Curso: Nutrição | Currículo Vigente: 9608 | ||
CARGA HORÁRIA | 3210 | ||
CRÉDITOS | 184 | ||
DURAÇÃO | 8 semestres | ||
TURNO | Tarde | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 60 | |
Vagas 2° semestre | |||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 360 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 120 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 660 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução Nº 025/2020 | Data | 08/09/2020 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria Nº 136 | D.O.U | 02/03/2018 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES Nº 5 | D.O.U | 09/11/2001 |
Em consonância com o PPI-PUCRS (PDI 2016-2022), o egresso da PUCRS se destaca como um sujeito reflexivo, autônomo e crítico, com formação generalista e humanista, cooperativo, proativo, resiliente, eticamente comprometido e conectado com a sociedade. Além disso, o curso busca a formação baseada em princípios Maristas de solidariedade, amor ao trabalho, audácia, simplicidade, espírito de família e espiritualidade.
A partir de um currículo com diferentes percursos formativos, o egresso tem a possibilidade de vivências interprofissionais, formações práticas em cenários diferenciados e experiências empreendedoras e inovadoras. Desta forma, atuando como agente transformador, contribuindo para a promoção da saúde, desenvolvimento sustentável, respeitando a diversidade cultural e buscando a justiça social.
Nesse sentido, o curso Nutrição da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (ECSV) está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição (DCNs) (Brasil, 2001) e, com base nas competências e habilidades gerais e específicas, pretende formar um profissional que seja reconhecido por:
– Atenção à saúde: desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde; – Tomada de decisões: capaz de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Além disso, possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas; – Comunicação: desenvolver habilidades de comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação; – Liderança e colaboração: ter competência para assumir posições de liderança em equipes multidisciplinares, com senso colaborativo e de bem estar da comunidade; – Administração e gerenciamento: tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto equipe, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; – Educação permanente: buscar aperfeiçoamento contínuo, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e das futuras gerações de profissionais nutricionistas; – Empreendedorismo e inovação: os profissionais devem ser capazes de desenvolver projetos empreendedores a partir de suas vivências ao longo da formação profissional, onde a criatividade e a conectividade com as demandas atuais e externas sejam protagonistas deste processo de inovação e empreendedorismo. Os egressos do curso de Nutrição da ECSV da PUCRS devem desenvolver perfil propositivo e resolutivo nos trabalhos em equipes, grupos e redes, atuando com respeito, cooperação, iniciativa e responsabilidade social. – Internacionalização: ter experiência cultural, vivência com diferentes realidades que agreguem a formação profissional.
Dentre as competências e habilidades específicas, o curso de Nutrição da ECSV estimula o aluno a:
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Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
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De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo: Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.
Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade. |
Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, além das outras instâncias de ensino no Brasil. O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. Poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma (Lei nº 11.788, 2008).
Os estágios obrigatórios supervisionados do Curso de Nutrição da ECSV são constituídos por atividades teórico-prática de exercício profissional, previstas nas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Nutrição; e tem por objetivo complementar a formação acadêmica do aluno através de vivências nos campos da prática profissional do nutricionista, sendo indispensável para a colação de grau.
As disciplinas dos Estágios Supervisionados são estabelecidos em conjunto pela equipe do Curso de Nutrição da Escola. Os acadêmicos através de seminários e visitas in loco pelos professores da disciplina, que orientam e supervisionam os alunos em suas atividades, contam ainda com a participação efetiva do nutricionista da instituição conveniada com PUCRS (convênio firmado através do PUCRS Carreiras), denominado supervisor local, indicado através da coordenação do serviço. Embora o Curso seja anualizado, esta nova proposta pedagógica oferta de forma semestral os estágios obrigatórios supervisionados na busca da manutenção dos campos de estágio (fidelização), distribuição de vagas no decorrer do ano (60 por ano, não em um único semestre), possibilidade de ações contínuas dentro dos campos de estágio e garantia de melhor oferta de vagas. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
|
|
---|---|
ALIMENTAÇÃO E CULTURA
30
1
|
|
ANATOMIA HUMANA GERAL
30
1
|
|
AÇÃO INTEGRADA PARA NUTRIÇÃO
30
1
|
|
BIOLOGIA CELULAR
30
1
|
|
FORMAÇÃO PESSOAL
30
1
|
|
HABILIDADES CULINÁRIAS
60
1
|
|
NUTRIÇÃO E SAÚDE
30
1
|
|
PRÁTICAS EM NUTRIÇÃO E SAÚDE
30
1
|
|
ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS EM ALIMENTOS
30
2
|
|
BASES DA TÉCNICA DIETÉTICA
90
2
|
|
BIOQUÍMICA
60
2
|
|
EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA
60
2
|
|
FISIOLOGIA HUMANA
60
2
|
|
NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL
90
2
|
|
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
30
2
|
|
DISCIPLINAS ELETIVAS
360
3
|
|
IMUNOLOGIA
30
3
|
|
METABOLISMO DOS NUTRIENTES
30
3
|
|
NUTRIÇÃO E LONGEVIDADE
90
3
|
|
NUTRIÇÃO ESPORTIVA
30
3
|
|
TRABALHO INTEGRADO EM SAÚDE
30
3
|
|
TÉCNICA DIETÉTICA NOS CICLOS DA VIDA
90
3
|
|
ALIMENTAÇÃO COLETIVA E SAÚDE I
60
4
|
|
BROMATOLOGIA
60
4
|
|
COMPORTAMENTO ALIMENTAR
30
4
|
|
NUTRIÇÃO ESPORTIVA APLICADA
30
4
|
|
NUTRIÇÃO, SAÚDE E COMUNIDADE
60
4
|
|
PESQUISA EM SAÚDE
30
4
|
|
PSICOLOGIA
60
4
|
|
ALIMENTAÇÃO COLETIVA E SAÚDE II
60
5
|
|
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
60
5
|
|
FARMACOLOGIA
30
5
|
|
NUTRIÇÃO CLÍNICA E SOCIAL I
60
5
|
|
TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS
60
5
|
|
TERAPIA NUTRICIONAL
60
5
|
|
FILOSOFIA E BIOÉTICA
60
6
|
|
INOVAÇÃO EM SAÚDE
30
6
|
|
MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM NUTRIÇÃO
30
6
|
|
NUTRIÇÃO CLÍNICA E SOCIAL EM PEDIATRIA
60
6
|
|
NUTRIÇÃO CLÍNICA E SOCIAL II
60
6
|
|
NUTRIÇÃO EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA
30
6
|
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ALIMENTAÇÃO COLETIVA
180
7
|
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO NA SAÚDE COLETIVA
180
7
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|
NUTRIÇÃO CLÍNICA E SOCIAL III
60
7
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|
TRABALHO DE CONCLUSÃO I
30
7
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|
TÓPICOS AVANÇADOS EM NUTRIÇÃO
30
7
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
8
|
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA
180
8
|
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESPECIALIDADE
120
8
|
|
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
8
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|
TRABALHO DE CONCLUSÃO II
30
8
|