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Curso de Publicidade e Propaganda

1. Dados do Curso
Curso: Publicidade e Propaganda Currículo Vigente: 9704
CARGA HORÁRIA 3055
CRÉDITOS 181
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Manhã / Noite
VAGAS Vagas 1° semestre 80
Vagas 2° semestre 80
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 300
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 66 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 271 D.O.U 04/04/2017
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 16 D.O.U 13/03/2002
2. Perfil do Egresso

   O egresso do curso de Publicidade e Propaganda da PUCRS deve, fundamentalmente, compreender a amplitude do negócio da publicidade no ambiente corporativo e o constante alargamento das suas áreas de atuação, bem como dominar a dinâmica das diversas modalidades comunicacionais. Nesse sentido espera-se que, ao final do curso, o egresso esteja apto a atuar de forma integrada nas dimensões comunicacional e mercadológica de empresas e organizações, conhecendo os processos de diagnóstico, planejamento, criação, produção, programação, distribuição e gestão da comunicação publicitária e institucional, e sua integração por meio de ações estratégicas e criativas de comunicação e de marketing.

   Para isso, o egresso deve estar orientado por um conjunto de conhecimentos diversificados que lhe permitam: responder criativamente aos diferentes problemas de comunicação, combinando som, imagem e texto e utilizando a tecnologia de forma inovadora; criar, produzir e veicular conteúdos e narrativas de comunicação para as diferentes mídias; ser um mediador de relações sociais; refletir sobre seu papel como profissional articulador de uma publicidade socialmente responsável; compreender as dimensões “relevância” e “propriedade” no universo das marcas, contribuindo para sua inserção no contexto social; ter atitude empreendedora frente aos desafios que a profissão lhe apresenta; poder empreender na indústria criativa; estabelecer a relação das bases teóricas da comunicação com a atividade publicitária.

   Espera-se, também, que o egresso do Curso potencialize habilidades e competências consideradas essenciais ao fazer profissional, como: saber buscar, ler e utilizar dados que levam a uma qualificação na sua capacidade de análise; compreender os mecanismos e processos de consumo material e simbólico a partir da diversidade do consumidor; ter competência para realizar diagnósticos, planejar, posicionar marcas e encontrar soluções de comunicação; desenvolver pensamento estratégico, conceber projetos de comunicação e fazer a gestão da sua implementação; identificar, entender e aproveitar oportunidades de comunicação e oportunidades de negócio; ser capaz de antever tendências e acompanhar mudanças de cenário e das tecnologias em curso.

   Além das habilidades e técnicas necessárias ao fazer publicitário, pretende-se proporcionar uma formação integral e humana, mobilizando no egresso as seguintes competências: pautar sua atividade pela ética em todos os momentos; manifestar inteligência emocional, tendo compreensão de si mesmo e do mundo, aliada ao preparo para conviver em uma sociedade caracterizada pela diversidade; primar pela empatia, sabendo colocar-se no lugar do outro; combinar sensibilidade, discernimento e criatividade no desenvolvimento de atos comunicacionais; valorizar os relacionamentos e o trabalho em rede; possuir capacidade analítica e crítica e operar de forma a manter a visão sistêmica aliada à atenção aos detalhes; aliar resiliência, flexibilidade e adaptabilidade para desenvolver sua atividade num mundo em intensa transformação.

   Ainda, frente à promoção da autonomia e autoria do estudante por meio do currículo oferecido, espera-se que o egresso esteja habilitado a exercer uma postura proativa, amparada em seu aprendizado, na boa argumentação para expressar um posicionamento sólido, mas flexível. Que o egresso possa estar atento às permanentes mudanças do mercado, sendo capaz de estar sempre atualizado, agindo, frente às necessidades e contingências, como um agente empreendedor e transformador da realidade na qual está inserido. Espera-se que o egresso possa atuar com propósito, transitando pelo mundo do trabalho com autonomia, construindo o seu próprio caminho.

