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Curso de Pedagogia

1. Dados do Curso
Curso: Pedagogia Currículo Vigente: 9113
CARGA HORÁRIA 3200
CRÉDITOS 164
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre 120
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 200
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 400
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 065 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 27/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 1 D.O.U 15/05/2006
2. Perfil do Egresso

   O perfil de estudantes formados pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:

  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • humanitas como compreensão de ser humano integral;
  • conceito de diálogo/e empatia como possibilidade de mediação;
  • concepção de pessoa e profissional que atuará com a diversidade de segmentos sociais;
  • racionalidade entre prática e teoria, enquanto ser humano que se pensa a partir do outro;
  • fundamentos do cuidado do ser humano e do meio ambiente;

   Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e dos princípios que defendem a condição humana, pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos, do respeito à vida em todos os sentidos.

   Os pressupostos de base para construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:

  • concepção do que é a identidade do ser humano;
  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • opção em ter o humanitas como objeto de estudo;
  • conceito do diálogo como possibilidade de mediação;
  • racionalidade entre a teoria e a prática.

   Esses pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, onde os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a  ser  buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente  denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para construção do seu projeto formativo” (Projeto Estratégico PUCRS 2016/2022).

   A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos  pressupostos  e centralidade  na  formação  humanística, ética, crítica e integral.

   Tendo os pressupostos de formação da Escola de  Humanidades   como  referência, o egresso do Curso de Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental deve apresentar domínio de conhecimentos teóricos e instrumentais para o exercício da docência e a gestão do espaço educativo, em consonância com a Resolução CNE nº 1, de 15/05/2006 (Diretrizes Curriculares para a Pedagogia – DCN), sendo capaz de aplicar esses conhecimentos com uma postura profissional coerente com as exigências da sua área de atuação, comprometido com os fundamentos da educação nacional  e com sua formação continuada.

   O profissional egresso do Curso de Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental terá seu perfil norteado por um conjunto de conhecimentos pertinentes à formação crítica de professores centrados na docência e na pesquisa, pautado pelo domínio teórico-prático dos conteúdos específicos dos diferentes campos de conhecimento que perfazem a sua área de atuação e das abordagens didático-metodológicas da docência orientada pela compreensão reflexiva do contexto socioeducacional.

   O perfil deste profissional caracteriza-se, portanto, pelas seguintes competências, presentes nas Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia:

I  –  atuação com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;

II – compreensão do cuidado e da educação de crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, física, psicológica, intelectual e social entre outras;

III – fortalecimento do desenvolvimento e das aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

IV – promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo em espaços escolares e não escolares;

 V – reconhecimento e respeito diante das manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

VI – ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

VII – domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas, relacionando as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos.

VIII – promoção das relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

 IX – postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

X – respeito às diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

XI – promoção de trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

XII – participação da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

XIII – participação da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;

XIV – realização de pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre estudantes e a realidade sociocultural em que estes desenvolvam suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental, ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;

XV – utilização com propriedade, de instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;

XVI – estudo e aplicação  crítica das diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caibam implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

Os Estágios Supervisionados do curso de Pedagogia são realizados em três momentos: no quinto, sexto e sétimo semestres. Estes estarão dispostos da seguinte maneira: A) Estágio Supervisionado na Educação Infantil (0-3) com 100h, sendo 70h de efetiva docência e 30h de supervisão presencial, na Universidade; B) Estágio Supervisionado na Educação Infantil (4-5), com 100h, sendo 70h de efetiva docência e 30h de supervisão presencial, na Universidade; C) Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no sétimo semestre, com 260h, sendo 230h de efetiva docência e 30h de supervisão presencial, na Universidade. A carga horária maior nos Anos Iniciais justifica-se pelo fato de os estudantes terem, em sua maioria, experiência e docência na Educação Infantil, o que remete também para a necessidade de terem espaço e tempo na disciplina de Estágio Supervisionado para investigar, refletir e qualificar os processos de letramento e numeramento a partir do exercício da docência no chão da escola.

Os estágios pressupõem a intensa interação da teoria e da prática por meio da articulação dos saberes. Nesse sentido, o estudante deverá ser capaz de elaborar diagnósticos sobre a sua realidade escolar; planejar de forma adequada situações de ensino e de aprendizagem que permitam avanços cognitivos de sua turma de estágio; executar as situações planejadas de forma que todos os estudantes sintam-se incluídos e sujeitos do processo; promover a avaliação não só da aprendizagem de seus estudantes, mas também do exercício reflexivo sobre sua própria prática pedagógica; elaborar relatórios que permitam a reflexão e a construção de alternativas para superar os desafios próprios do fazer docente; trabalhar em equipe e estabelecer relações interpessoais solidárias, cooperativas e participativas. 

