Curso: Psicologia | Currículo Vigente: 9611 | ||
CARGA HORÁRIA | 4000 | ||
CRÉDITOS | 232 | ||
DURAÇÃO | 10 semestres | ||
TURNO | Tarde /Noite ou Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 180 | |
Vagas 2° semestre | 120 | ||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 360 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 120 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 820 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução N°084/2020 | Data | 10/11/2020 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 209 | D.O.U | 07/07/2020 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES Nº 5 | D.O.U | 16/03/2011 |
O egresso do Curso de Psicologia da PUCRS deve manter diálogo com a contemporaneidade e ser um sujeito reflexivo, autônomo, crítico, cooperativo e comprometido com a educação continuada ao longo da vida profissional, estando seu perfil alinhado com o PPI-PUCRS (PDI 2016-2022) e com as DCN’s da Formação em Psicologia. Em vista dessa inegável necessidade e em atenção aos preceitos legais, o processo de revisão curricular contou com ampla discussão por parte dos corpos docente e discente do Curso.
Frente à complexidade da ciência psicológica, aos seus múltiplos objetos de pesquisa, estudo e intervenção e às muitas especificidades da profissão, a presente proposta curricular estrutura-se em quatro grandes categorias. Essas voltam-se ao fomento no egresso da consciência da amplitude teórica, científica, epistemológica, cultural e contextual que orienta a psicologia, destacando a relevância da autonomia e da capacidade de reflexão crítico-analítica voltadas ao compromisso com os Direitos Humanos e a transformação social. Nessa direção, apresentam-se, a seguir, as quatro grandes categorias e seus desdobramentos:
|
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO |
De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo: Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.
Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade. |
Os estágios obrigatórios supervisionados do Curso de Psicologia da ECSV são constituídos por atividades teórico-práticas de exercício profissional, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Psicologia. Os estágios objetivam garantir a articulação entre os diferentes componentes curriculares e a consolidação das competências que compõem o perfil do egresso. Para isso, os estágios obrigatórios supervisionados são distribuídos ao longo do curso, assegurando o contato do estudante com diferentes situações, contextos e instituições de trabalho da psicologia e permitindo que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais. Os estágios supervisionados são conjuntos de atividades de formação, programados e diretamente orientados por membros do corpo docente do Curso, de forma presencial, de acordo com as normativas legais e com os preceitos éticos da prática profissional (minuta das DCN’s de 2018, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação, aguardando homologação do ministro da Educação).
Conforme preconizado pelas DCN’s do Curso de Psicologia, os estágios supervisionados devem se estruturar em dois níveis – estágios de núcleo comum e estágios específicos – cada um com sua carga horária própria. Além disso, pela diversidade de orientações teórico-metodológicas, práticas e contextos de inserção profissional, a formação em Psicologia diferencia-se em ênfases curriculares, entendidas como um conjunto delimitado e articulado de competências e habilidades que configuram oportunidades de concentração de estudos e estágios em algum domínio da Psicologia. Nessa direção, os Estágios do Curso de Psicologia da ECSV organizam-se da seguinte forma: dois (2) Estágios de Núcleo Comum (cada um com 80h, totalizando 160h), a ocorrerem a partir do quarto (4º) nível; e dois (2) Estágios Específicos (cada um com 330h, totalizando 660h), orientados pelas ênfases do Curso, a ocorrerem a partir do sétimo (7º) nível do Curso. Os estágios supervisionados de núcleo comum incluem o desenvolvimento de práticas integrativas das competências e habilidades previstas no núcleo comum do curso, tendo a duração de um semestre cada um; ao passo que os estágios supervisionados específicos incluem o desenvolvimento de práticas integrativas das competências, habilidades e conhecimentos que definem cada ênfase proposta neste Projeto Pedagógico de Curso, tendo a duração de dois semestres consecutivos, cada um. O período para a realização do estágio (data de início e final das atividades) deverá constar no Termo de Compromisso de Estágio – TCE, que é o contrato estabelecido entre acadêmico, instituição concedente e instituição de ensino.
