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Curso de Nutrição

1. Dados do Curso
Curso: Nutrição Currículo Vigente: 9608
CARGA HORÁRIA 3210
CRÉDITOS 184
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Tarde
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 660
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução Nº 025/2020 Data 08/09/2020
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria Nº 136 D.O.U 02/03/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES Nº 5 D.O.U 09/11/2001
2. Perfil do Egresso

Em consonância com o PPI-PUCRS (PDI 2016-2022), o egresso da PUCRS se destaca como um sujeito reflexivo, autônomo e crítico, com formação generalista e humanista, cooperativo, proativo, resiliente, eticamente comprometido e conectado com a sociedade. Além disso, o curso busca a formação baseada em princípios Maristas de solidariedade, amor ao trabalho, audácia, simplicidade, espírito de família e espiritualidade.

 

A partir de um currículo com diferentes percursos formativos, o egresso tem a possibilidade de vivências interprofissionais, formações práticas em cenários diferenciados e experiências empreendedoras e inovadoras. Desta forma, atuando como agente transformador, contribuindo para a promoção da saúde, desenvolvimento sustentável, respeitando a diversidade cultural e buscando a justiça social.

 

Nesse sentido, o curso Nutrição da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (ECSV) está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição (DCNs) (Brasil, 2001) e, com base nas competências e habilidades gerais e específicas, pretende formar um profissional que seja reconhecido por:

 

Atenção à saúde: desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde;

– Tomada de decisões: capaz de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Além disso, possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

– Comunicação: desenvolver habilidades de comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

– Liderança e colaboração: ter competência para assumir posições de liderança em equipes multidisciplinares, com senso colaborativo e de bem estar da comunidade;

– Administração e gerenciamento: tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto equipe, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

– Educação permanente: buscar aperfeiçoamento contínuo, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e das futuras gerações de profissionais nutricionistas;

– Empreendedorismo e inovação: os profissionais devem ser capazes de desenvolver projetos empreendedores a partir de suas vivências ao longo da formação profissional, onde a criatividade e a conectividade com as demandas atuais e externas sejam protagonistas deste processo de inovação e empreendedorismo. Os egressos do curso de Nutrição da ECSV da PUCRS devem desenvolver perfil propositivo e resolutivo nos trabalhos em equipes, grupos e redes, atuando com respeito, cooperação, iniciativa e responsabilidade social.

Internacionalização: ter experiência cultural, vivência com diferentes realidades que agreguem a formação profissional.

 

Dentre as competências e habilidades específicas, o curso de Nutrição da ECSV estimula o aluno a:

 

  • Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética;
  • Contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais;
  • Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação;
  • Atuar nas políticas e programas de educação, segurança alimentar e nutricional, vigilância nutricional e alimentar e vigilância sanitária visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional.
  • Atuar na formulação e execução de programas de educação alimentar e nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária;
  • Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional;
  • Avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos;
  • Planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e/ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas;
  • Habilita para a realização de diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição considerando a influência sociocultural, ambiental e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população;
  • Atuar em equipes multidisciplinares de saúde, destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação e nutrição e de saúde;
  • Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
  • Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição;
  • Atuar em marketing de alimentação e nutrição;
  • Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência;
  • Desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares, visando sua utilização na alimentação humana;
  • Integrar à grupos de pesquisa que envolvam a área de alimentação e nutrição
  • Investigar e aplicar conhecimentos com visão complexa do ser humano, integrando equipes interprofissionais.
3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, além das outras instâncias de ensino no Brasil. O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. Poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma (Lei nº 11.788, 2008).

 

Os estágios obrigatórios supervisionados do Curso de Nutrição da ECSV são constituídos por atividades teórico-prática de exercício profissional, previstas nas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Nutrição; e tem por objetivo complementar a formação acadêmica do aluno através de vivências nos campos da prática profissional do nutricionista, sendo indispensável para a colação de grau.