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
30
1

Disciplina em implantação

EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA DE 0-5 ANOS
30
1

Disciplina em implantação

HISTÓRIA, TEMPO E MEMÓRIA
60
1

Disciplina em implantação

INIC. À DOCÊNCIA I: RECONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR
90
1

Disciplina em implantação

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
60
1

Disciplina em implantação

LEITURAS DE BRASIL
60
1

Disciplina em implantação

PSIC.DA EDUCAÇÃO:DESENVOLVIMENTO
30
1

Disciplina em implantação

CURRÍCULO: TEORIAS E PRÁTICAS
30
2

Disciplina em implantação

EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA DE 6-10 ANOS
30
2

Disciplina em implantação

EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS
30
2

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
60
2

Disciplina em implantação

INIC. À DOC. II: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM
90
2

Disciplina em implantação

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
30
2

Disciplina em implantação

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM
60
2

Disciplina em implantação

PSICOPEDAGOGIA E CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM
30
2

Disciplina em implantação

DEMOGRAFIA E SUSTENTABILIDADE
60
3

Disciplina em implantação

DIDÁTICA
60
3

Disciplina em implantação

EDUCAÇÃO E MÚSICA
30
3

Disciplina em implantação

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA III: EDUCAÇÃO INFANTIL
90
3

Disciplina em implantação

PRINCÍPIOS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO I
60
3

Disciplina em implantação

RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS
30
3

Disciplina em implantação

TEORIAS DA EDUCAÇÃO
30
3

Disciplina em implantação

EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS
60
4

Disciplina em implantação

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA IV: ENSINO FUNDAMENTAL
90
4

Disciplina em implantação

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V: PROJETO DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
80
4

Disciplina em implantação

POLÍTICAS SOCIAIS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS
30
4

Disciplina em implantação

PRINCÍPIOS E PROP. METOD. DE LÍNG. PORT.
60
4

Disciplina em implantação

PRINCÍPIOS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO II
30
4

Disciplina em implantação

PRINCÍPIOS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE ESTUDOS SOCIAIS
30
4

Disciplina em implantação

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CRECHE
100
5

Disciplina em implantação

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
60
5

Disciplina em implantação

MATEMÁTICA INSTRUMENTAL
30
5

Disciplina em implantação

METODOLOGIAS DE ENSINO EM HUMANIDADES
30
5

Disciplina em implantação

PRINCÍPIOS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE CIÊNCIAS
60
5

Disciplina em implantação

PRINCÍPIOS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE MATEMÁTICA
60
5

Disciplina em implantação

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
30
5

Disciplina em implantação

DIDÁTICA II
30
6

Disciplina em implantação

MÉTODOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PEDAGOGIA
60
6

Disciplina em implantação

NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM
30
6

Disciplina em implantação

PRINCÍPIOS E PROP. METODOL. DE ED. FÍSICA E RECREAÇÃO
60
6

Disciplina em implantação

PROJ. DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
30
6

Disciplina em implantação

SEMINÁRIO INTEGRADOR I: FILOSOFIA, DIR. HUMANOS E SOCIEDADE
90
6

Disciplina em implantação

SEMINÁRIO INTEGRADOR I: TEMAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
90
6

Disciplina em implantação

SEMINÁRIO INTEGRADOR I:PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
90
6

Disciplina em implantação

DISCIPLINA ELETIVA
180
7

Disciplina em implantação

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
30
7

Disciplina em implantação

EST. DE DOCÊNCIA II: PRÁT. PEDAGÓGICAS NA ED. INFANTIL
100
7

Disciplina em implantação

ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUC. BÁSICA
60
7

Disciplina em implantação

SEMINÁRIO INTEGRADOR II: LEITURAS CRÍTICAS INTERSECCIONAIS
90
7

Disciplina em implantação

SEMINÁRIO INTEGRADOR II: TEMAS DE MUNDO CONTEMPORÂNEO
90
7

Disciplina em implantação

SEMINÁRIO INTEGRADOR II:CLÁSSICOS DA LITERATURA UNIVERSAL
90
7

Disciplina em implantação

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
30
7

Disciplina em implantação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200
8

Disciplina em implantação

EST. DE DOC. III:PRÁT. PED. NOS ANOS INICIAIS DO ENS. FUND.
200
8

Disciplina em implantação

GESTÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO
60
8

Disciplina em implantação

HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
8

Disciplina em implantação

ÉTICA E CIDADANIA
60
8

Disciplina em implantação

..Dados atualizados até 19/11/2024