Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de Pedagogia

1. Dados do Curso
Curso: Pedagogia Currículo Vigente: 9113
CARGA HORÁRIA 3200
CRÉDITOS 164
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre 120
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 200
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 400
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 065 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 27/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 1 D.O.U 15/05/2006
2. Perfil do Egresso

   O perfil de estudantes formados pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:

  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • humanitas como compreensão de ser humano integral;
  • conceito de diálogo/e empatia como possibilidade de mediação;
  • concepção de pessoa e profissional que atuará com a diversidade de segmentos sociais;
  • racionalidade entre prática e teoria, enquanto ser humano que se pensa a partir do outro;
  • fundamentos do cuidado do ser humano e do meio ambiente;

   Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e dos princípios que defendem a condição humana, pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos, do respeito à vida em todos os sentidos.

   Os pressupostos de base para construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:

  • concepção do que é a identidade do ser humano;
  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • opção em ter o humanitas como objeto de estudo;
  • conceito do diálogo como possibilidade de mediação;
  • racionalidade entre a teoria e a prática.

   Esses pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, onde os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a  ser  buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente  denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para construção do seu projeto formativo” (Projeto Estratégico PUCRS 2016/2022).

   A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos  pressupostos  e centralidade  na  formação  humanística, ética, crítica e integral.

   Tendo os pressupostos de formação da Escola de  Humanidades   como  referência, o egresso do Curso de Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental deve apresentar domínio de conhecimentos teóricos e instrumentais para o exercício da docência e a gestão do espaço educativo, em consonância com a Resolução CNE nº 1, de 15/05/2006 (Diretrizes Curriculares para a Pedagogia – DCN), sendo capaz de aplicar esses conhecimentos com uma postura profissional coerente com as exigências da sua área de atuação, comprometido com os fundamentos da educação nacional  e com sua formação continuada.

   O profissional egresso do Curso de Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental terá seu perfil norteado por um conjunto de conhecimentos pertinentes à formação crítica de professores centrados na docência e na pesquisa, pautado pelo domínio teórico-prático dos conteúdos específicos dos diferentes campos de conhecimento que perfazem a sua área de atuação e das abordagens didático-metodológicas da docência orientada pela compreensão reflexiva do contexto socioeducacional.

   O perfil deste profissional caracteriza-se, portanto, pelas seguintes competências, presentes nas Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia:

I  –  atuação com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;

II – compreensão do cuidado e da educação de crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, física, psicológica, intelectual e social entre outras;

III – fortalecimento do desenvolvimento e das aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

IV – promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo em espaços escolares e não escolares;

 V – reconhecimento e respeito diante das manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

VI – ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

VII – domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas, relacionando as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos.

VIII – promoção das relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

 IX – postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

X – respeito às diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

XI – promoção de trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

XII – participação da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

XIII – participação da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;

XIV – realização de pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre estudantes e a realidade sociocultural em que estes desenvolvam suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental, ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;

XV – utilização com propriedade, de instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;

XVI – estudo e aplicação  crítica das diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caibam implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

Os Estágios Supervisionados do curso de Pedagogia são realizados em três momentos: no quinto, sexto e sétimo semestres. Estes estarão dispostos da seguinte maneira: A) Estágio Supervisionado na Educação Infantil (0-3) com 100h, sendo 70h de efetiva docência e 30h de supervisão presencial, na Universidade; B) Estágio Supervisionado na Educação Infantil (4-5), com 100h, sendo 70h de efetiva docência e 30h de supervisão presencial, na Universidade; C) Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no sétimo semestre, com 260h, sendo 230h de efetiva docência e 30h de supervisão presencial, na Universidade. A carga horária maior nos Anos Iniciais justifica-se pelo fato de os estudantes terem, em sua maioria, experiência e docência na Educação Infantil, o que remete também para a necessidade de terem espaço e tempo na disciplina de Estágio Supervisionado para investigar, refletir e qualificar os processos de letramento e numeramento a partir do exercício da docência no chão da escola.

Os estágios pressupõem a intensa interação da teoria e da prática por meio da articulação dos saberes. Nesse sentido, o estudante deverá ser capaz de elaborar diagnósticos sobre a sua realidade escolar; planejar de forma adequada situações de ensino e de aprendizagem que permitam avanços cognitivos de sua turma de estágio; executar as situações planejadas de forma que todos os estudantes sintam-se incluídos e sujeitos do processo; promover a avaliação não só da aprendizagem de seus estudantes, mas também do exercício reflexivo sobre sua própria prática pedagógica; elaborar relatórios que permitam a reflexão e a construção de alternativas para superar os desafios próprios do fazer docente; trabalhar em equipe e estabelecer relações interpessoais solidárias, cooperativas e participativas. 