Como parte das atividades de estágio, os acadêmicos frequentam as Disciplinas de Estágio Supervisionado, nas quais participam de seminários orientados pelos professores do Curso de Psicologia da ECSV, que operam como orientadores acadêmicos de um grupo de estudantes que se encontram inseridos em diversas organizações desenvolvendo suas práticas. Os Estágios de Núcleo Comum ordenam-se em duas disciplinas (Estágio de Núcleo Comum I e Estágio de Núcleo Comum II), de 80 horas cada, de crescente complexidade e que objetivam ao fomento de ações de observação e intervenção em diferentes campos da psicologia, com fins de desenvolvimento das competências descritas no ementário anexo a este PPC. Por sua vez, os estágios específicos, estão voltados à prática e à consolidação das competências e habilidades das duas ênfases que orientam o Curso de Psicologia das ECSV, estando ordenados em quatro disciplinas, nominadas, respectivamente, Estágio Específico em Psicologia AI, Estágio Específico em Psicologia AII, Estágio Específico em Psicologia BI, Estágio Específico em Psicologia BII, cada uma perfazendo um montante de 165h. Dessa maneira, o computo geral das horas de estágio obrigatório, atende à recomendação das DCN’s dos Cursos de Graduação em Psicologia (minuta de 2018, amplamente discutida pela categoria e que se encontra aguardando homologação do Ministério da Educação), de 20% do total da carga horária do Curso. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
|
|
---|---|
ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
30
1
|
|
FORMAÇÃO PESSOAL
30
1
|
|
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS EM PSICOLOGIA
30
1
|
|
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
60
1
|
|
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS
60
1
|
|
PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO
30
1
|
|
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
60
1
|
|
PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS
30
1
|
|
ANTROPOLOGIA SOCIAL
30
2
|
|
FUNDAMENTOS E TÉCNICAS EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
60
2
|
|
METAPSICOLOGIA E EPISTEMOLOGIA PSICANALÍTICA
60
2
|
|
PSICOLOGIA DA FAMÍLIA
60
2
|
|
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: ADULTEZ E VELHICE
30
2
|
|
PSICOLOGIA SOCIAL I
60
2
|
|
TRABALHO INTEGRADO EM SAÚDE
30
2
|
|
BASES BIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO HUMANO
60
3
|
|
CONCEPÇÕES EM PSICOPATOLOGIA
60
3
|
|
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM
60
3
|
|
PSICOLOGIA SOCIAL II
60
3
|
|
PSIQUISMO E SUBJETIVIDADE EM PSICANÁLISE
60
3
|
|
Psicologia dos Grupos I
60
3
|
|
TEORIAS E MODELOS COMPORT. E COGNITIVOS
60
3
|
|
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: INTELIGÊNCIA E FUNÇÕES COGNITIVAS
30
4
|
|
DISCIPLINAS ELETIVAS
360
4
|
|
FILOSOFIA E BIOÉTICA
60
4
|
|
PSICOFARMACOLOGIA
30
4
|
|
PSICOLOGIA DOS GRUPOS II
60
4
|
|
PSICOPATOLOGIA DESCRITIVA
60
4
|
|
TÉCNICAS E INTERVENÇÕES EM PSICOLOGIA
60
4
|
|
TÉCNICAS PSICANALÍTICAS: FUNDAMENTOS E CONCEITOS
60
4
|
|
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: TÉCNICAS PSICOMÉTRICAS E PROJETIVAS
60
5
|
|
INOVAÇÃO EM SAÚDE
30
5
|
|
POLÍTICAS SOCIAIS E PSICOLOGIA
60
5
|
|
PSICOLOGIA E INSTITUIÇÕES
60
5
|
|
PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA
60
5
|
|
SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
60
5
|
|
ÉTICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL
60
5
|
|
ESTÁGIO EM NÚCLEO COMUM I
90
6
|
|
PSICOLOGIA DOS CONTEXTOS COMUNITÁRIOS
60
6
|
|
PSICOLOGIA ESCOLAR E DA EDUCAÇÃO I
60
6
|
|
PSICOTERAPIA COMPORT. E COGNITIVA I
60
6
|
|
SUBJETIVIDADE E TRABALHO
60
6
|
|
TEORIAS E INTERVENÇÕES SISTÊMICAS I
60
6
|
|
CLÍNICA PSICANALÍTICA CONTEMPORÂNEA
30
7
|
|
ESTÁGIO EM NÚCLEO COMUM II
90
7
|
|
PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
60
7
|
|
PSICOLOGIA ESCOLAR E DA EDUCAÇÃO II
60
7
|
|
PSICOTERAPIA COMPORT. E COGNITIVA II
30
7
|
|
TEORIAS E INTERVENÇÕES SISTÊMICAS II
60
7
|
|
NEUROPSICOLOGIA
60
8
|
|
PESQUISA EM SAÚDE
30
8
|
|
PLANEJAMENTO E CONSTRUÇÃO DE CARREIRA
30
8
|
|
PSICOLOGIA DA SAÚDE
60
8
|
|
ANÁLISE DE DADOS EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
30
9
|
|
ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA I
320
9
|
|
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
9
|
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
30
9
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
10
|
|
ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA II
320
10
|
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
30
10
|