   Por fim, a considerar o mundo globalizado e, ao mesmo tempo, individualizado e multifacetado da atualidade, é primordial que o egresso do curso de Publicidade e Propaganda contribua, com seu conhecimento técnico-acadêmico e com sua formação ética e moral, para a construção de uma sociedade mais justa e humana.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

O PPC e as DCNs do curso não preveem estágio curricular.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
COMUNICAÇÃO E CONTEXTO SOCIOCULTURAL
30
1

Disciplina em implantação

CONTEXTO PUBLICITÁRIO
60
1

Disciplina em implantação

CRIATIVIDADE
60
1

Disciplina em implantação

FERRAMENTAS DE EDIÇÃO
60
1

Disciplina em implantação

LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO
60
1

Disciplina em implantação

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
60
1

Disciplina em implantação

MÍDIA E DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO
30
1

Disciplina em implantação

ARTES E LINGUAGENS VISUAIS
60
2

Disciplina em implantação

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
30
2

Disciplina em implantação

CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: DIREÇÃO DE ARTE E REDAÇÃO
60
2

Disciplina em implantação

FOTOGRAFIA
30
2

Disciplina em implantação

GESTÃO DA CONTA PUBLICITÁRIA
30
2

Disciplina em implantação

INDÚSTRIA CRIATIVA
30
2

Disciplina em implantação

MARKETING
60
2

Disciplina em implantação

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
30
2

Disciplina em implantação

BRANDING
30
3

Disciplina em implantação

COMPORTAMENTO E CONSUMO
60
3

Disciplina em implantação

CULTURA DIGITAL
60
3

Disciplina em implantação

DESIGN PUBLICITÁRIO
60
3

Disciplina em implantação

EMPREENDEDORISMO NA INDÚSTRIA CRIATIVA
60
3

Disciplina em implantação

GESTÃO DE CRISE DE IMAGEM E REPUTAÇÃO
30
3

Disciplina em implantação

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
30
3

Disciplina em implantação

OFICINA DE CRIATIVIDADE
30
3

Disciplina em implantação

COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
30
4

Disciplina em implantação

GEOPOLÍTICA E CENÁRIOS ECONÔMICOS
30
4

Disciplina em implantação

GESTÃO DE PROJETOS NA INDÚSTRIA CRIATIVA
30
4

Disciplina em implantação

HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
4

Disciplina em implantação

MENTORIA
30
4

Disciplina em implantação

PESQUISA DE MERCADO EM COMUNICAÇÃO
60
4

Disciplina em implantação

PLANEJAMENTO PUBLICITÁRIO
60
4

Disciplina em implantação

SOCIAL MEDIA
30
4

Disciplina em implantação

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
30
4

Disciplina em implantação

BRANDED CONTENT
60
5

Disciplina em implantação

DISCIPLINA ELETIVA
360
5

Disciplina em implantação

FOTOGRAFIA NA INDÚSTRIA CRIATIVA
60
5

Disciplina em implantação

LABORATÓRIO DE TENDÊNCIAS
60
5

Disciplina em implantação

MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM COMUNICAÇÃO
30
5

Disciplina em implantação

NARRATIVAS SONORAS
60
5

Disciplina em implantação

TEORIAS AVANÇADAS DA COMUNICAÇÃO
30
5

Disciplina em implantação

CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA : CAMPANHA
60
6

Disciplina em implantação

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO ORIENTADA POR DADOS
30
6

Disciplina em implantação

NARRATIVAS AUDIOVISUAIS
60
6

Disciplina em implantação

PLANEJAMENTO DE MÍDIA
60
6

Disciplina em implantação

PROJETO ESTRATÉGICO DE MERCADO
80
6

Disciplina em implantação

ATIVAÇÃO DE MARCA E EXPERIÊNCIAS OMNICHANNEL
60
7

Disciplina em implantação

METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
30
7

Disciplina em implantação

PROJETO DE CAMPANHA
80
7

Disciplina em implantação

ÉTICA E CIDADANIA
60
7

Disciplina em implantação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
300
8

Disciplina em implantação

COMUNICAÇÃO PARA A DIVERSIDADE E IMPACTO SOCIAL
30
8

Disciplina em implantação

INFLUENCIADORES DIGITAIS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
60
8

Disciplina em implantação

SUSTENTABILIDADE
30
8

Disciplina em implantação

TCC: PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
45
8

Disciplina em implantação

..Dados atualizados até 19/11/2024