 

As disciplinas dos Estágios Supervisionados são estabelecidos em conjunto pela equipe do Curso de Nutrição da Escola. Os acadêmicos através de seminários e visitas in loco pelos professores da disciplina, que orientam e supervisionam os alunos em suas atividades, contam ainda com a participação efetiva do nutricionista da instituição conveniada com PUCRS (convênio firmado através do PUCRS Carreiras), denominado supervisor local, indicado através da coordenação do serviço. Embora o Curso seja anualizado, esta nova proposta pedagógica oferta de forma semestral os estágios obrigatórios supervisionados na busca da manutenção dos campos de estágio (fidelização), distribuição de vagas no decorrer do ano (60 por ano, não em um único semestre), possibilidade de ações contínuas dentro dos campos de estágio e garantia de melhor oferta de vagas.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
ALIMENTAÇÃO E CULTURA
30
1

Disciplina em implantação

ANATOMIA HUMANA GERAL
30
1

Disciplina em implantação

AÇÃO INTEGRADA PARA NUTRIÇÃO
30
1

Disciplina em implantação

BIOLOGIA CELULAR
30
1

Disciplina em implantação

FORMAÇÃO PESSOAL
30
1

Disciplina em implantação

HABILIDADES CULINÁRIAS
60
1

Disciplina em implantação

NUTRIÇÃO E SAÚDE
30
1

Disciplina em implantação

PRÁTICAS EM NUTRIÇÃO E SAÚDE
30
1

Disciplina em implantação

ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS EM ALIMENTOS
30
2

Disciplina em implantação

BASES DA TÉCNICA DIETÉTICA
90
2

Disciplina em implantação

BIOQUÍMICA
60
2

Disciplina em implantação

EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA
60
2

Disciplina em implantação

FISIOLOGIA HUMANA
60
2

Disciplina em implantação

NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL
90
2

Disciplina em implantação

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
30
2

Disciplina em implantação

DISCIPLINAS ELETIVAS
360
3

Disciplina em implantação

IMUNOLOGIA
30
3

Disciplina em implantação

METABOLISMO DOS NUTRIENTES
30
3

Disciplina em implantação

NUTRIÇÃO E LONGEVIDADE
90
3

Disciplina em implantação

NUTRIÇÃO ESPORTIVA
30
3

Disciplina em implantação

TRABALHO INTEGRADO EM SAÚDE
30
3

Disciplina em implantação

TÉCNICA DIETÉTICA NOS CICLOS DA VIDA
90
3

Disciplina em implantação

ALIMENTAÇÃO COLETIVA E SAÚDE I
60
4

Disciplina em implantação

BROMATOLOGIA
60
4

Disciplina em implantação

COMPORTAMENTO ALIMENTAR
30
4

Disciplina em implantação

NUTRIÇÃO ESPORTIVA APLICADA
30
4

Disciplina em implantação

NUTRIÇÃO, SAÚDE E COMUNIDADE
60
4

Disciplina em implantação

PESQUISA EM SAÚDE
30
4

Disciplina em implantação

PSICOLOGIA
60
4

Disciplina em implantação

ALIMENTAÇÃO COLETIVA E SAÚDE II
60
5

Disciplina em implantação

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
60
5

Disciplina em implantação

FARMACOLOGIA
30
5

Disciplina em implantação

NUTRIÇÃO CLÍNICA E SOCIAL I
60
5

Disciplina em implantação

TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS
60
5

Disciplina em implantação

TERAPIA NUTRICIONAL
60
5

Disciplina em implantação

FILOSOFIA E BIOÉTICA
60
6

Disciplina em implantação

INOVAÇÃO EM SAÚDE
30
6

Disciplina em implantação

MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM NUTRIÇÃO
30
6

Disciplina em implantação

NUTRIÇÃO CLÍNICA E SOCIAL EM PEDIATRIA
60
6

Disciplina em implantação

NUTRIÇÃO CLÍNICA E SOCIAL II
60
6

Disciplina em implantação

NUTRIÇÃO EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA
30
6

Disciplina em implantação

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ALIMENTAÇÃO COLETIVA
180
7

Disciplina em implantação

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO NA SAÚDE COLETIVA
180
7

Disciplina em implantação

NUTRIÇÃO CLÍNICA E SOCIAL III
60
7

Disciplina em implantação

TRABALHO DE CONCLUSÃO I
30
7

Disciplina em implantação

TÓPICOS AVANÇADOS EM NUTRIÇÃO
30
7

Disciplina em implantação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
8

Disciplina em implantação

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA
180
8

Disciplina em implantação

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESPECIALIDADE
120
8

Disciplina em implantação

HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
8

Disciplina em implantação

TRABALHO DE CONCLUSÃO II
30
8

Disciplina em implantação

..Dados atualizados até 19/11/2024