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Curso de Produção Audiovisual

1. Dados do Curso
Curso: Produção Audiovisual Currículo Vigente: 9710
CARGA HORÁRIA 1800
CRÉDITOS 120
DURAÇÃO 5 semestres
TURNO Manhã
VAGAS Vagas 1° semestre 45
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 0
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 58 Data 18/12/2014
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 64 D.O.U 18/02/2013
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes D.O.U
2. Perfil do Egresso

O curso forma o Tecnólogo em Produção Audiovisual, profissional apto ao desempenho de funções no processo de produção de obras audiovisuais para exibição em mídias já existentes, com base no binômio cinema-vídeo, contemplando o circuito de salas de cinema, televisão aberta e codificada, mercado de home-video e internet de banda larga. Estas obras audiovisuais podem ser:

  • captadas e/ou editadas em película química (filme) ou meios eletrônicos (vídeo) ou em ambos;
  • produzidas, armazenadas, distribuídas e veiculadas em meios analógicos ou digitais;
  • ficcionais, documentais ou mistas;
  • tradicionais ou experimentais;
  • de grande, médio ou baixo orçamento.

O perfil do profissional egresso é de formação generalista, podendo atuar nas áreas de roteiro, produção e direção ou ainda imagem, som e montagem/edição, para obras de diferentes gêneros e formatos, atendendo ao disposto na Lei 6.533/78 que regulamenta as profissões de técnico cinematográfico. Para a obtenção do Registro Profissional na DRT, os egressos do TECCINE tem apresentado o diploma acompanhado de uma declaração de habilitação nas funções que exercem nos projetos de produção desenvolvidos nos Laboratórios de Realização, destacando as funções de Diretor de Produção, Diretor, Roteirista, Diretor de Fotografia, Assistente de Câmera, Técnico de Som, Assistente de Direção, Diretor de Arte, Montador, etc.

A proposta do curso está centrada no binômio cinema e vídeo, como matrizes dos processos de produção e linguagem audiovisual. Esta ênfase, estabelece a identidade do curso e de seus egressos, oferecendo maior possibilidade de trânsito e inserção profissional no mercado. Ao mesmo tempo, é o que caracteriza o específico da formação do aluno, sem competir com as especificidades de outros cursos como Jornalismo, Radialismo e Televisão ou os denominados Multimeios. Ao contrário de experiências recentes de cursos voltados para o cinema e audiovisual, com propostas de formação muito amplas (televisão, cinema, vídeo, multimídia, games, etc…), nas quais o aluno tem dificuldades de encontrar espaços definidos, neste projeto, o aluno conhecerá, desde o primeiro semestre, os limites do seu campo de atuação, suas interseções e amplitudes, podendo, inclusive, antever as suas perspectivas de aperfeiçoamento ou especialização. As disciplinas culturais da grade curricular, obrigatórias, (História do Cinema, História do Cinema Brasileiro, Análise Fílmica, História da Arte, Teorias e Estética do Cinema, Gramática da Narrativa Audiovisual, Documentário, Dramaturgia), atuam diretamente na formação humanista do aluno. Como o projeto pedagógico enfatiza as atividades em grupo, considerando o caráter essencial do cinema como atividade coletiva, o trabalho permanente em equipe reforça valores como a solidariedade, a responsabilidade social, o empreendedorismo, a capacidade de reflexão e o espírito crítico.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

Ao contrário de mercados profissionais tradicionais, nos quais a oferta de estágios supervisionados é mais acessível, o mercado da produção audiovisual não oferece ainda a regularidade necessária para que o curso contemple este tipo de atividade como obrigatória. Assim, o projeto do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual adota a organização das práticas profissionais através dos Laboratórios de Realização, os quais cumprem a função de oferecer práticas profissionais regulares e obrigatórias, como parte do currículo. Nestas disciplinas, os alunos atuam nas áreas de roteiro, produção, imagem, som e montagem/edição ao longo dos 5 semestres do Curso, com a supervisão/orientação de professores. Nestas práticas organizadas, os alunos desenvolvem projetos de filmes e vídeos de ficção ou documentários.

