Curso: Produção Audiovisual | Currículo Vigente: 9710 | ||
CARGA HORÁRIA | 1800 | ||
CRÉDITOS | 120 | ||
DURAÇÃO | 5 semestres | ||
TURNO | Manhã | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 45 | |
Vagas 2° semestre | |||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 180 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 0 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 0 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 58 | Data | 18/12/2014 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 64 | D.O.U | 18/02/2013 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | D.O.U |
O curso forma o Tecnólogo em Produção Audiovisual, profissional apto ao desempenho de funções no processo de produção de obras audiovisuais para exibição em mídias já existentes, com base no binômio cinema-vídeo, contemplando o circuito de salas de cinema, televisão aberta e codificada, mercado de home-video e internet de banda larga. Estas obras audiovisuais podem ser:
O perfil do profissional egresso é de formação generalista, podendo atuar nas áreas de roteiro, produção e direção ou ainda imagem, som e montagem/edição, para obras de diferentes gêneros e formatos, atendendo ao disposto na Lei 6.533/78 que regulamenta as profissões de técnico cinematográfico. Para a obtenção do Registro Profissional na DRT, os egressos do TECCINE tem apresentado o diploma acompanhado de uma declaração de habilitação nas funções que exercem nos projetos de produção desenvolvidos nos Laboratórios de Realização, destacando as funções de Diretor de Produção, Diretor, Roteirista, Diretor de Fotografia, Assistente de Câmera, Técnico de Som, Assistente de Direção, Diretor de Arte, Montador, etc. A proposta do curso está centrada no binômio cinema e vídeo, como matrizes dos processos de produção e linguagem audiovisual. Esta ênfase, estabelece a identidade do curso e de seus egressos, oferecendo maior possibilidade de trânsito e inserção profissional no mercado. Ao mesmo tempo, é o que caracteriza o específico da formação do aluno, sem competir com as especificidades de outros cursos como Jornalismo, Radialismo e Televisão ou os denominados Multimeios. Ao contrário de experiências recentes de cursos voltados para o cinema e audiovisual, com propostas de formação muito amplas (televisão, cinema, vídeo, multimídia, games, etc…), nas quais o aluno tem dificuldades de encontrar espaços definidos, neste projeto, o aluno conhecerá, desde o primeiro semestre, os limites do seu campo de atuação, suas interseções e amplitudes, podendo, inclusive, antever as suas perspectivas de aperfeiçoamento ou especialização. As disciplinas culturais da grade curricular, obrigatórias, (História do Cinema, História do Cinema Brasileiro, Análise Fílmica, História da Arte, Teorias e Estética do Cinema, Gramática da Narrativa Audiovisual, Documentário, Dramaturgia), atuam diretamente na formação humanista do aluno. Como o projeto pedagógico enfatiza as atividades em grupo, considerando o caráter essencial do cinema como atividade coletiva, o trabalho permanente em equipe reforça valores como a solidariedade, a responsabilidade social, o empreendedorismo, a capacidade de reflexão e o espírito crítico. |
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
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De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo: Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.
Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade. |
Ao contrário de mercados profissionais tradicionais, nos quais a oferta de estágios supervisionados é mais acessível, o mercado da produção audiovisual não oferece ainda a regularidade necessária para que o curso contemple este tipo de atividade como obrigatória. Assim, o projeto do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual adota a organização das práticas profissionais através dos Laboratórios de Realização, os quais cumprem a função de oferecer práticas profissionais regulares e obrigatórias, como parte do currículo. Nestas disciplinas, os alunos atuam nas áreas de roteiro, produção, imagem, som e montagem/edição ao longo dos 5 semestres do Curso, com a supervisão/orientação de professores. Nestas práticas organizadas, os alunos desenvolvem projetos de filmes e vídeos de ficção ou documentários. Embora o estágio externo não seja obrigatório, muitos são os alunos do TECCINE que estagiam em empresas e instituições do setor audiovisual (IECINE e FUNDACINE, p. ex). Nestes casos são adotadas as normas da Faculdade de Comunicação Social para o Estágio Supervisionado, de acordo com a nova legislação (Lei nº. 11.788/2008 e Decreto nº. 5.622/2005). O estágio deve proporcionar ao aluno uma experiência, no mínimo, tão satisfatória quanto a oferecida pelos Laboratórios de Realização, o que pode acontecer nas seguintes situações:
O Projeto Pedagógico do TECCINE forneceu subsídios para as Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos Superiores de Cinema e Audiovisual na definição dos estágios externos, conforme o Art. 7º da Resolução CNE/CES nº 10/2006: “O estágio consiste em estudos e atividades práticas realizados pelo aluno dentro ou fora da unidade em que o curso é ministrado, sob a supervisão de um docente, e que permitem ao discente atuar diretamente no mercado profissional e na iniciação à pesquisa e ao ensino, podendo consistir de: a) programas especiais de capacitação; |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
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AUDIOVISUAL IMERSIVO E METAVERSO
30
1
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EDIÇÃO: TECNOLOGIAS E POÉTICAS DO TEMPO
60
1
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IMAGEM: CÂMERAS E OBJETIVAS
60
1
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MENTORIA I
15
1
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METODOLOGIA DE PRODUÇÃO
30
1
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ROTEIRO: ELEMENTOS DA NARRATIVA
60
1
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ÀUDIO: CAPTAÇÃO E EDIÇÃO
30
1
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ANIMAÇÃO: ESTILOS E TÉCNICAS
30
2
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ARTES E LINGUAGENS VISUAIS
60
2
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AUDIÊNCIA E PRODUÇÃO
30
2
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EDIÇÃO: LINGUAGEM E PROCESSOS
30
2
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HISTÓRIA AUDIOVISUAL
60
2
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IMAGEM: ILUMINAÇÃO E CONCEITO
30
2
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MERCADO E NEGÓCIOS
30
2
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ROTEIRO: ESTRUTURAS E FORMATOS
30
2
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ÀUDIO: PRÁTICA E ESTÉTICA
30
2
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DISCIPLINA ELETIVA
180
3
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DOCUMENTÁRIO
60
3
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JOGOS DIGITAIS: ENTRETENIMENTO E INTERAÇÃO
60
3
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PROJETO DE ENTRETENIMENTO E CONTEÚDO
30
3
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TEORIAS E ESTÉTICA DO AUDIOVISUAL
30
3
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COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES
30
4
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DIREÇÃO E DRAMATURGIA
60
4
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HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
4
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NARRATIVA SERIADA
30
4
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PROJETO DE MÍDIAS DIGITAIS
30
4
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MENTORIA II
15
5
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