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
VIRGINIA TAVARES VIEIRA 1 ano Link
EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA DE 0-5 ANOS
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SINTIA LUCIA FAE EBERT 11 anos e 1 m¿s Link
HISTÓRIA, TEMPO E MEMÓRIA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANTONIO DE RUGGIERO 9 anos Link
LUCAS CABRAL RIBEIRO - Link
LUCIANO ARONNE DE ABREU 28 anos e 7 meses Link
INIC. À DOCÊNCIA I: RECONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR
90
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA ELISA DE MORAES BARROS DA SILVA 16 anos e 11 meses Link
CRISTINA PIO DE ALMEIDA 10 anos Link
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 ano Link
LISANDRA CATALAN DO AMARAL 12 anos Link
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 10 anos e 7 meses Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARCIA MARTINS DA SILVA 14 anos Link
ANDREIA GULIELMIN DIDO 7 anos e 1 m¿s Link
LEITURAS DE BRASIL
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EMIL ALBERT SOBOTTKA 27 anos e 7 meses Link
PSIC.DA EDUCAÇÃO:DESENVOLVIMENTO
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE ANSELMO GUILHERME 9 anos Link
BETTINA STEREN DOS SANTOS 27 anos Link
CURRÍCULO: TEORIAS E PRÁTICAS
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IARA TATIANA BONIN 1 ano Link
EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA DE 6-10 ANOS
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SINTIA LUCIA FAE EBERT 11 anos e 1 m¿s Link
EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
SINTIA LUCIA FAE EBERT 11 anos e 1 m¿s Link
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDLA EGGERT 9 anos Link
INIC. À DOC. II: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM
90
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LISANDRA CATALAN DO AMARAL 12 anos Link
LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JANAINA DE AZEVEDO BALADAO 12 anos e 7 meses Link
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE ANSELMO GUILHERME 9 anos Link
SANI BELFER CARDON 34 anos e 7 meses Link
PSICOPEDAGOGIA E CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDREIA MENDES DOS SANTOS 10 anos Link
DEMOGRAFIA E SUSTENTABILIDADE
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 10 anos e 7 meses Link
DIDÁTICA
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
SANI BELFER CARDON 34 anos e 7 meses Link
VIRGINIA TAVARES VIEIRA 1 ano Link
EDUCAÇÃO E MÚSICA
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
VIRGINIA TAVARES VIEIRA 1 ano Link
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA III: EDUCAÇÃO INFANTIL
90
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
VIRGINIA TAVARES VIEIRA 1 ano Link
PRINCÍPIOS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO I
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SINTIA LUCIA FAE EBERT 11 anos e 1 m¿s Link
RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDLA EGGERT 9 anos Link
PATRICIA KRIEGER GROSSI 25 anos Link
TEORIAS DA EDUCAÇÃO
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE ANSELMO GUILHERME 9 anos Link
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE ANSELMO GUILHERME 9 anos Link
ANDREIA MENDES DOS SANTOS 10 anos Link
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA IV: ENSINO FUNDAMENTAL
90
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
SONIA MARIA DE SOUZA BONELLI 26 anos Link
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V: PROJETO DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
80
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA ELISA DE MORAES BARROS DA SILVA 16 anos e 11 meses Link
CRISTINA PIO DE ALMEIDA 10 anos Link
LISANDRA CATALAN DO AMARAL 12 anos Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
POLÍTICAS SOCIAIS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
PATRICIA KRIEGER GROSSI 25 anos Link
PRINCÍPIOS E PROP. METOD. DE LÍNG. PORT.
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SINTIA LUCIA FAE EBERT 11 anos e 1 m¿s Link
PRINCÍPIOS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO II
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SINTIA LUCIA FAE EBERT 11 anos e 1 m¿s Link
PRINCÍPIOS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE ESTUDOS SOCIAIS
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 10 anos e 7 meses Link
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CRECHE
100
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
SINTIA LUCIA FAE EBERT 11 anos e 1 m¿s Link
SONIA MARIA DE SOUZA BONELLI 26 anos Link
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDREIA GULIELMIN DIDO 7 anos e 1 m¿s Link
JANAINA PEREIRA CLAUDIO 17 anos e 7 meses Link
MATEMÁTICA INSTRUMENTAL
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DANIELA RODRIGUES 23 anos Link
KARINA BENATO 14 anos Link
METODOLOGIAS DE ENSINO EM HUMANIDADES
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDA FELIX DE OLIVEIRA 1 m¿s Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
VIRGINIA TAVARES VIEIRA 1 ano Link
PRINCÍPIOS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE CIÊNCIAS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SONIA MARIA DE SOUZA BONELLI 26 anos Link
PRINCÍPIOS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE MATEMÁTICA
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DANIELA RODRIGUES 23 anos Link
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 4 anos Link
MARCELO VETTORI 13 anos Link
REBECA JESSICA SILVA MARTINEZ AMERICO 3 anos e 1 m¿s Link
DIDÁTICA II
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDLA EGGERT 9 anos Link
IARA TATIANA BONIN 1 ano Link
VIRGINIA TAVARES VIEIRA 1 ano Link
MÉTODOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PEDAGOGIA
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IARA TATIANA BONIN 1 ano Link
SONIA MARIA DE SOUZA BONELLI 26 anos Link
VIRGINIA TAVARES VIEIRA 1 ano Link
NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LILIAN CRISTINE HUBNER 14 anos e 11 meses Link
PRINCÍPIOS E PROP. METODOL. DE ED. FÍSICA E RECREAÇÃO
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS FELIPE SILVEIRA 15 anos Link
SANI BELFER CARDON 34 anos e 7 meses Link
PROJ. DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
VIRGINIA TAVARES VIEIRA 1 ano Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR I: FILOSOFIA, DIR. HUMANOS E SOCIEDADE
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SERGIO AUGUSTO SARDI 28 anos e 7 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR I: TEMAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANTONIO DE RUGGIERO 9 anos Link
AUGUSTO NEFTALI CORTE DE OLIVEIRA 7 anos e 8 meses Link
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 ano Link
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 10 anos e 7 meses Link
RAFAEL MACHADO MADEIRA 15 anos e 3 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR I:PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 4 anos Link
CLAUDIO PRIMO DELANOY 8 anos Link
CRISTINA BECKER LOPES PERNA 40 anos Link
LUIS ROBERTO AMABILE DE SOUZA JUNIOR 7 anos e 1 m¿s Link
MARIA DA GLORIA CORREA DI FANTI 15 anos e 7 meses Link
MOEMA VILELA PEREIRA 7 anos e 1 m¿s Link
DISCIPLINA ELETIVA
180
7