Embora o estágio externo não seja obrigatório, muitos são os alunos do TECCINE que estagiam em empresas e instituições do setor audiovisual (IECINE e FUNDACINE, p. ex). Nestes casos são adotadas as normas da Faculdade de Comunicação Social para o Estágio Supervisionado, de acordo com a nova legislação (Lei nº. 11.788/2008 e Decreto nº. 5.622/2005). O estágio deve proporcionar ao aluno uma experiência, no mínimo, tão satisfatória quanto a oferecida pelos Laboratórios de Realização, o que pode acontecer nas seguintes situações:

  • Estágio na realização de filme (ficção ou documentário) de curta, média ou longa-metragem (em qualquer suporte) com função definida;
  • Estágio em Laboratórios da própria FAMECOS;
  • Estágio em emissora de TV, preferencialmente em área de produção audiovisual  com função definida;
  • Estágio em produtora independente, desde que em tarefas da produção, com função definida.

O Projeto Pedagógico do TECCINE forneceu subsídios para as Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos Superiores de Cinema e Audiovisual na definição dos estágios externos, conforme o Art. 7º da Resolução CNE/CES nº 10/2006:

“O estágio consiste em estudos e atividades práticas realizados pelo aluno dentro ou fora da unidade em que o curso é ministrado, sob a supervisão de um docente, e que permitem ao discente atuar diretamente no mercado profissional e na iniciação à pesquisa e ao ensino, podendo consistir de:

a) programas especiais de capacitação;
b) monitorias;
c) práticas em laboratórios, além daquelas previstas no currículo regular;
d) atividades de extensão;
e) atividades de pesquisa;
f) trabalho regular em empresas e/ou instituições do setor audiovisual;
g) trabalho temporário em equipes de produção;
h) participação em equipes de projetos, entre outras;
i) intercâmbios universitários;
j) atividades em incubadoras de empresas.
Parágrafo único. Recomenda-se que os estágios voltados para a inserção profissional do aluno estejam em sintonia com as ênfases ou as especializações oferecidas pelo curso, especialmente aqueles voltados para a produção de obras audiovisuais, possibilitando ao aluno o desempenho de tarefas nas áreas seguintes: direção, captação de imagem ou som, direção de arte, organização e gestão da produção e montagem/edição.”

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
AUDIOVISUAL IMERSIVO E METAVERSO
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDUARDO CAMPOS PELLANDA 24 anos e 9 meses Link
EDIÇÃO: TECNOLOGIAS E POÉTICAS DO TEMPO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIZ HENRIQUE SCHILLING FERRAZ 9 meses Link
IMAGEM: CÂMERAS E OBJETIVAS
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANA LAUFFER LIMA 20 anos e 9 meses Link
LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDUARDO WANNMACHER 22 anos e 4 meses Link
GUSTAVO SPOLIDORO 18 anos e 4 meses Link
LUCIANA LAUFFER LIMA 20 anos e 9 meses Link
MENTORIA I
15
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALETEIA PATRICIA DE ALMEIDA SELONK 19 anos e 9 meses Link
METODOLOGIA DE PRODUÇÃO
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALETEIA PATRICIA DE ALMEIDA SELONK 19 anos e 9 meses Link
ROTEIRO: ELEMENTOS DA NARRATIVA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIANO GRENDENE DE SOUZA 23 anos e 4 meses Link
ÀUDIO: CAPTAÇÃO E EDIÇÃO
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIZ HENRIQUE SCHILLING FERRAZ 9 meses Link
ANIMAÇÃO: ESTILOS E TÉCNICAS
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GUILHERME PAROLIN 4 anos e 9 meses Link
ARTES E LINGUAGENS VISUAIS
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
PAULA REGINA PUHL 11 anos e 9 meses Link
AUDIÊNCIA E PRODUÇÃO
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GUSTAVO SPOLIDORO 18 anos e 4 meses Link
EDIÇÃO: LINGUAGEM E PROCESSOS
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DANUSA ALMEIDA DE OLIVEIRA 11 anos e 9 meses Link
HISTÓRIA AUDIOVISUAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CRISTIANE FREITAS GUTFREIND 21 anos e 3 meses Link
IMAGEM: ILUMINAÇÃO E CONCEITO
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANA LAUFFER LIMA 20 anos e 9 meses Link
INDÚSTRIA CRIATIVA
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
PAULA REGINA PUHL 11 anos e 9 meses Link
ROBERTO TIETZMANN 23 anos e 4 meses Link
LABORATÓRIO DE CURTA-METRAGEM
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDUARDO WANNMACHER 22 anos e 4 meses Link
HELENA MARIA ANTONINE STIGGER 10 anos e 9 meses Link
MERCADO E NEGÓCIOS
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDUARDO WANNMACHER 22 anos e 4 meses Link
ROTEIRO: ESTRUTURAS E FORMATOS
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIANO GRENDENE DE SOUZA 23 anos e 4 meses Link
ÀUDIO: PRÁTICA E ESTÉTICA
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIZ HENRIQUE SCHILLING FERRAZ 9 meses Link
BRANDED CONTENT
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
KIM GESSWEIN SILVA 8 anos e 4 meses Link
THIAGO PEREIRA PADILHA 9 meses Link
DISCIPLINA ELETIVA
180
3

