
|
|
PRÁT.PROF.EM REL.PÚBL.-ESTÁGIO SUPERV. EM MEM.INSTIT.
50
4
|
|
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
30
4
|
|
TEORIAS POLÍTICAS
30
4
|
|
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
60
5
|
|
Comunicação Interpessoal
60
5
|
|
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
5
|
|
PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DE EVENTOS
60
5
|
|
Práticas Profissionais em Relações Públicas - Estágio Supervisionado em Produção Audiovisual (50h)
50
5
|
|
Relações Públicas e Contexto Econômico
30
5
|
|
Relações Públicas e Negociação
60
5
|
|
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
60
6
|
|
COMUNICAÇÃO INTERNA E ADMINISTRATIVA
60
6
|
|
EMPREENDEDORISMO EM RELAÇÕES PÚBLICAS
30
6
|
|
ESTUDOS DE PÚBLICOS EM RELAÇÕES PÚBLICAS
30
6
|
|
LEGISLAÇÃO E ÉTICA EM COMUNICAÇÃO
30
6
|
|
METOD. DA PESQUISA CIENTÍFICA APLICADA EM RELAÇÕES PÚBLICAS
30
6
|
|
PRODUÇÃO CULTURAL E GESTÃO DE PROJETOS
30
6
|
|
PRÁT.PROF.EM REL.PÚBL.-EST.SUPERV.EM GES. DE MÍDIA DIG.
50
6
|
|
COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E REPUTAÇÃO
30
7
|
|
Comunicação Mercadológica
60
7
|
|
Comunicação, Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade
30
7
|
|
Monografia - Projeto de Pesquisa Científica
30
7
|
|
Projeto de Comunicação - Pesquisa em Relações Públicas (90h)
90
7
|
|
Práticas Profissionais em Relações Públicas - Estágio Supervisionado em Ação Empreendora (50h)
50
7
|
|
Relações Públicas Internacionais
60
7
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200
8
|
|
GESTÃO DE IMAGEM E COMUNICAÇÃO PARA CRISES
30
8
|
|
MONOGRAFIA-TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
90
8
|
|
MÍDIA E CULTURA
30
8
|
|
PROJETO DE COMUNICAÇÃO - INOVAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS
90
8
|
|
PROJETO DE COMUNICAÇÃO - ÁREA EMPRESARIAL
90
8
|
|
PROJETO DE COMUNICAÇÃO - ÁREA PÚBLICA E TERCEIRO SETOR
90
8
|