Disciplina em implantação

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDLA EGGERT 9 anos Link
IARA TATIANA BONIN 1 ano Link
SINTIA LUCIA FAE EBERT 11 anos e 1 m¿s Link
EST. DE DOCÊNCIA II: PRÁT. PEDAGÓGICAS NA ED. INFANTIL
100
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARIA COELHO SILVA WERTHEIMER 31 anos Link
ANDREIA GULIELMIN DIDO 7 anos e 1 m¿s Link
ANDREIA MENDES DOS SANTOS 10 anos Link
BARBARA ELISA DE MORAES BARROS DA SILVA 16 anos e 11 meses Link
BETTINA STEREN DOS SANTOS 27 anos Link
EDLA EGGERT 9 anos Link
IARA TATIANA BONIN 1 ano Link
LISANDRA CATALAN DO AMARAL 12 anos Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
SINTIA LUCIA FAE EBERT 11 anos e 1 m¿s Link
SONIA MARIA DE SOUZA BONELLI 26 anos Link
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUC. BÁSICA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SANI BELFER CARDON 34 anos e 7 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: LEITURAS CRÍTICAS INTERSECCIONAIS
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
HERMILIO PEREIRA DOS SANTOS FILHO 23 anos Link
MARIA ISABEL BARROS BELLINI 36 anos Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: TEMAS DE MUNDO CONTEMPORÂNEO
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AUGUSTO NEFTALI CORTE DE OLIVEIRA 7 anos e 8 meses Link
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 ano Link
HERMILIO PEREIRA DOS SANTOS FILHO 23 anos Link
LUCAS CABRAL RIBEIRO - Link
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 10 anos e 7 meses Link
LUIS ROSENFIELD 5 anos Link
RAFAEL MACHADO MADEIRA 15 anos e 3 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR II:CLÁSSICOS DA LITERATURA UNIVERSAL
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARIA COELHO SILVA WERTHEIMER 31 anos Link
ARTHUR BELTRAO TELLO 9 anos Link
CARLOS ALEXANDRE BAUMGARTEN 11 anos Link
CRISTIANO ORDOVAS BALDI 8 anos e 7 meses Link
LUIS ROBERTO AMABILE DE SOUZA JUNIOR 7 anos e 1 m¿s Link
MOEMA VILELA PEREIRA 7 anos e 1 m¿s Link
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARIA COELHO SILVA WERTHEIMER 31 anos Link
ANDREIA MENDES DOS SANTOS 10 anos Link
BARBARA ELISA DE MORAES BARROS DA SILVA 16 anos e 11 meses Link
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 ano Link
EDLA EGGERT 9 anos Link
IARA TATIANA BONIN 1 ano Link
LISANDRA CATALAN DO AMARAL 12 anos Link
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 10 anos e 7 meses Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
SANI BELFER CARDON 34 anos e 7 meses Link
SINTIA LUCIA FAE EBERT 11 anos e 1 m¿s Link
SONIA MARIA DE SOUZA BONELLI 26 anos Link
VIRGINIA TAVARES VIEIRA 1 ano Link
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200
8

Disciplina em implantação

EST. DE DOC. III:PRÁT. PED. NOS ANOS INICIAIS DO ENS. FUND.
200
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SINTIA LUCIA FAE EBERT 11 anos e 1 m¿s Link
GESTÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 24 anos e 3 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 2 anos Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 16 anos Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 7 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 15 anos Link
ÉTICA E CIDADANIA
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JOAO HENRIQUE SALLES JUNG 3 anos e 1 m¿s Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 28 anos e 7 meses Link
..Dados atualizados até 28/03/2025