Disciplina em implantação

DOCUMENTÁRIO
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARIA HENRIQUETA CREIDY SATT 26 anos e 3 meses Link
FORMAÇÃO PESSOAL
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDA TORRES FAGGIANI 13 anos e 1 m¿s Link
LUIS HENRIQUE ROLIM SILVA 4 anos e 9 meses Link
NELSON SCHNEIDER TODT 23 anos e 4 meses Link
JOGOS DIGITAIS: ENTRETENIMENTO E INTERAÇÃO
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE FAGUNDES PASE 22 anos e 8 meses Link
LABORATÓRIO DE NÃO FICÇÃO
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIANO GRENDENE DE SOUZA 23 anos e 4 meses Link
MARIA HENRIQUETA CREIDY SATT 26 anos e 3 meses Link
PROJETO DE ENTRETENIMENTO E CONTEÚDO
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
HELENA MARIA ANTONINE STIGGER 10 anos e 9 meses Link
TEORIAS E ESTÉTICA DO AUDIOVISUAL
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CRISTIANE FREITAS GUTFREIND 21 anos e 3 meses Link
COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FRANCIELLE BENETT FALAVIGNA 1 ano e 4 meses Link
DIREÇÃO E DRAMATURGIA
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIANO GRENDENE DE SOUZA 23 anos e 4 meses Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 23 anos e 11 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 1 ano e 8 meses Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 15 anos e 9 meses Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 3 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 9 meses Link
LABORATÓRIO DE EPISÓDIOS
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDUARDO WANNMACHER 22 anos e 4 meses Link
ROBERTO TIETZMANN 23 anos e 4 meses Link
NARRATIVA SERIADA
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GUSTAVO SPOLIDORO 18 anos e 4 meses Link
PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO AUDIOVISUAL
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIANO GRENDENE DE SOUZA 23 anos e 4 meses Link
MARIA HENRIQUETA CREIDY SATT 26 anos e 3 meses Link
PROJETO DE MÍDIAS DIGITAIS
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
KAREN SICA DA CUNHA 13 anos e 4 meses Link
EMPREENDEDORISMO NA INDÚSTRIA CRIATIVA
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALETEIA PATRICIA DE ALMEIDA SELONK 19 anos e 9 meses Link
ANA CECILIA BISSO NUNES 10 anos e 3 meses Link
LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO AUDIOVISUAL
90
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALETEIA PATRICIA DE ALMEIDA SELONK 19 anos e 9 meses Link
EDUARDO WANNMACHER 22 anos e 4 meses Link
FABIANO GRENDENE DE SOUZA 23 anos e 4 meses Link
MENTORIA II
15
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIANO GRENDENE DE SOUZA 23 anos e 4 meses Link
PROJETO DE DIVERSIDADE E IMPACTO SOCIAL
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALETEIA PATRICIA DE ALMEIDA SELONK 19 anos e 9 meses Link
EDUARDO WANNMACHER 22 anos e 4 meses Link
..Dados atualizados até 02/12/2024