Curso: Publicidade e Propaganda | Currículo Vigente: 9704 | ||
CARGA HORÁRIA | 3055 | ||
CRÉDITOS | 181 | ||
DURAÇÃO | 8 semestres | ||
TURNO | Manhã / Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 80 | |
Vagas 2° semestre | 80 | ||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 360 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 300 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 0 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 66 | Data | 12/09/2019 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 271 | D.O.U | 04/04/2017 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 16 | D.O.U | 13/03/2002 |
O egresso do curso de Publicidade e Propaganda da PUCRS deve, fundamentalmente, compreender a amplitude do negócio da publicidade no ambiente corporativo e o constante alargamento das suas áreas de atuação, bem como dominar a dinâmica das diversas modalidades comunicacionais. Nesse sentido espera-se que, ao final do curso, o egresso esteja apto a atuar de forma integrada nas dimensões comunicacional e mercadológica de empresas e organizações, conhecendo os processos de diagnóstico, planejamento, criação, produção, programação, distribuição e gestão da comunicação publicitária e institucional, e sua integração por meio de ações estratégicas e criativas de comunicação e de marketing. Para isso, o egresso deve estar orientado por um conjunto de conhecimentos diversificados que lhe permitam: responder criativamente aos diferentes problemas de comunicação, combinando som, imagem e texto e utilizando a tecnologia de forma inovadora; criar, produzir e veicular conteúdos e narrativas de comunicação para as diferentes mídias; ser um mediador de relações sociais; refletir sobre seu papel como profissional articulador de uma publicidade socialmente responsável; compreender as dimensões “relevância” e “propriedade” no universo das marcas, contribuindo para sua inserção no contexto social; ter atitude empreendedora frente aos desafios que a profissão lhe apresenta; poder empreender na indústria criativa; estabelecer a relação das bases teóricas da comunicação com a atividade publicitária. Espera-se, também, que o egresso do Curso potencialize habilidades e competências consideradas essenciais ao fazer profissional, como: saber buscar, ler e utilizar dados que levam a uma qualificação na sua capacidade de análise; compreender os mecanismos e processos de consumo material e simbólico a partir da diversidade do consumidor; ter competência para realizar diagnósticos, planejar, posicionar marcas e encontrar soluções de comunicação; desenvolver pensamento estratégico, conceber projetos de comunicação e fazer a gestão da sua implementação; identificar, entender e aproveitar oportunidades de comunicação e oportunidades de negócio; ser capaz de antever tendências e acompanhar mudanças de cenário e das tecnologias em curso. Além das habilidades e técnicas necessárias ao fazer publicitário, pretende-se proporcionar uma formação integral e humana, mobilizando no egresso as seguintes competências: pautar sua atividade pela ética em todos os momentos; manifestar inteligência emocional, tendo compreensão de si mesmo e do mundo, aliada ao preparo para conviver em uma sociedade caracterizada pela diversidade; primar pela empatia, sabendo colocar-se no lugar do outro; combinar sensibilidade, discernimento e criatividade no desenvolvimento de atos comunicacionais; valorizar os relacionamentos e o trabalho em rede; possuir capacidade analítica e crítica e operar de forma a manter a visão sistêmica aliada à atenção aos detalhes; aliar resiliência, flexibilidade e adaptabilidade para desenvolver sua atividade num mundo em intensa transformação. Ainda, frente à promoção da autonomia e autoria do estudante por meio do currículo oferecido, espera-se que o egresso esteja habilitado a exercer uma postura proativa, amparada em seu aprendizado, na boa argumentação para expressar um posicionamento sólido, mas flexível. Que o egresso possa estar atento às permanentes mudanças do mercado, sendo capaz de estar sempre atualizado, agindo, frente às necessidades e contingências, como um agente empreendedor e transformador da realidade na qual está inserido. Espera-se que o egresso possa atuar com propósito, transitando pelo mundo do trabalho com autonomia, construindo o seu próprio caminho. Por fim, a considerar o mundo globalizado e, ao mesmo tempo, individualizado e multifacetado da atualidade, é primordial que o egresso do curso de Publicidade e Propaganda contribua, com seu conhecimento técnico-acadêmico e com sua formação ética e moral, para a construção de uma sociedade mais justa e humana. |
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
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De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo: Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.
Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade. |
O PPC e as DCNs do curso não preveem estágio curricular. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
|
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---|---|
COMUNICAÇÃO E CONTEXTO SOCIOCULTURAL
30
1
|
|
CONTEXTO PUBLICITÁRIO
60
1
|
|
CRIATIVIDADE
60
1
|
|
FERRAMENTAS DE EDIÇÃO
60
1
|
|
LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO
60
1
|
|
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
60
1
|
|
MÍDIA E DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO
30
1
|
|
ARTES E LINGUAGENS VISUAIS
60
2
|
|
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
30
2
|
|
CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: DIREÇÃO DE ARTE E REDAÇÃO
60
2
|
|
FOTOGRAFIA
30
2
|
|
GESTÃO DA CONTA PUBLICITÁRIA
30
2
|
|
INDÚSTRIA CRIATIVA
30
2
|
|
MARKETING
60
2
|
|
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
30
2
|
|
BRANDING
30
3
|
|
COMPORTAMENTO E CONSUMO
60
3
|
|
CULTURA DIGITAL
60
3
|
|
DESIGN PUBLICITÁRIO
60
3
|
|
EMPREENDEDORISMO NA INDÚSTRIA CRIATIVA
60
3
|
|
GESTÃO DE CRISE DE IMAGEM E REPUTAÇÃO
30
3
|
|
HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
30
3
|
|
OFICINA DE CRIATIVIDADE
30
3
|
|
COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
30
4
|
|
GEOPOLÍTICA E CENÁRIOS ECONÔMICOS
30
4
|
|
GESTÃO DE PROJETOS NA INDÚSTRIA CRIATIVA
30
4
|
|
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
4
|
|
MENTORIA
30
4
|
|
PESQUISA DE MERCADO EM COMUNICAÇÃO
60
4
|
|
PLANEJAMENTO PUBLICITÁRIO
60
4
|
|
SOCIAL MEDIA
30
4
|
|
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
30
4
|
|
BRANDED CONTENT
60
5
|
|
DISCIPLINA ELETIVA
360
5
|
|
FOTOGRAFIA NA INDÚSTRIA CRIATIVA
60
5
|
|
LABORATÓRIO DE TENDÊNCIAS
60
5
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|
MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM COMUNICAÇÃO
30
5
|
|
NARRATIVAS SONORAS
60
5
|
|
TEORIAS AVANÇADAS DA COMUNICAÇÃO
30
5
|
|
CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA : CAMPANHA
60
6
|
|
GESTÃO DA COMUNICAÇÃO ORIENTADA POR DADOS
30
6
|
|
NARRATIVAS AUDIOVISUAIS
60
6
|
|
PLANEJAMENTO DE MÍDIA
60
6
|
|
PROJETO ESTRATÉGICO DE MERCADO
80
6
|
|
ATIVAÇÃO DE MARCA E EXPERIÊNCIAS OMNICHANNEL
60
7
|
|
METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
30
7
|
|
PROJETO DE CAMPANHA
80
7
|
|
ÉTICA E CIDADANIA
60
7
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
300
8
|
|
COMUNICAÇÃO PARA A DIVERSIDADE E IMPACTO SOCIAL
30
8
|
|
INFLUENCIADORES DIGITAIS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
60
8
|
|
SUSTENTABILIDADE
30
8
|
|
TCC: PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
45
8
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